sexta-feira, 7 de novembro de 2014

EXPOSIÇÃO SOBRE A I GRANDE GUERRA MUNDIAL QUE NÃO DEVE DEIXAR DE VER.



 


 Na Escola Secundária de Lanheses do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima (Viana do Castelo)  está a decorrer desde o início desta semana e até ao dia 11 de Novembro corrente um exposição evocativa da I Grande Guerra Mundial,  a qual decorreu entre os anos 1914-1918, tendo nela participado um batalhão de infantaria do BC9 de Viana do Castelo o qual integrava soldados minhotos (alguns naturais de Lanheses) numa iniciativa conjunta do grupo disciplinar de História e a Biblioteca Escolar e a colaboração dos alunos de todas as turmas do 9º ano coordenados pela professora Luísa Rocha, como já aqui anteriormente havia sido informado.

Da exposição constam elementos escritos manuais  e estudos elaborados por historiadores considerados, notícias saídas na imprensa da época, livros de história, fotografias de soldados e oficiais que integraram o Batalhão e se bateram heroicamente em La Lyz, França, a 9 Abril de 1917, maquetes das trincheiras abertas no campo de batalha, peças de uso pessoal dos soldados, condecorações e outro valioso espólio, que dificilmente voltará a ser possível compilar e juntar em mostras desta natureza.



Esta Exposição utiliza o espaço da Biblioteca da Escola Secundária estando aberta ao público em geral no horário acima indicado, tendo os visitantes a possibilidade de colher esclarecimentos sobre o teor do material exposto por professores responsáveis aptos a responderem às questões que lhe sejam formuladas sobre este tão relevante acontecimento da História mundial

A EXPOSIÇÃO VAI ESTAR ABERTA À COMUNIDADE AMANHÃ, SÁBADO, DIA 8, ENTRE AS 9:00 E AS 12:00.



Nota. A pedido expresso dos responsáveis da Exposição não podem ser divulgadas as fotografias de algumas peças expostas antes do fecho da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...