segunda-feira, 21 de julho de 2014

NA CELEBRAÇÃO DA FESTA EM HONRA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, DEZASSEIS CRIANÇAS TIVERAM A SUA PROFISSÃO DE FÉ.

 GRUPO DA PROFISSÃO DE FÉ DE 20 DE JULHO 2014, COM O PÁROCO DANIEL E AS EDUCADORAS.

     

              Nove meninas e nove rapazes tiveram ontem, domingo, 2O de Julho de 2014, o ato solene da sua Profissão de Fé, atual designação do que antes correspondia à Comunhão Solene. Em conformidade com os cânones da Igreja católica cristã, este domingo era também dedicado à festa em honra do Santíssimo Sacramento.

                              UMA DAS ALAS DOS PROFESSANDOS



                        ÂNGULO LIMITADO DA IGREJA DE LANHESES




                         IMAGEM DE NOSSA SENHORA QUE RECEBEU A VELA 
SIMBÓLICA DA PROFISSÃO DE FÉ

                        O JOVEM CORO PAROQUIAL DE LANHESES

               Com as crianças dispostas em duas alas na Capela Mor, uniformemente vestidas com uma túnica branca, acompanhadas das catequistas que as prepararam para este fim desde há semanas e, com os progenitores e parentes mais próximos a acompanhá-los, o celebrante residente, padre Daniel da Silva Rodrigues, presidiu às cerimónias litúrgicas próprias da liturgia do dia, com elementos do grupo dos professandos a intervirem no desenvolvimento da cerimónia nas leituras do dia e cântico dos salmos.




                               PARTICIPAÇÃO NA PROCISSÃO.                

Com a nave da Igreja repleta de fiéis, os atos relacionados com a Profissão de Fé foram decorrendo ao longo da Eucaristia em momentos apropriados, os quais se desenvolveram com muita compenetração e disciplina por parte dos protagonistas da cerimónia, enquanto se fazia ouvir o jovem Coro Paroquial de freguesia com intervenções adequadas do cerimonial católico.


                                PASSAGEM NO LUGAR DO OUTEIRO.

           O PÁLIO ONDE SEGUIA O PÁROCO COM O SANTÍSSIMO.

              Concluído o ritual da Profissão de Fé, seguiu-se a tradicional procissão ao Lugar do Outeiro, onde se integraram o grupo dos que tinham antes  professado e muitos dos participantes nas missa dominical, seguindo o pálio onde o pároco conduzia o Santíssimo. No final foi dada a benção especial aos presentes, tendo o padre Daniel, a terminar, manifestado a sua satisfação pelo alto sentido e fé religiosa dos participantes nos atos, elogiando o trabalho das responsáveis pela preparação, convidando as crianças e as respetivas catequistas para, juntos, tirarem uma fotografia em conjunto para perpetuar este acontecimento único na vida dos meninas e meninos que fizeram a sua Profissão de Fé.




                              REGRESSO DA PROCISSÃO À IGREJA.


Fotos e texto: doLethes


              

             

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...