sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GALA SÉNIOR COM FOLCLORE INTERNACIONAL.

cartaz_festival
cartaz_festival







cartaz_festival

                 Está a decorrer em Viana do Castelo o XV Festival de Folclore Internacional do Alto-Minho e, na última quarta-feira, um grupo de pessoas que participa nas actividades do Programa Cultural da Idade/Envelhecer com Qualidade, em curso nesta freguesia sob a coordenação da drª Joana Barros e patrocinada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, teve oportunidade de assistir no Teatro Sá de Miranda, daquela cidade, a uma Gala Sénior proporcionada por quatro grupos folclóricos oriundos do Chile, Escócia, Letónia e Ucrânia.

                Com uma plateia e parte das frisas do lindo Teatro Sá de Miranda completamente preenchidas quase na sua totalidade por pessoas seniores vindas das localidades da periferia da cidade capital de distrito, passaram pelo palco, sucessivamente, os grupos da Letónia, Escócia, Chile e Ucrânia, que proporcionaram aos presentes um espectáculo de cor, movimento e alegria verdadeiramente aliciante. Durante cerca de uma hora e trinta minutos os presentes não regatearam aplausos à arte e elegância (bem como aos trajes que usavam) dos jovens componentes dos grupos do leste da Europa e da América do Sul e a postura circunspecta e fleumática dos escoceses com as suas gaitas de fole e os típicos kilts que usam.

                O Festival prossegue ainda este fim de semana mas as actuações decorrerão ao ar livre. Hoje, há actuação prevista para a Praça da República, pelas 22 horas, sob a designação de "Dos Andes às Estepes", com a participação dos grupos vindos da Letónia, Roménia, Chile e Polónia. Amanhã, no período da manhã, na Praça da Liberdade, Largo de São Domingos, Largo da Matriz e na Praça da República, os componentes dos grupos estrangeiros vão ensinar a quem o deseje as danças dos seus países de origem.

                 Já aqui passámos dois vídeos relacionados com a Gala no Sá de Miranda, incluindo agora os restantes colhidos do magnífico desempenho do grupo chileno.


               

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...