quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INSTALAÇÃO DA CIMENTEIRA EM LANHESES REPUDIADA EM REUNIÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA.

                              PAULO VALE, apresentado a moção

 CONFORME ESTAVA PREVISTO, REUNIU ONTEM À NOITE NO FÓRUM DA JUNTA, A ASSEMBLEIA DA FREGUESIA DE LANHESES TENDO COMO PRINCIPAL PONTO DA AGENDA A ANUNCIADA INSTALAÇÃO NO PARQUE EMPRESARIAL DE UMA CIMENTEIRA.

DA REUNIÃO RESULTOU A APROVAÇÃO POR UNANIMIDADE DE UMA PROPOSTA APRESENTADA À MESA PELO DR. PAULO VALE, NA QUAL SE CONTESTA A IMPLANTAÇÃO DAQUELA UNIDADE FABRIL.

NO DECORRER DA REUNIÃO, A JUNTA DE FREGUESIA QUE ESTAVA REPRESENTADA PELOS SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES, PRESTOU INFORMAÇÃO DETALHADA SOBRE OS PASSOS JÁ DADOS PARA ALERTAR E REBATER O PROJECTO, TENDO SIDO DIVULGADO UM ESTUDO POR ELA PRODUZIDO SOBRE OS MOTIVOS QUE A LEVAM A RECUSAR A SUA CRIAÇÃO NA ZONA INDUSTRIAL DE LANHESES, O QUAL VAI SER ENVIADO ÀS ENTIDADES DA TUTELA.

ESCLARECE-SE QUE O PRAZO QUE HOJE TERMINA RESPEITA EXCLUSIVAMENTE AO PERÍODO DO CONHECIMENTO PÚBLICO DO EMPREENDIMENTO, ESTANDO ABERTA A PARTIR DE AGORA TODA E QUALQUER DILIGÊNCIA PARA SEREM APRESENTADAS PETIÇÕES E PARECERES COM VISTA À FUNDAMENTAÇÃO DA REJEIÇÃO.

(MAIS TARDE SERÃO AQUI DIVULGADOS PORMENORES DA REUNIÃO.

5 comentários:

  1. Mais um show off...

    Contrariando a opinião de muitos lanhesenses, não vejo o porquê de tanto alarido por causa da fábrica! O resumo do AIA, embora seja o não técnico, pois o técnico muita gente não entenderiam dada a sua especificidade, revela alguns impactes não significativos, tanto em construção como em operação da empresa, por outro lado cria cerca de 70 empregos.
    Tendo em conta a problemática das questões ambientais, certamente a empresa cumprirá os valores máximos admissíveis durante a produção, portanto não palpitemos assuntos da boca para fora, só porque...ouvi dizer que...enfim!!!


    R.BMA

    ResponderEliminar
  2. Penso que o sr comentador R.BMA nunca habitou perto de uma fabrica dessas. Senão não falava assim.Uma coisa é ler um relatorio, outra é viver perto de uma cimenteira. E posso dizer-lhe (com experiência) que essas industrias acarretam inumeros problemas tanto ambientais como de saude publica.
    é certo que o desemprego é um flagelo actualmente. Mas trocar o saude por um emprego??? Valha-nos Deus... o bem mais precioso que temos é a saude,talvez o senhor seja jovem e não tenha consciência disso.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me de uma irresponsabilidade atroz que alguns "privilegiados" coloquem em risco o futuro de muitos...alguns com emprego público garantido e sem risco preferem manter Lanheses atrasada e com a sua beleza "rural" intacta, manifestando-se contra o desenvolvimento e a criação de emprego e a possibilidade de outros menos afortunados conseguirem um emprego e garantirem o seu sustento na Região!
    Se o interesse destes fosse garantir as condições de segurança de funcionamento das unidades industriais, participariam ativamente no processo, acompanhando o processo no seu interior e verificando o cumprimento dos requisitos legais que as entidades públicas responsáveis definirem como obrigatórias, procurariam garantir o acesso preferencial da população de Lanheses aos empregos a criar pela unidade e garantir o fornecimento de bens e serviços à unidade a partir da comunidade empresarial local.
    Ora, o interesse destes não é esse, embora falem em nome do povo, só estão preocupados com a sua situação pessoal e, é claro que para eles não existe interesse nenhum em ter novos investimentos (este e outros que se poderão suceder) e sabem que com a continuação destas iniciativas irão acabar por "matar" o Parque, afastando potenciais investidores!!!

    ResponderEliminar
  4. O senhor comentador das 2O,O8 não sabe certamente o que é uma cimenteira.Eu, vivendo em França, por infelicidade, vivi muitos anos perto de uma dessas fabricas.
    Conseguir um emprego na região é o desejo de qualquer um de nos.Mas não a qualquer preço. Aqui esta em causa a saude das pessoas.
    Ha outras fabricas que se poderão instalar na zona industrial,mas não essa.
    Essa fabrica é das mais poluentes que existem.
    Não se deixem levar por relatorios (que todos eles escondem interesses!), mas informem-se junto de pessoas competentes na matéria.
    Aproveito para saudar a Assembleia de Freguesia que repudiou (e com toda a razão)
    a instalação da cimenteira.

    ResponderEliminar
  5. Qual a criação de empregos pode trazer uma indústria tão poluente, como são as cimenteiras, será que há necessidade de sacrificar a gerações futuras em troca de tão pouco, 70 posto de trabalho precários, estou do lado da junta de freguesia.

    ResponderEliminar

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...