quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EXPOSIÇÕES NA BIBLIOTECA ESCOLAR (BE) DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LANHESES.



                

                 A Biblioteca Escolar (BE) da Escola Secundária de Lanheses, do Agrupamento Escolar de Arga e Lima, propõem-se organizar até ao fim do próximo mês de Novembro, DUAS EXPOSIÇÕES cada uma delas  versando sobre tema diferente.

                 Assim, uma abordará a primeira grande guerra mundial que ocorreu entre 1914 e 1918, tendo como dinamizadores o grupo de professores de História e os alunos do 9º ano de escolaridade; outra, tem como tema "da candeia à tecnologia de ponta no mundo da luz", cujo levantamento é assumido pelos responsáveis da BE que prevê o envolvimento da comunidade escolar e, também, da população da área onde a escola se integra.

                 Para a primeira das exposições referidas, os promotores gostariam de poder contar com  objetos usados na referida guerra ou com ela relacionados - cartas escritas pelo soldados que estiveram lá, fotografias  de soldados  que participaram naquela guerra , depoimentos de familiares que os ouviram contar as histórias do teatro da guerra e de outros documentos que a ela se refiram. As notícias de jornais sobre soldados da nossa região poderão enriquecer o conteúdo da exposição e o semanário #AAurora do Lima# , de Viana do Castelo, terá no seu arquivo dados relevantes relacionados com o conflito.

                Para o levantamento da exposição a cargo da BE, os seus mentores contam com  a parceria de todos . Para poder ser uma boa exposição precisa dos mais variados objetos ( candeias, candeeiros a petróleo, gás... , candeeiros elétricos com design, lanternas , castiçais para iluminação a velas,  e outros que permitam ver a evolução desde o temo em que não havia eletricidade até aos nossos dias, mas também fotografias que documentem esse tempo, fotografias pessoais de construção de barragens no Lima , fotografias pessoais das torres eólicas da serra de arga, documentos  escritos e fotografias sobre a chegada da energia elétrica às freguesias ,  jornais com notícias de época sobre o assunto, recolhas de histórias de vida sobre a ausência de luz elétrica e sobre como era viver assim etc, etc, etc.

                Os objetos destinados às exposições serão entregues na Biblioteca Escolar, estando garantida a segurança e preservação até ao final das iniciativas quando voltarão à posse dos seus proprietários.

                   




 




                




Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...