domingo, 21 de setembro de 2014

ENCONTRO COM O DR. EMÍDIO FERNANDES RELACIONADO COM A PREVENÇÃO DA DOENÇA DO CANCRO.

     


                       Dr. Emídio Vale, na apresentação da palestra sobre o tema do cancro.
     

                 No âmbito da campanha que está a decorrer no distrito de Viana do Castelo, coordenada pelo núcleo da Liga Portuguesa Contra o Cancro daquela cidade, consignada à sigla "UM DIA PELA VIDA", decorreu esta noite no novo Auditório da Escola Secundária de Lanheses, do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, um ENCONTRO cujo tema abordado reportava à detecção, prevenção e rastreio da doença do cancro.



Da esquerda para a direita: Fátima Agra, Maria José Alpoim, Agostino Gomes, Emídio Fernandes e Eugénia Pinto Capela.
              
                Foi palestrante o médico dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga, dr. EMÍDIO VALE FERNANDES, natural de Lanheses e aluno da Escola desde o quinto até ao 12º ano de escolaridade, que aceitou o convite que lhe foi feito pela delegação de Viana do Castelo, tendo estado presentes os elementos do Núcleo de Lanheses da Liga, Fátima Agra e Eugénia Pinto Capela e Maria José Alpoim, responsável pela campanha em curso.



             Manuela Castro lendo um texto de Miguel Esteves Cardoso

              A sessão foi precedida de um momento musical a cargo da aluna Mariana, seguindo-se a leitura de um texto da autoria de Miguel Esteves Cardoso abordando a relevãncia do Tempo na vida das pessoas cuja de  leitura se encarregou a professora da Escola e responsável pela Biblioteca, Manuela Castro.

                                                                Mariana


 
O jovem médico Emídio Fernandes
             

              Servindo de powerpoint para expor de forma esquemática e simplificada as origem, prevenção, desenvolvimento, detecção, tratamento e cura da doença do cancro, nas suas variadas componentes, especificidades e pessoas que o contraem ou possam vir a ser portadores do cancro independentemento do sexo e da idade, o dr. Emídio Fernandes, conseguiu de forma bastante simples e muito esclarecida fazer uma sinopse da vasta matéria que envolve o flagelo que pode atingir no nosso país, potencialmente, quatrocentas pessoas em cada cem mil.



                                     Auditório bem composto.



                Tendo sido escutado com a máxima atenção por uma plateia bastante bem composta com pessoas de ambos os sexos, onde predominavam casais de gerações distintas, por cerca de trinta e cinco minutos o palestrante colocou-se, a seguir, à disposição dos presentes para esclarecer as dúvidas que a sua exposição tivesse causado, bem como responder às questões que lhe fossem postas sobretudo no domínio da prevenção, cuidados de saúde e alimentação e hábitos de prática desportiva, chamando especialmente a atenção para a vantagem em fazer frequentes rastreio e vigilância pessoal sobre anomalias que sejam detectadas em diferentes partes do corpo e a imperiosa necessidade de recorrer atempadamente aos serviços clínicos da especialidade.

               Fazendo uso de dados do gráfico que foi exibido reportados ao ano de 2007 (os últimos conhecidos), Portugal lidera, entre todos os países da UE (União Europeia), o melhor índice de cura desta doença. "Em alguma coisa não haveríamos de ser os últimos", ironizou.

               Ao fim de cerca de uma hora e trinta minutos foi dada por finda a excelente e educativa sessão, da qual se pode, em sínteses, extrair que na doença do "cancro, prevenir é o melhor remédio".


                                  Um jovem muito atento e atinadamente interveniente.
             

             No final, o director do Agrupamento Escolar, Agostinho Gomes, fez uma entrega a Emídio Fernandes de uma lembrança simbólica da primeira palestra efectuada na Escola onde o agora médico estudou.


                                 Professor e aluno antes, director e médico, agora.

            

                Aos presentes foi depois servido um chã ou bebida e bolos de várias qualidades.





Texto e fotos
Remígio Costa

              

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...