quinta-feira, 31 de julho de 2014

ENCERRAMENTO DAS ATL DA CASA DO POVO DE LANHESES

            


               Terminam esta tarde as actividades dos tempos livres (ATL) que decorreram por iniciativa da Casa do Povo de Lanheses entre meados do mês de Junho até hoje 31 de Julho. Frequentaram a actividade cerca de trinta crianças de ambos os sexos até aos 12 anos de idade, acompanhadas e orientadas por Marisa Vale, pelo Jorge e Dª Lourdes, funcionária permanente da referida instituição.

                Durante cerca de um mês e meio as crianças dedicaram-se a variadas acções lúdicas e de entretenimento quer nas das instalações que ocuparem quer em diversos locais a que se deslocaram onde existiam condições adequadas às idades e interesses dos frequentadores.



                Assim, as crianças puderam experimentar e colaborar em trabalhos de pintura, colagens e enfeites de São João como os conhecidos manjericos e em que participaram, confecção de flores no dia dedicado aos Avós e preparação de saladas de fruta, compotas e mousse de chocolate e variados trabalhos manuais. 



                Fora do centro onde decorreu, as crianças deslocaram-se à  casa da Dª Áurea, com lavoura tradicional onde lhes foi mostrado o processo de fabrico de pão de milho, a broa agora muito apreciada em piqueniques e festas privadas, bem como conhecer apetrechos reais ou miniaturas criadas pelo marido da dona de casa, António Rocha, que eram (e ainda são) usados na agricultura familiar. Puderam, também, as crianças fazer algum tempo de praia na costa do mar de Viana.



                Na Quinta de Pentieiros, Estorãos, Ponte de Lima, onde também estiveram, as crianças tiveram oportunidade de contactar com animais em liberdade na natureza, plantas, flores,  nadar na piscina e praticar desportos radicais, o que os deixou verdadeiramente felizes.


               
                Na tarde do encerramento que está a decorrer no Parque Verde de Lanheses, há grande actividade no uso de dois insufláveis, na prática de vários desportos que envolvem monitores e alguns encarregados de educação presentes, jogos tradicionais, pintura nas caras e muita, muita alegria e movimento num ambiente onde se respira saúde e felicidade. Está presente em representação da Casa do Povo, o membro da direcção sr. Carvalhido.











             

                                                          FIM

Texto e fotos doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário