segunda-feira, 6 de abril de 2015

CASA NOVA COM BENÇÃO ESPECIAL NA PÁSCOA.

           

                          Ritual da benção

Ao receber o Compasso Pascal pela primeira vez numa casa que acabou do construir, a família que a habita recebe uma benção especial. Foi o caso de ontem no Lugar da Corredoura, já ao cair da noite, onde Manuel Costa Brito e a esposa Elisabeth, ele natural de Lanheses ela alsaciana francesa, construíram uma moradia não obstante continuarem vinculados por interesses económicos e familiares na região vinhateira da Alsácia francesa.

                 Encontro ocasional com parte da família

          Vindos expressamente de França para participar no ato da consagração pascal da nova habitação, o filho único do casal Arnaud Brito e a esposa Emily, bem com as bebés gémeas com alguns meses de vida.


                  A Margarida colaborou nas leituras. A Inês, sobrinha, aprende...
          

             O Manel é um sobrinho que vi crescer e acompanhei nos primeiros anos da sua vida por quem nutro um carinho especial, sem menosprezo pelos seus outros três irmãos, um dos quais meu afilhado, que me merecem muita estima e respeito como membros da família que somos,  Como tal, tive o prazer de participar da benção pascal da casa que fez construir junto àquela onde nasceu e ainda vive a sua mãe e minha irmã Alice, fiel aos seus laços de sangue e ao ramo da família a que diretamente pertence.

                           (Abraço para Albstrofe)

                              Parte da família

                  (Abro aqui um parêntesis para esclarecer os mais jovens a quem não me conhece, que, não tendo nascido na casa junto à qual o Manuel contruíu a sua, vivi ali toda a minha adolescência por ser a casa dos meus pais, passando a residir onde hoje estou, após o casamento)

                     O Remígio (este) tem um filho mas não tem netos (ainda). Esta é a Inês, sobrinha, que adora ser fotografada.
         

           Foi Monsenhor Fernando Caldas que preside à visita pascal no corrente ano substituindo o padre Daniel Rodrigues, pároco residente, que cumpre na freguesia de Meixedo idênticas funções, que fez as leituras próprias da benção na sala principal passando seguidamente às restantes dependências do imóvel. Formou-se um coro espontâneo dos presentes cantando "Aleluia, Aleluia", anunciando a Ressurreição de Cristo.

                                   Vista da sala

           Numa breve troca de palavras com Monsenhor Caldas, fui informado que, ao contrário do que se fazia supor e para minha surpresa, abriram este ano mais casas ao Compasso do que há dois anos na última visita que fez nesta localidade. Afinal a tradição ainda pode ser o que era no passado...

                O Arnaud, filho único, deu a Cruz a beijar


            Seguiram-se momentos de salutar e bem disposto convívio das pessoas presentes, familiares e amigos da família do Manel, como é comum nesta festa marcante do calendário dos cristãos católicos.

                 Monsenhor Caldas e Manuel Brito

            O Compasso terá concluído pelas 22:00h a visita de Domingo de Páscoa de 2015.


                     FOTOS FINAIS


Fotos: doLethes
Remígio Costa

          
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...