quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A VIRAGEM IMPREVISTA DE UMA CANDIDATURA À JUNTA DE FREGUESIA.

           


      Concorrendo em listas do PSD, Filipe Rocha leva dois mandatos como presidente da Junta de Freguesia de Lanheses; vai, agora, a eleições como cabeça de uma lista Independente que integra apoiantes com opção diversa.

      A honra de servir a freguesia na presidência sucessiva dos últimos oito anos num relevante organismo autárquico local só foi possível pelos votos do partido social democrata contra o qual agora, com alguma surpresa, Filipe Rocha se bate. O exercício do cargo, como afirma,  decorreu no meio de "uma profunda crise financeira nacional" que, apesar disso, o não impediu de enfrentar todas as dificuldades inerentes ao lugar "com serenidade, empenho, persistência e trabalho árduo", tendo tomado decisões difíceis que se tornaram as mais acertadas.(v.g. informail da propaganda eleitoral). 

      Não discordo.

      Não é do conhecimento geral que alguma vez no decurso dos dois mandatos, a presidência de Junta tivesse sido localmente posta em causa ou contestada por oposição organizada. Há obra à vista de maior ou menor dimensão e necessária, concluída ou em vias de o ser, o que, generalizando, acontece por todo o lado sendo que as realizações de maior vulto estão (quase) sempre dependentes da participação e vontade autárquica. Assim sendo, não estão em causa o esforço e o empenho postos pela Junta e, sobretudo, do seu presidente, para a consumação dos objetivos por que se bateu ao longo dos anos de exercício, ainda que os mandatos tivessem acontecido com o símbolo do PSD afastado do poder na Autarquia Municipal há 28 anos entregue à gestão do Partido Socialista (PS).

         Espera, então, o candidato independente senhor Filipe Rocha que "grandes oportunidades"  lhe irá proporcionar uma Câmara (eventualmente PS) para dotar Lanheses das obras de fundo que há muito se reclamam, sendo embora Independente com currículo de oito anos como social-democrata; poder-se-á (finalmente!) ver retomado e aprovado o plano da conclusão do saneamento em todos os lugares da freguesia, ver ratificadas propostas para alteração do PDM ampliando a área de construção em benefício de quem procura terreno para edificar casa própria, criar e aprovar um plano de urbanização na zona do centro cívico, dotar a esquecida velhinha feira quinzenal de espaço próprio antes que se extinga, reconstruir, gerir e utilizar o edifício da antiga Quinta da Barrosa propriedade da Câmara, dar encaminhamento ao prédio que foi sede da Junta, resolver o problema do cada vez mais escasso espaço para estacionamento automóvel no Largo Capitão Gaspar de Castro restituindo-lhe as condições que foram destruídas para o bom usufruto dos cidadãos, diligenciar o possível apoio às associações locais ativas e apoiar iniciativas de interesse público, aumentar as ofertas do Parque Verde, reinstalar a estação dos Correios, cuidar dos efeitos perniciosos inerentes à ampliação da Zona Empresarial e eventuais indemnizações derivadas da poluição ambiental da freguesia, sem deixar de considerar que, no caso de vir a ser eleito para presidir à Junta de Freguesia de Lanheses na qualidade de independente, na  Câmara de Viana do Castelo estará eventualmente um autarca que não seja do Partido Socialista mas da oposição, e as dificuldades em alcançar os objetivos que descreve na campanha possam não ser menores nem mais brandas do que aquelas que enfrentou, relembra-se, com "serenidade, empenho, persistência e trabalho árduo" havidas no decorrer dos seus difíceis anteriores mandatos.

 Da propaganda do PSD/CDS já anteriormente divulgada

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OFn_dhzr2bA

Facebook: https://www.facebook.com/luisgrenho2021/videos/873972966857429/

Remígio Costa 

 

102 comentários:

  1. Não percebi de todo se é um discurso de crítica ou apoio a candidatura do Filipe ou do Luis. Há mais algum candidato?

    O que eu posso dizer, é que a politica não é um clube de futebol, e por isso nem compreendo como pode haver cidadãos associadas a partidos, é só ridículo.

    O cidadão deve seguir-se pela obra, pelos propostas e não pela cor da camisola.

    Daí os meus parabéns a quem conseguiu tirar a camisola partidária estratégicamente e para o bem de Lanheses. Daí a diversidade de ideias, e de apoiantes que outrora vestiam outras camisolas.

    Faz parte da evolução humana, partidária e social.

    Quanto aos candidatos, que façam cumprir as promessas.

    Sugiro ao Sr. Remigio fazer uma entrevista a cada um dos Candidatos e partilhar aqui no blogge. Ainda vai a tempo.

    Ignorem as clubites partidárias, que isso é o mal do nosso país e da sociedade pre-moderna. Por isso cada vez mais há aqueles que dizem CHEGA e isso é assustador. É por causa destes discursos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico com a impressão que nem é carne nem é peixe, é um misto, mas mal cozido. Ora são partilhadas obras de fundo a montante de uma crítica disfarçada. Apraz-me dizer que quem assim fala não descala mas quem assim escreve tudo deve. Ou seja, deve-se muito à freguesia de Lanheses, muita obra em falta.
      Abraços.
      F.

      Eliminar
  2. Simpatizo com este senhor, não é dado a confusões, e muito alaridos. Portanto tem o meu Voto. Mas tem de fazer muito mais...


    Claro está que 8 anos mais 4 dá um acréscimo considerável na sua reforma. Quem não queria?

    Se querem, candidatem-se. Mas é preciso coragem, conhecimento, saber estar e no mínimo falar e fazer obra. Falar de fora é muito fácil, estar la dentro já e mais difícil.

    ResponderEliminar
  3. Nao se compreende o espanto de uma lista independente. Pois no concelho de viana apenas existe soutelos e lanheses juntas psd Vao ver que nenhuma junta do pdd vai existir do psd. Primeiro como indepndente e mais facil trabalhar e comseguir obra com qualquer csmara segundo o csndidato do psd e muito mas mesmo fraquinho. Com edta atitude tenho a certeza lanheses vai ganhar. Tenhsm do estsmos em pleno sec.21. Os lanhesenses tem cabeca para pensar e sabem o que querem e o que querem e o melhror. Com a cor so se perde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não se compreende a critica que é feita aos responsáveis pelo ato em causa. Apraz-me dizer que não há necessidade de crítica - faz parte do jogo político-social. Eu não fiquei escandalizado com o ocorrido, fiquei surpreendido sim, mas escandalizado não.

      Abraços
      F.

      Eliminar
  4. A um eleito para a junta de freguesia da minha geração ( 40/50 anos ) exige-se muito mais. Exige-se um salto em frente, de coragem, sem olhar "À REFORMA"... sobretudo a uma pessoa "estudada" e ao SERVIÇO do Estado. É público, não inventei. O que se viu até "ontem" foi a construção de um ESTRADÃO à porta de sua casa, negociado pelo interessado, e uma exibição já fora de moda do seu novo MERCEDES. Altamente poluente por sinal... Portugal continua à espera e a oportunidade passou... Que nos valhem ao menos os "PUMP TRACKS" ( ou pista de saltos para meia dúzia de adeptos da modalidade ) da nova geração. Santo Deus...😔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cerco sabe coisas que nós não sabemos?JC

      Eliminar
    2. Ser professor e presidente e que esta a dar! Prefiro o dele ao Marcelo. Tb não me ficava mal esse a mim mas pecas na zona in nao pagam bem

      Eliminar
    3. A todos nós foram dadas oportunidades de estudar, uns aproveitaram outros não, infelizmente como eu. Mas vamos sempre a tempo de voltar aos estudos. Para presidir uma junta de freguesia como a de Lanheses não é necessário ter grandes estudos.
      O exemplo mais fantástico foi-nos dado pelo José Mujica a bem pouco tempo, ele não tinha estudos, carismatico, agricultor de base mas Presidente da República Oriental do Uruguai durante mais de 5 anos.

      Abraços,
      F.

      Eliminar
  5. O servico na junta neste caso nao conta para a reforma. Podia fazer se o presidente trabalhasse para junta a tempo inteito ou a meio tempo. Nao tem vencimento na junta apenas uma gratificacao para as dedpesas. Neste caso o ministerio da da educacao e o seu patrao e e daqui que vem reforma. A vem da verdade

    ResponderEliminar
  6. Estradão e insinuações! é muito mau para Lanheses! ISTO NÃO É O VALE TUDO SR. COSTA (sei quem tu és)! a junta diz te alguma coisa e sabes que se trabalha com seriedade e honestidade. Sabes que existe muito trabalho e muita obra (cemitério, espaço do cidadão, várias ruas...). Não me escondo por detrás de nenhum Manuel Costa nem Jorge Costa...
    Hélio Lourenço Perira Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Isto" é mesmo do Hélio Lourenço Pereira Franco que eu conheço?

      Eliminar
    2. Quem diria . o Nome Hélio e a palavra honestidade juntas.
      So mesmo para rir

      Um Senhor que meteu baixa (todos nos a pagar), para andar a fazer campanha politica

      Quem acha que estas pessoas andam na Junta pelo bem de lanheses estao muito enganadas.

      Eliminar
    3. Pois é meu amigo, é sempre bom escondermos por de trás de um anónimo.
      Mas e tu será que és honesto Anónimo do dia 3 as 11h43? Ou queres um poleiro e visibilidade?

      É fácil decifrar as pessoas e saber quem elas são.

      Olha, e digo te mais que venha o politico ou associativo que se candidata pelo bem de Lanheses ou de outro sítio qualquer, diz me um?
      Todos querem la estar porque os benefícios são bem maiores que os prejuízos quer em termos económicos quer em termos de interesses.
      Ja foi aqui referido por alguém, mas o único candidato e presidente que eu vi nos ultimos 45 anos que andava de pá e picareta foi o Ezequiel, esse suava por Lanheses, foi um ponto de viragem que iniciou este novo rumo.
      Portando, não venhas com honestidade porque tu também não tens intenção de o ser.
      OAPP

      Eliminar
    4. É verdade em relação ao Ezequiel estamos completamente de acordo, pena ele não se candidatar de novo
      Pena também é ele não poder contar sobre o caracter ou falta dele de quem trabalhou com ele.
      Não preciso de me candidatar a cargos públicos para ter direito a opinião pois já que tenho direito a votar tenho direito a opinar e em momento nenhum eu disse alguma mentira alem do mais quem se candidata sujeita se a opinião do povo.
      Agora é no mínimo engraçado um dos Fundadores do PSD Lanheses andar afazer companha com a comitiva do PS. Os antigos tinham um nome para isto Troca Tintas.

      Quem acha que é por o bem de Lanheses ou esta enganado ou é ignorante. Homem com H grande tomava esta decisão e desfiliava se do PSD por principio.
      A junta vai ser ganha pelos mesmos, e daqui a uns meses vamos ver as assembleias a mais parecer um jantar de família com pais filhos filhas. Vergonhoso
      Tem que aparecer sangue novo sem partido mas com vontade de trabalhar para mudar Lanheses.
      Nos Últimos 20 Anos mudaram se os presidentes as cores politicas o que mudou em Lanheses
      ?o Que temos que não tínhamos? Avançámos ou recuamos?

      Mudança é o que Lanheses precisa varrer com todos os que já tiveram oportunidade de fazer algo por Lanheses e nada fizeram e depois chega se a altura das eleições e aparecem projectos e ideias atras de ideias.

      Algumas Ideias para Lanheses de quem ama Lanheses:
      Modernização do Centro de Saúde.
      Benefícios na compra de terrenos ou casas para jovens se fixarem em lanheses
      Ringue desportivo gratuito.
      Mudar o local da Feira para junto a casa do povo junto a estrada Nacional
      Saneamento e água potável para mais pessoas.
      Protocolos com as Empresas da Zona Industrial para dinamizar Lanheses ( Bolsas de Estudos – Atividades Culturais/ desportivas
      Fixar e melhorar as instalações do GNR de Lanheses
      Resolver definitivamente problema do estacionamento na Feira

      Sabendo que muito destas ideias não passam pelos poderes do executivo os realizar mas sim pressionar as instituições com esse poder de decisão.
      E para quem não acredita lembrem-se o Ezequiel com muito menos recurso que estes últimos executivos fez bem mais pois o que vai conseguir mudar a freguesia são as Pessoas e não o dinheiro que estamos eternamente a espera que venha da Camara em forma de esmola ou de contrapartida política.

      Eliminar
    5. Não sou capaz de identificar o autor do comentário mas não deixo de me regozijar pela moderação que usa e por dar sugestões alternativas. É isso que distingue os votantes prosélitos partidários de quem tem consciência da imperiosidade e importância de votar escolhendo segundo a competência dos candidatos e não (apenas) pelas promessas que, em grande parte, ficarão por cumprir.
      Remígio Costa.

      Eliminar
    6. Então agora também querem que a junta vos ajude com benefícios a comprar terrenos para construir? É preciso ter lata!

      Eliminar
    7. IDEIAS OU INTERESSES PESSOAIS? ESTRANHO!!!
      E ESTE ANÓNIMO É UM GÉNIO, ALGUÉM COM IDEIAS GLOBAIS E STANDARDIZADAS QUE TODOS OS CONTERRÂNEOS DIRIAM.

      É BEM FÁCIL LISTAR IDEIAS:
      - ACABAR COM A EXPANSÃO DA ZONA INDUSTRIAL;
      - CRIAR MELHORES CONDIÇÕES DE ACESSO A CERTOS LUGARES E RUAS;
      - AUMENTAR A QUANTIDADE E QUALIDADE DA REDE DE LUZ PÚBLICA;
      - CRIAR ÁREAS DE LAZER E DESPORTO GRATUITAS (RINGUES);
      - TRAZER OS DESPORTOS COLECTIVOS E INDIVIDUAIS;
      - PARQUE INFANTIL DE QUALIDADE SEM SER EM TERRA, PISO DE BORRACHA;
      - LIMPAR AS VERMAS DA ESTRADA MENSALMENTE;
      - POTENCIALIZAR A REDE DE GAZ CANALIZADO NA FREGUESIA;
      - IMPLEMENTAR LOMBAS NAS ESTRADAS PUBLICAS JUNTO DAS HABITAÇÕES, PARA CONDICIONAR A VELOCIDADE DOS MEIOS DE TRANSPORTE E PRESERVAR A INTEGRIDADE FÍSICA DOS LANHESENSES (NOS ÚLTIMOS ANOS TEMOS TIDO ALGUNS DISSABORES);
      - NÃO EXISTE UMA UNICA PASSAGEM DE PEÃO NAS ESTRADAS COM MENOS MOVIMENTO, SÓ EXISTE NA ESTRADA NACIONAL E ARREDORES;
      - MELHORAR AS CONDIÇÕES DO POSTO DA GNR;
      - TRAZER DE VOLTA OS CTT;
      - ORGANIZAR EVENTOS CULTURAIS PERIÓDICOS COM ENTIDADES EXTERNAS;
      - CRIAR UM PARQYE DE ESTACIONAMENTO EM CONDIÇÕES NA FEIRA, APROVEITAMENTO DOS TERRENOS JUNTO A FARMÁCIA, ESTÃO A VENDA;
      - ...
      EXISTEM TANTAS MEDIDAS A SEREM TOMADAS ONDE A JUNTA DE FREGUESIA TEM RESPONSABILIDADE DE APIOAR E FAZER FORÇA JUNTO DA CÂMARA. ESTÁ NA HORA DE VIRAR O CICLO, COM A MESMA OU SEM A MESMA ADMINISTRAÇÃO.

      Eliminar
    8. É exatamente tudo isto que interessa discutir e tudo fazer para concretizar. Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas o mais importante é saber o que se quer e desafiar o futuro para o alcançar. Seja quem for o líder desde que tenha capacidades e ambição para além da rotina que produz a estagnação e o atraso.

      Eliminar
    9. É caso para dizer, Anónimo 6 de setembro de 2021 às 15:10, fazer o bairro de lata e aproveitar a zona industrial. Foram mais os prejuízos que os benefícios para Lanheses.

      Eliminar
    10. Vamos lé explicar bem como para uma criança de 5 anos.
      Para fixar novos habitantes a Camara e não a junta pode sim dar benefícios na compra de casa ou de terreno. Isto é feito em muitos lugares basta estar atento e informado e querer o bem comum.
      Serão benefícios que serão dados a pessoas que compram requisitos estipulados por quem de direiro (assim como já se faz na atribuição dos escalões nas escolas)

      Os benefícios passam por:
      Isenção do IMI
      Isenção de outras taxas camararias
      Isenção de taxas na apresentação de projectos de casa, entre outras ou mesmo projectos de casa tipo pre aprovados.


      A diferença é que quando se quer o bem da freguesia as ideias aparecem para discussão por exemplo na assembleia e a maioria decide como manda a democracia, agora quando se esta na vida ou na política em modo ressabiado é só críticas.

      A junta pode sim apresentar estes protocolos com a camara e não estar meramente a espera de esmola para por alcatrão e mostrar obras. Muitas das vezes trabalho de bastidores e de secretario faz a freguesia avançar mais do que por o chão da freguesia todo preto.

      Eliminar
    11. Ai que eu vou rir quando o Nobre espetar com um bairro social no meio de Lanheses. Ah voces acham que o dinheiro vem so para o que querem? Vi muitos papeis do PS para acreditar nisso

      Eliminar
    12. Ai que eu vou rir quando o Nobre espetar com um bairro social no meio de Lanheses. Ah voces acham que o dinheiro vem so para o que querem? Vi muitos papeis do PS para acreditar nisso

      Eliminar
    13. Boa Tarde

      Conhece alguma freguesia pequena como Lanheses com bairro social?

      Tem algum problema com as pessoas que vivem com mais dificuldades económicas e que tem a infelicidade de ter que viver nesses bairros.

      Essas pessoas estando dentro da lei são menos que o Sr ?
      Na parte que foi dito incentivo a fixação de Jovens na Freguesia onde consegue ler Bairro Social? Julgo o português ser claro e ter significados diferentes.
      E gente ignorante e de maus princípios que faz a Freguesia estar parada no tempo.
      A democracia tem coisas boas e outras menos boas como dar voz a gente de princípios baixos e mesquinhos que quanto pior melhor.

      Eliminar
    14. Eu tambem me vou rir. mas ja temos um bairro, não chega?

      Eliminar
    15. Falta adicionarem aqui a medida, baixar a fatura da electricidade em 20%!

      Eliminar
  7. O moderador não é capaz de publicar as verdades...não aceita que só está a prejudicar a candidatura do Filipe.
    Você só vê a cor, a clubite partidária laranja, só pensa nisso....que saudades da papelaria do remigio, pelo menos ouvia e aceitava as opiniões....assuma de uma vez por todas que não estas em linha com o Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá o meu comentário se se identificar. Não sou D. Quixote de La Mancha.
      Remígio Costa

      Eliminar
  8. Das mais de três milhares de juntas de freguesia espalhadas por todo o território lusitano, pouco mais de 13% reúnem efetivamente as características certas para verem os seus líderes remunerados pelo Orçamento do Estado.

    ResponderEliminar
  9. O presidentes, e cargos abaixo, da junta querem la estar, porque sabem que ha sempre uma media de 200-400€ que recebem todos os meses.... Perguntem ao Filipe ou Luis quanto recebiam... Se estão la sem receber algum, estão la por amam Lanheses (risos) ninguem faz isso meus amigos....

    ResponderEliminar
  10. Hoje em dia o Rio acabou com a mama, as quotas pagas aos associados, daí esta debandada partidária. É assim, habituem-se.

    ResponderEliminar
  11. Quando falo em sr. Costa refiro-me ao senhor manuel costa(o ficticio conhecido). Helio Lourenco Pereira Franco

    ResponderEliminar
  12. boa noite, o ronaldo marcou 2 golos. aqui só se escreve por escrever. não ha argumentos que facilite a troca de ideias.fala se de estradas, de orçamentos, de rendimentos, e há estas confusões. S. Remigio, não aceite comentários que criam mau estar neste espaço, apague-os. abraços
    MR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém deve ter lido o texto do post de princípio ao fim. Se houve quem o tivesse lido não viu relevância bastante para merecer um comentário ou manifestar opinião. Chamo a atenção para o seguinte: há no texto uma primeira parte que alude à obra feita que todos (?) conhecem ou deviam conhecer. É passado. Uma segunda, para mim a mais relevante em fase de eleições, onde, na minha perspetiva, se nomeiam situações de carência atual e futura que julgo relevantes para o progresso da nossa Freguesia no caso de virem a concretizar-se no tempo, sobre as quais nem um palavra ou referência foi feita, até agora, pelos que entenderam comentar, e que são comuns a quaisquer apoiantes independentemente da escolha que venham a fazer. Por que divulgo comentários que não se enquadram nas questões que acima refiro? Resposta: para que se avaliem as convicções, o conhecimento dos factos e a genuinidade e a verdade dos votantes no dia 26 do corrente.
      Remígio Manuel Silva da Costa

      Eliminar
    2. Concordo, mas esta enumeração deve ser colocada a todos os candidatos, até porque um deles estava e apoiava a atual direcção.
      As coisas não se fazem assim de um dia para o outro, as câmaras demoram o seu tempo a aprovar projectos e orçamentos.
      Grande parte deles estão planeados pela atual administração, e não têm perdão se não os fizerem cumprir no futuro mandato.

      Acho que acima de tudo deve haver ética por parte dos candidatos e fazer respeitar os Lanhesenses com as propostas e promessas.

      Apesar do trabalho desenvolvido que é de louvar, uma junta PSD não funcionou nem vai funcionar em Lanheses, A Câmara de Viana é PS e vai continuar a ser, o candidato do PSD não representa a população vienense, já lá anda a tentar há quase 15 anos.

      É sempre difícil uma junta como a de Lanheses, vingar entre o PS.

      A coragem do Filipe e do Hélio, como independentes é incrível e vai trazer os seus frutos, em anos que se adivinham difíceis e incertos em tempos económicos e sociais.

      GuiArte

      Eliminar
  13. Eu nunca vi nada assim, de 4 em 4 anos saem todos do baú e vem para aqui mandar postas de pescada. Se pelo menos "soubessem" escrever, pois não se percebe nada do que estes conterrâneos dizem para aqui. Que tristeza, é só lixo a deitar a baixo quem dá a cara e se sujeita por meia duzia de tostões para "comandar" a freguesia.
    Pelo menos contribuam com ideias em prol de Lanheses.
    Eu apoio o melhor candidato, o que apresenta o melhor programa e melhores ideias. Acho que desde o Ezequiel, a junta tem vindo a fazer um bom trabalho.

    Vamos Lanheses, dar um passo em frente e subir um nível.

    GuiArte

    ResponderEliminar
  14. Sr Remigio, Concordo, mas esta enumeração de carências deve ser colocada a todos os candidatos, até porque um deles estava e apoiava a atual direcção.
    As coisas não se fazem assim de um dia para o outro, as câmaras demoram o seu tempo a aprovar projectos e orçamentos.
    Grande parte deles estão planeados pela atual administração, e não têm perdão se não os fizerem cumprir no futuro mandato.

    Acho que acima de tudo deve haver ética por parte dos candidatos e fazer respeitar os Lanhesenses com as propostas e promessas.

    Apesar do trabalho desenvolvido que é de louvar, uma junta PSD não funcionou nem vai funcionar em Lanheses, A Câmara de Viana é PS e vai continuar a ser, o candidato do PSD não representa a população vienense, já lá anda a tentar há quase 15 anos.

    É sempre difícil uma junta como a de Lanheses, vingar entre o PS.

    A coragem do Filipe e do Hélio, como independentes é incrível e vai trazer os seus frutos, em anos que se adivinham difíceis e incertos em tempos económicos e sociais.

    GuiArte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TENHO ALGUMAS DUVIDAS, ACHO QUE PODIA SER FEITO DE FORMA DIFERENTE; VAMOS ESPERAR E VER

      Eliminar
    2. Onde anda o programa Independente?

      Eliminar
    3. O atual candidato apoiava a atual direção e foi apresentado também por essa atual direção como sendo o futuro presidente, até porque era o Luís que aparecia em TODOS os eventos públicos da freguesia... então caros senhores (as) esta história está muito mal contada!
      Quando fala do candidato à câmara estar a tentar há 15 anos relembro lhe que há um senhor com 30 anos de junta em lanheses...
      E louvar por serem independentes???? (Risos) quem hoje passou pela nossa feira e esteve atento viu tudo menos um candidato independente. Viu dois senhores acompanhados de uma lista toda ela PS que até ao momento não valia nada para esses dois senhores!!!

      Eliminar
    4. Caríssimo, quando digo independente refiro-me uma independência clara sobre o PSD, a uma claríssima parceria com o PS, que têm a câmara de Viana.

      E não misture 30 anos de Junta (Duvido) com 15 anos de tentativa a câmara.

      E mais, cuidado com os fundo que vão ser atribuídos as autárquicas nos próximos tempos, esses sim têm de ser bem distribuídos e aplicados. Para isso é preciso gente com ideias e gente séria.

      GuiArte

      Eliminar
    5. COMO FOI REFERIDO, TRATA-SE DE UMA JOGADA ESTRATÉGIA DA ATUAL DIRECÇÃO. NADA APONTAR, MAS SIM LOUVAR.
      PIOR SÃO AQUELES QUE VÊM SÓ PARTIDOS E CORES. O PROBLEMA DO CANDIDATO CONCORRENTE É MESMO ESSE...

      Eliminar
    6. Anónimo de setembro de 2021 às 23:28, conte lá a história por favor. É possivel? Ele queria o poleiro mas ainda não lho deram por nao estar preparado ou ele nao concordava com a independência do PSD? Talvez sejam as duas e isso só mostra que não há humildade para assumir que não está preparado e que não é flexível ao ponto de ignorar as questões partidárias.

      Não nos podemos depois esquecer dos jogos de interesses empresariais com empresas prestadoras de serviços e onde quero chegar... de construção, vou estar muito atento a isto caso seja necessário.

      Eliminar
    7. Olha esta está boa. Coragem para se vender…há aqui umas coisas no seu comentário que ultrapassam a minha capacidade de compreensão. Primeiro, temos que estar preparados para os momentos difíceis económicos. Se é essa a preocupação, não percebo que experiência a atual junta tem demonstrado.

      Não vejo aproveitamento económico da zona industrial, não vejo incentivos para comércio local, não vejo apoio a jovens empreendedores e não vejo propostas atrativas para novos empreendedores.

      Mas depois, o Sr vira aqui a coisa. Afinal temos que estar atentos pelo EXCESSO de dinheiro, os rios de notas que vem ai, e pela possibilidade que alguém os vá gerir de forma errada ou para benefício próprio.

      Aqui é que me confunde. Estamos ricos ou pobres?

      Eu tenho a minha teoria em relação à riqueza que vem ai mas tenho as minhas dúvidas que veja muito clara em termos do seu benefício.

      Será mais como estes comentários todos, encapotada em mentiras para esconder a ganância de todos.

      E muito boa tarde que eu não posso por baixas para estar aqui a comentar ou em vez de processos ainda fico sem trabalho.

      Eliminar
    8. Caro Anónimo 7 de setembro de 2021 às 13:12, se calhar é porque estava com pressa para ir trabalhar e não conseguiu ler com cuidado o meu comentário.

      Eu faço referência aos montantes que vão chegar às câmaras, e que devem ser geridos por gente séria.

      Aqui o enquadramento é o seguinte:

      Quanto e quando a parcela chega a Lanheses?
      Mede-se pelo número de projectos dan Junta de Freguesia apresentados junto da câmara de Viana.

      Tanto podemos estar ricos ou pobres, tudo depende do trabalho desenvolvido pela junta nos bastidores.
      Aos atuais e futuros independentes, reconheço bom jogo de bastidores, mas faltam ideias novas, sangue novo, garra para fazer mais, melhor e grande, ideias inovadoras em todas as vertentes.
      Já aos concorrentes, futuros PSD , vejo algumas ideias, novas, força para iniciarem esta jornada e capacidade de poder inovar, mas não vejo grande capacidade negocial e jogo de bastidores o que é fundamental.

      Tem de existir propostas e ideias novas, gente séria e com ética e especialmente com perseverança.

      Entendeu agora? Vá trabalhar descansado, não se prenda por isto e não vale a pena meter baixa médica.
      Eu ainda não consegui perceber esta mensagem que alguns estão a tentar passar sobre a baixa médica. O que querem dizer com isto?

      GuiArte

      Eliminar
    9. "Um presidente de Junta, sincero e trabalhdor, sincero como o caraças e trabalhador quanto um escravo, ainda por cima bem relacionado, chega lá junto do tipo que lhe fez a promessa na campanha eleitoral, de chapéu debaixo do braço, o melhor galaço da capoeira na cestinha, e pronto!, aqui está o despacho que aprova a grande obra da calçada à portuguesa do caminho que leva à casa dos compadres. É grande presidente! (palmas e foguetes)." Dolhetes 2009

      Eliminar
  15. ora bolas, querem ver que agora está tudo mal?!? que coincidência, ainda para mais quando as autárquicas estão à porta. as insinuações e falácias aqui proferidas tem um propósito: destabilisar emocionalmente quem lê este blogue, mais nada

    ResponderEliminar
  16. QUANDO A MISSA VAI A MEIO NINGUÉM CRITICA. O POVO É FRACO E A ZONA INDUSTRIAL COME LANHESES DE CEBOLADA. A FLORESTA CADA VEZ É MENOR, SOIS UMA VERGONHA, DEIXASTE ISTO ACONTECER E DAQUI A 10 ANOS ESTÁ TUDO AO ABANDONO, SERÁ O BAIRRO DA LATA. DEPOIS NÃO HÁ RECUPERAÇÃO POSSÍVEL. QUAIS SÃO AS MEDIDAS? E AINDA QUEREM ALTERAR O PDM, E DEPOIS A VEGETAÇÃO FICA ONDE? VAI SER SÓ CIMENTO E CASAS? O RICO CADA ESTÁ MAIS CARECO, ÁRVORES, SÃO POUCAS. VEGETAÇÃO VEMOS NAS VERMAS DA ESTRADA, E FICA TÃO BONITO!

    ResponderEliminar
  17. Já aqui foi referido, e com toda a justiça, que o anterior Presidente EZEQUIEL era muito diferente de tu "ISTO". O bom exemplo ficou, a dedicação abnegada foi evidente por parte de um FILHO DA TERRA. Passo pelo Professor Ezequiel quase todos os dias. Ele não faz ideia de quem eu sou mas se um dia for necessário não hesitarei a estender uma mão que o puder ajudar. Aos "outros" farei " COMO É COSTUME FAZER..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou o exemplo...

      Eliminar
    2. Ora bolas, é exemplo do trabalho!

      Eliminar
    3. Do trabalho???? Durante 2/3 anos, a junta aproveitou-se do programa do Instituto Português da Juventude (IPJ) que tinha como propósito e finalidade, se não estou em erro, a vigilância florestal, e ao contrário disso optou por colocar os jovens a trabalhar no parque Verde (limparam o mato, carregaram pedras, planaram terra, criaram passeios, etc ... ). Foram os jovens, que até apoiavam o Presidente, que recuperaram e requalificaram o Parque Verde de Lanheses. Muita gente nem sabe disto, pois esta foi a grande obra do mandato, mas muito graças a cerca de 10 jovens.

      Eliminar
  18. Caríssimos, cuidado com os fundos ($$$) que vão ser atribuídos as autárquicas nos próximos tempos, esses sim têm de ser bem distribuídos e aplicados. Para isso é preciso gente com ideias e gente séria.

    Pensem bem no dia 26 sobre quem querem por a gerir tais fundos na autarquia de Viana.
    Lanheses deveria ser uma freguesia estratégico pela sua geográfia.

    GuiArte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está um facto importantíssimo nestas eleições autárquicas de 2021, saber eleger o(a) indivíduo(a) que melhor capacidade tem para usar tais fundos alinhados com ética e compromisso. Deve fazer conseguir chegar meios económicos às Juntas do concelho, para que estas sejam capazes de fazer cumprir grande parte das suas promessas e projectos eleitorais.

      Eliminar
    2. E QUAIS SOIS OS PROJETOS DOS INDEPENDENTES PARA ESSE DINHEIRO? ATE QUERIA SABER

      Eliminar
    3. E QUAIS SOIS OS PROJETOS DOS INDEPENDENTES PARA ESSE DINHEIRO? ATE QUERIA SABER

      Eliminar
    4. Ai, até fico ansiosa... indignou-me, a minha idade já não me permite ler tais coisas, dado que se escreve da seguinte forma: "E quais são os projectos dos independentes para esse dinheiro? Até queria saber?".
      Não obstante, eu também gostaria de saber quais são os projectos/medidas e ideias da lista Independente. Nunca foram divulgados por aqui e os apoiantes também não o fazem. Provavelmente também não sabem quais são.
      Vou aguardar com enorme expectativa.
      MR

      Eliminar
    5. GuiArte, és o Guilherme Artemisio de Lousada?

      Eliminar
  19. Há muito tempo deixei de idolatrar qualquer coisa ou pessoa, parei de acreditar na política corrupta, não permito que me comprem a preço algum, jamais permitirei que me manipulem, pois eu tenho a capacidade de saber e distinguir tudo aquilo que me agrada ou não.

    ResponderEliminar
  20. Cada um tem o direito de votar em quem quiser.
    Basta analisar o que cada um propõem e quem são as listas e votar.
    Agora não percebo a necessidade de ofender quem la esta e quem para la quem quer ir.
    Só queria ver tamta gente corajosa nas assembleias de freguesia a fala cara a cara.
    Isto de todos acharem que são comentadores políticos e querem ter os seus 5 minutos de FAMA ainda por sima de forma anonima e engraçado. Síndrome do Ze Coitadinho .
    Já aguem pensou que por vezes nos enganamos e não temos a razão ?
    Sejam Homens de valores

    João Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema das assembleias são os jantares. Quem participa vai com o propósito de ir jantar no final.

      Eliminar
  21. O candidato Filipe Não e mau só não tem pulso nem peso politico para o cargo que ocupa e pouca visão a longo prazo e influencia na Camara.
    É um fantoche nas mãos do Hélio e não percebe as intensões deste para alem da junta.
    Quando ele descobrir as negociatas que se passa nas costas dele ele próprio não vai levar o mandato ate ao final pois tenho o Filipe como homem honesto.

    Filipe como os conselhos ainda são grátis tenta falar com Ezequiel e outras antigos membros da junta para ficares a saber quem tens ao teu lado.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Srº Remigio,

    Não consigo encontrar no Blog o meu comentário (partilhado hoje), onde apresento a minha visão para Lanheses através da partilha de ideias e medidas que os candidatos da Junta de Freguesia de Lanheses poderiam considerar.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho explicação para não ver o seu comentário publicado, porque TODOS os que chegaram à caixa do blog até agora, o foram. Pode tentar de novo.
      Remígio Costa-

      Eliminar
    2. Boa noite Sr° Remigio,

      É uma pena, estava convencido que o tinha feito correctamente hoje. Não guardei o comentário, mas vou escrever novamente e partilho quando terminar. É a minha visão para a Freguesia de Lanheses.

      Eu sou Independente dos independentes, dos socialistas, dos democratas, dos comunistas e dos demais, até isento destas politicas anónimas, mas vou manter o anonimato de forma a que não me caiam em cima durante a semana, pois tenho uma vida bastante ativa em Lanheses, e não pretendo dar muita relevância a questões politicas, mas não quero deixar de partilhar a minha visão.

      Quero ainda dizer que sou um grande admirador do trabalho que o Sr° Remigio desenvolve em prol de Lanheses e das suas gentes. Já tive oportunidade de o fazer pessoalmente. Gostaria eu de o conseguir fazer com essa energia, entrega e convicção quando chegar a ter a sua idade.

      Obrigado.

      Eliminar
  23. A campanha independente está fraca, não há plano e projectos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parentment a respostA tá no comentário Anónimo 7 de setembro de 2021 às 22:00

      Eliminar
  24. Eu já disse neste blog que meu nome e Helio Lourenço Pereira Franco. Se és um homem ou mulher sério(a) da a cara não te encontras e diz quem és. Ou pensas que todos são como tu. Fim de citação....Helio Lourenço Pereira Franco

    ResponderEliminar
  25. Caro Anónimo 7 de setembro de 2021 às 13:12, se calhar é porque estava com pressa para ir trabalhar e não conseguiu ler com cuidado o meu comentário.

    Eu faço referência aos montantes que vão chegar às câmaras, e que devem ser geridos por gente séria.

    Aqui o enquadramento é o seguinte:

    Quanto e quando a parcela chega a Lanheses?
    Mede-se pelo número de projectos dan Junta de Freguesia apresentados junto da câmara de Viana.

    Tanto podemos estar ricos ou pobres, tudo depende do trabalho desenvolvido pela junta nos bastidores.
    Aos atuais e futuros independentes, reconheço bom jogo de bastidores, mas faltam ideias novas, sangue novo, garra para fazer mais, melhor e grande, ideias inovadoras em todas as vertentes.
    Já aos concorrentes, futuros PSD , vejo algumas ideias, novas, força para iniciarem esta jornada e capacidade de poder inovar, mas não vejo grande capacidade negocial e jogo de bastidores o que é fundamental.

    Tem de existir propostas e ideias novas, gente séria e com ética e especialmente com perseverança.

    Entendeu agora? Vá trabalhar descansado, não se prenda por isto e não vale a pena meter baixa médica.
    Eu ainda não consegui perceber esta mensagem que alguns estão a tentar passar sobre a baixa médica. O que querem dizer com isto?

    GuiArte

    ResponderEliminar
  26. Lembrem-se disto no dia 26 de Setembro:

    "Anónimo 30 de setembro de 2013 às 17:24
    Em Lanheses,as coisas vão de mal a pior! Queixam-se e votam nos mesmos...NÃO dà para compreender"

    "Anónimo 30 de setembro de 2013 às 15:10
    Perigo iminente!! a junta na mão de três primos!!!..................."

    "domingos vale 30 de setembro de 2013 às 19:22
    tambem nas boas familias se faz as boas sopas"

    "Anónimo 30 de setembro de 2013 às 21:43
    Espantoso na lista do PSD: Remigio Costa
    continua o eterno renegado. Apoia, elogia, bate-palmas e chega a hora nada! Como a idade não perdoa, Adeus Junta!!!....."

    "Anónimo 1 de outubro de 2013 às 22:09
    É verdade, isto tem a ver com o obscurantismo em que alguns Lanhesenses ainda vivem...na idade das trevas, tipo época medieval, mas as coisas vão mudar, só não sabemos exactamente quando. Esperamos que saiam da caverna (sócraticamente falando) em breve, ainda assim correndo o risco de ficarem um bocadinho cegos de "deslumbramento" pelo tempo perdido..."
    Dolhetes 2013

    ResponderEliminar
  27. Bom dia,

    Após alguma ponderação sobre o que tem sido aqui dito, e concordando em parte com os comentários, mesmo que anónimos, não deixo de salientar que se todos os "comentadores politicos de Lanheses" se preocupassem em partilhar ideias e medidas, todos sairiam a ganhar.

    Ora, neste sentido, como gente de Lanheses, que Ama a minha terra e que nela reside, não gostaria deixar de partilhar a minha visão a curto-médio e longo prazo para Lanheses.

    Neste sentido partilho algumas IDEIAS e MEDIDAS inerentes que os candidato deveriam ler com cuidado, e perceber de que forma estas ideias os podem ajudar a melhorar os seus projectos eleitorais e tomar melhor decisões no futuro.

    Para cada ideia, refiro um conjunto de medidas:

    1ª IDEIA | COESÃO SOCIAL - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:
    -> Apoiar de diferentes formas as famílias com filhos em idade escolar, na aquisição de livros, manuais e material escolar, nas refeições e nos transportes. Desenvolver um programa vocacionado para a reutilização de livros escolares.

    -> Durante o período de férias escolares, em parceria com o agrupamento de escolas – natal, páscoa e férias de verão –, articular promovendo a escola a tempo inteiro com refeições e um vasto programa de actividades desportivas, culturais e sociais.

    -> Criação de um “Banco Social” na Junta de Freguesia, para promover e apoiar a angariação de alimentos, vestuário e mobiliário.

    -> Junto da câmara de VC estudar a possibilidade de criar tarifas sociais de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, bem como, outras tarifas e taxas municipais, para as famílias mais carenciadas de Lanheses. Bem como, estudar a possibilidade de aliviar os orçamentos das famílias através da redução das taxas de IMI.

    -> ... entre outras!

    ResponderEliminar
  28. 2ª IDEIA | EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:
    -> criar uma estrutura supramunicipal que faça o diagnostico das necessidades de emprego e coordene a oferta formativa adequada ao mercado de trabalho qualificado e não qualificado.

    -> Junto de empresas, agrupamento de escolas, o IPJ, câmara de VC e outras entidades coordenar e apoiar os estudantes por intermédio da atribuição de bolsas de estudo e promovendo estágios de Verão nas empresas.

    -> Implementar medidas que favoreçam a inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho e apoiar as instituições de formação e ensino para formar profissionais com qualidade.

    -> dinamizar a criação de uma Universidade Sénior.

    -> ... entre outras!



    3ª IDEIA | SAÚDE E BEM-ESTAR - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Promover a distribuição de medicamentos, o acesso a consultas e apoiar na aquisição de próteses e óculos aos idosos mais carenciados.

    -> Desenvolver um programa de combate à obesidade infantil.

    -> Apoiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde no transporte e acesso aos serviços de saúde, e articulado com o lat de idosos, reforçar a aposta no apoio domiciliário pluridisciplinar aos idosos.

    -> Aprofundar a qualificação e difusão da rede de parques de lazer dotando-os dos equipamentos fundamentais ao conforto e entretenimento dos seus utilizadores.

    -> Criar uma “Rede de Corredores Verdes” interligados por ciclovias e percursos pedestres temáticos.

    -> Criar uma Praia Fluvial no rio Lima, prosseguindo com a despoluição do rio e alertando as autoridades competentes para a fiscalização e punição dos prevaricadores.

    -> ... entre outras!

    ResponderEliminar
  29. 4ª IDEIA | PROJECTAR LANHESES, APOIANDO-SE NA CULTURA E DINAMIZANDO O TURISMO - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Implementar um Plano de Marketing para Lanheses, criando a marca “Lanheses”, capaz de projetar a freguesia a nível do concelho, a nível nacional e internacional, chamando investidores, atraindo turistas e criando uma nova dinâmica económica e cultural.

    -> Implementar um programa de ação para o turismo, no âmbito da Agenda Regional de Turismo do Norte de Portugal, nomeadamente, na integração dos roteiros dos espaços verdes, e, dos Caminhos de Santiago nos roteiros religiosos, ou Sº João D' Arga, etc.

    -> Promover a arte e cultura e integrar com freguesias vizinhas uma rede de cooperação de gestão das infraestruturas e respectiva programação.

    -> Promover eventos internacionais de carácter desportivo, cultural e de lazer.

    -> Apoiar e dinamizar o comércio tradicional, promovendo também a divulgação dos produtos locais.

    -> Reabilitar a feira quinzenal, adequando-o às novas exigências.

    -> Promover a realização em Lanheses de um festival de teatro ao ar livre.

    -> Criar um grande evento com o objectivo de dar a conhecer o Eco-Museu de Lanheses.

    -> ... entre outras!



    5ª IDEIA | SUSTENTABILIDADE - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Alargar a rede de saneamento e de abastecimento de água para uma taxa de cobertura superior a 90% da população.

    -> Promover o alargamento da rede de gás natural até Lanheses.

    -> Reforçar a rede de eco-pontos em toda a freguesia, aumentando a proximidade às habitações, e prosseguir com a política de recolha de “monstros domésticos”.

    -> Generalizar a instalação de painéis solares térmicos nas escolas, pavilhão desportivo e noutros edifícios sociais da freguesia.

    -> Adotar iluminação publica de baixo consumo, designadamente, a tecnologia Led, por forma a diminuir custos.

    -> Promover a “Nova Agricultura”, nomeadamente, a agricultura cosmética e medicinal e criar um “Banco de Terras”.

    -> Implementar o projecto “Horta Pedagógica e Social de Lanheses”.

    -> Desenvolver políticas ativas de protecção da floresta.

    -> ... entre outras!

    ResponderEliminar
  30. 6ª IDEIA | GESTÃO DA JUNTA DE FREGUESIA - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Criar plataformas de comunicação digital à distância permitindo aproximar os serviços dos Lanhesenses.

    -> Criar um Orçamento Participativo, permitindo aos Lanhesenses terem uma intervenção ativa na tomada de decisão sobre os projetos de interesse da freguesia.

    -> Disponibilizar a informação detida pela Junta, promovendo a comunicação e transparência.

    -> Reforçar o desenvolvimento de uma política ativa de captação de fundos comunitários para o período 2021-2025.

    -> ... entre outras!




    7ª IDEIA | JUVENTUDE E DESPORTO - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Criar um Conselho da Juventude de apoio aos Jovens.

    -> Criar sinergias com a CMVC para aumentar os benefícios do Cartão Jovem Municipal.

    -> Apoiar as associações de estudantes e associações juvenis.

    -> Promover uma gestão em rede dos equipamentos desportivos, optimizando a sua utilização e alargando o universo de utilizadores.

    -> Dinamizar e apoiar o desporto da freguesia e escolar.

    -> Apoiar as associações e clubes desportivos, em particular aqueles que promovem o desporto das crianças, dos jovens e dos atletas.

    -> Requalificar e criar instalações desportivas de qualidade, pequenas unidades para a prática desportiva informal de voleibol, basquetebol, futebol e outras modalidades, nos parques de lazer.

    -> promover um “Encontro Anual dos Jovens e apoiar os agrupamentos em diversas atividades desportivas, como escoteiros, ...

    -> Implementar um projecto “Desporto Sénior” para todos os idosos.

    -> Construir um Skatepark e BTTpark.

    -> ... entre outras!

    ResponderEliminar
  31. 8ª IDEIA | O TERRITÓRIO - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Repensar a Feira Quinzenal, criando melhores condições para os feirantes.

    -> Incentivar o mercado privado de arrendamento através de programas de apoio por parte da CMVC por intermédio de fundos do próximo quadro comunitário de apoio.

    -> Promover a construção de um canil/gatil.

    -> Qualificar e reforçar a atractividade das áreas centrais da freguesia, prosseguindo a elaboração dos estudos urbanísticos das “centralidades”.

    -> Continuar a desenvolver uma política de planeamento que sustentada na defesa do ambiente e na promoção de uma paisagem qualificada.

    -> Valorizar e qualificar o espaço público do território da freguesia, prosseguindo a construção de passeios, lombas nas estradas, de equipamentos de proximidade e de espaços de estar e de lazer.

    -> ... entre outras!



    9ª IDEIA | MOBILIDADE - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Desenvolver uma política consistente de requalificação e pavimentação de vias.

    -> Exigir das Estradas de Portugal a requalificação das estradas nacionais de forma a eliminar os pontos negros e de acumulação de acidentes.

    -> Criar um parque de estacionamento no centro da freguesia e centro cívico - junto à farmácia terrenos disponíveis.

    -> Eliminar os pontos negros de sinistralidade existentes na rede rodoviária e prosseguir com o reforço da visibilidade e segurança das passagens de
    peões.

    -> ... entre outras!



    10 ª IDEIA | CRESCIMENTO INTELIGENTE, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO - Em parceria com entidades, empresas, agrupamento de escolas, CMVC, IPJ, etc:

    -> Assumir o papel de actor preponderante na criação de condições favoráveis ao investimento, à modernização e qualificação do tecido empresarial.

    -> Articular com a CMVC e captar investimento privado, aumentando o tecido empresarial da freguesia e zona industrial, possibilitando a criação de emprego, para isso promovendo uma política consistente de apoio fiscal, administrativo e logístico.

    -> Criar o Gabinete de Empreendedorismo, protocolado com instituições setoriais, com vista a diminuir a burocracia do serviço público, agilizando e facilitando o processo de criação de novos negócios.

    -> Colaborar com os programas do Instituto do Emprego e Formação Profissional na inserção em contexto laboral de cidadãos desempregados.

    -> Potenciar as Zonas Industriais mas sem impactos ambientais, contribuindo com o aumento da florestação a volta da Zona Industrial, criar um espaço agradável.

    -> Junto da CMVC promover o intercâmbio empresarial através das freguesias do concelho.

    -> ... entre outras!


    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto sim são ideias, impressionado com esta lista Anónimo 8 de setembro de 2021 às 10:50/56. és politico? parece. se não é deveriam te considerar para as listas como "conselheiro ou senador"

      Eliminar
  32. Anónimo 8 de setembro de 2021 . 11:45h

    A sua "BAZUCA" de ideias supera a que o governo anuncia para Portugal! É um verdadeiro contentor de sugestões que poderia ser útil a uma gestão interessada e competente. É óbvio que no plano prático será uma miragem a concretização a curto médio prazo de uma grande parte delas, mas é no sonho que a obra começa. Há, ainda assim, no manancial que anuncia uma boa parte que poderia (deveria) constar das intenções e programas das repetivas candidaturas. Não será, pois, por falta de sugestões plausíveis que, quem for eleito, não estabeleça prioridades e se lance na sua concretização. Acreditem, como se lessem a Bíblia. Seja quem for que idealizou e disponibilizou para divulgação este excelente documento-guia para uma gestão de uma autarquia, grande ou pequena como a de Lanheses, o meu sincero OBRIGADO!

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  33. Hmmmm interessante fiquei intrigado, há aqui muito material para o Luis e o Filipe lerem. Se houver falta de ideias já sabem onde andam elas. J.C.

    ResponderEliminar
  34. Na minha última intervenção refiro me ao anónimo das negociatas. Da a cara e falamos nesses negócios. Helio Lourenço Pereira Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já faltou mais, calma, para alguém ir ter contigo intima-lo.
      Vai ser um início de mandato conturbado com muitas justificações legais a dar, e logo veremos se a direção se pode manter em funções.
      Quero ver se a amizade de Filipe e Hélio se vai manter daqui a uns 6 meses, tipo Sócrates e Antonio costa

      Eliminar
    2. anónimo 9 de setembro de 2021 às 08:53 o seu comentário já por si só parece intimação anónima...

      Eliminar
  35. MAIS SOBRE O IMPACTO AMBIENTAL DA ZONA INDUSTRIAL EM LANHESES - https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA3016/rs_eia_pe_lanheses201831695646.pdf

    O IPVC JA COLABOROU COM A JUNTA DE LANHESES NA CRIAÇÃO DO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE LANHESES
    - http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg/estg_noticias/2008/estg_nucleo_museologico_lanheses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o documento do impacto ambiental é interessante mas extenso, quantos dos que aqui estão ou comentam se preocupam com estas coisas?

      Eliminar
  36. A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes. No entanto, não há nada mais inútil que discutir política com políticos.
    Já eu, estou a pensar criar um "vergonhódromo" para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo!

    Eu quero um Lanheses com Futuro, sem manobras ou jogadas de bastidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anónimo, o vergonhódromo fazia mesmo falta para estes lados

      Eliminar
  37. 35 Anos Depois, O Movimento das Coisas - https://www.youtube.com/watch?v=_yjBJquSH7k

    E não é que as coisas ainda se movimentam.

    https://www.jn.pt/artes/especial/videos/quase-40-anos-depois-o-movimento-das-coisas-estreia-se-finalmente-nos-cinemas-13841638.html

    ResponderEliminar
  38. Política da insinuação e desinformação e da calúnia. Não vos da pontos nem meteis medo. Tenham vergonha!João luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então qual é a política da informação? já viste algum candidato ou apoiante a esclarecer ou desmentir as desinformações, calúnias e insinuações que aqui tanto apregoas? eu não vi nem vejo aqui ou noutro sitio qualquer e também não vejo os planos/projectos eleitorais em nenhum lado. é tudo farinha do mesmo saco, querem todos o "tacho"

      Eliminar
  39. vim a este blogue por curiosidade ver os comentários, já não vinha cá ha muito tempo, respondi a 3, mas todos os anónimos mereciam uma resposta. parece que Lanheses está a ser representado por 30 chouriços que deram em comentadores politicos. o tempo livre reflete a nossa sociedade

    ResponderEliminar

O (NOVO) AMOLADOR

                         É uma viagem ao passado. Uma figura que não se apaga da memória (ainda) viva do tempo  vivido.                   O ...