quarta-feira, 9 de março de 2016

O ABADE RIBEIRO DA FRAGA.

Drª Ana Maria Craveiro Malheiro Pereira da Castro
Licª em História (UC)
Professora jubilada do ensino secundário com exercício docente em vários estabelecimentos de ensino, designadamente no Externato liceal e Escola EB 2,3/S, em Lanheses, onde concluiu a carreira.
Tem residência nesta freguesia na Quinta de S. Filipe a qual pertenceu ao seu pai Capitão Gaspar M. Pereira de Castro, emérita figura da freguesia de Lanheses (Viana do Castelo). 
  »«»«»«»«»«»«»«»«»«.


     Padres que exerceram em Lanheses, a partir da direita por ordem de antiguidade: Domingos Gomes do Couto, Francisco Ribeiro da Fraga, Manuel Araújo Franco de Castro e Monsenhor Sebastião Ferreira. Apenas o último é vivo.


     Lembro-me do senhor Padre Fraga(*) já com uma certa idade. Alto, forte e com uma cara redonda, era um verdadeiro Abade doutros tempos.

     Tinha uma personalidade muito especial. Bondoso, inteligente e com muito humor.

    Um dia veio cá a casa (**)e viu, na secretária de meu Pai(***) um cálice de prata cheio de lápis e canetas e disse: -"Senhor Capitão, então tem um cálice de capela desta maneira!? Isso não se faz".
 No dia seguinte o Pai mandou-me entregá-lo para ser usado na Igreja.

Outra vez estávamos a beijar a Cruz na casa do João da Espanhola(****), a minha irma, várias primas e eu e, o meu Pai apresentou-nos dizendo: -"Cá estou eu e as minhas franguinhas". Resposta pronta do senhor Abade: -"E quase a por, Senhor Capitão".

    Vou contar outra a que assisti. Aproximava-se o dia da procissão do Senhor das Necessidades e quiseram arranjar um manto rico para Nossa Senhora levar. Quando fez a homilia o Senhor Abade disse que não consentia, afirmando: -"Então querem que à frente vá a mãe toda vaidosa e o Filho atrás a sofrer".

     Era assim o senhor Padre Fraga. Já muito doente, fomos visitá-lo ao Passal e verificamos que vivia quase miseravelmente apesar de ter tido abundantes bens. Mas, generoso como era, tinha-os vendido para socorrer os mais necessitados.

................................................................................................................

Notas do gestor do blogue.
(*) - Francisco Ribeiro da Fraga, nascido em Subportela, em 7.04.1882; Abade em Lanheses entre 18.04.1927 a 17.05.1967 (40 anos) quando faleceu.
(**) - Quinta de São Filipe, Granja, Lanheses.
(***) - Gaspar Malheiro Pereira de Castro.
(****) - João Castanho Correia.

Foto:doLethes

RC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...