quarta-feira, 23 de julho de 2014

BRINQUINHOS DA MINHA ALDEIA.

                                     A FÁBRICA DA TELHA DO LUGAR DA ROCHA

         
           Foi a última fábrica onde se fez telha e tijolo burro em Lanheses. Funcionou ainda como olaria e fabrico de louça de Viana, mas a experiência foi de curta duração.

            Depois do manuseamento e transformação do barro passou a funcionar nas instalações uma carpintaria. Ainda se mantêm em actividade na parte que não foi devorada por um incêndio em 2010 que destruiu a ala a poente onde se localizava o armazém de secagem das telhas e o forno donde saiam cozidas.


      

             As suas paredes eram construídas em tijolo com desenhos e efeitos interessantes que lhe conferiam uma certa distinção e a tornavam bastante atraente. Presentemente ainda subsistem na parte poupada ao fogo, espaços onde o tijolo foi aplicado com gosto e arte.

   
         

             No na noite de 28 para 29 de Agosto de 2010, quando ocorre a romaria de São d'Arga, alguém se esqueceu de apagar a fogueira que ateou num local com grande quantidade de madeira seca e outra pronta a ser aplicada na construção. Em poucas horas, as chamas tomaram conta daquela área da antiga fábrica e só ficaram ruínas calcinadas, depois do trabalho dos bombeiros.



           Mas os vestígios da última fábrica da telha da freguesia de Lanheses, onde antes várias existiram em diversos locais, continuam a mostrar-nos uma parte da história da nossa comunidade.

          

          



                      Apenas duas fotos do incêndio ocorrido em 29 de Agosto de 2010, na fábrica que foi de J. Agra & Cª Ldª. e, mais tarde se transformou numa carpintaria.

                         O que restava da ala atingida pelo fogo foi demolida por razões de segurança.




Fotos e texto: doLethes

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...