terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"DAR O MENINO A BEIJAR", RITUAL QUE LANHESES CONTINUA A RESPEITAR.

                É uma tradição que se cumpre em Lanheses no final das missas do dia 25 de Dezembro e se repete no dia primeiro de Janeiro de cada ano e na véspera e dia de Reis. Terminada a Eucaristia, o ministro celebrante em regra o pároco residente, ainda paramentado, recebe junto ao altar-mor e oferece o Menino Jesus a beijar à assembleia dos presentes no acto litúrgico retirando-O do presépio amovível ali levantado na quadra natalícia. As pessoas, levando muitas deles ao colo ou pela mão até ao altar os filhos ou netos, colocam um beijo nos pés, os adultos e, na testa, as crianças do Menino Jesus, onde, logo a seguir é passado pelo sacerdote um toalhete branco impregnado com perfume.

               Durante alguns minutos os fiéis alinhados numa longa fila vão prestando homenagem ao Deus Menino saindo a seguir pela porta lateral da sacristia onde lhes é  oferecida uma pagela alusiva ao Natal pelo novo Mordomo da Cruz e do Menino, enquanto o Coro Paroquial Jovem interpreta cânticos próprios da natividade de Jesus.







                Na imagem de cima é visível a heráldica do túmulo de Ricaldes ao lado esquerdo ao altar-mor, vendo-se também do mesmo lado no retábulo do Santíssimo a imagem da padroeira da freguesia de Lanheses, Santa Eulália.


Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...