quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ORIGINAIS EMBLEMAS DO G.D. da C ASA DO POVO DE LANHESES.




                  Já aqui tínhamos divulgado o que poderia ter sido o primeiro emblema do Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses (G.D.C.P. LANHESES). Hoje, por intermédio de Paulo Rio, tenho oportunidade de apresentar uma outra versão do mesmo emblema, o qual contém pormenores bastante diferentes que, eventualmente, poderão ser indicadores de se tratar, este sim, do primeiro distintivo do antigo Grupo Desportivo da Casa do Povo.

                  Chama-se a atenção para a diferença do número de esferas e respectivas bases que encimam os emblemas, bem como a diferença de cores, a mudança da posição do barco água-arriba do vértice do triângulo para o centro e a introdução do pelourinho, a aplicação do vermelho na vela quadrangular-redonda em substituição do amarelo, a supressão da ondulação como símbolo do Lima e o vermelho usado no vértice inferior da figura e o novo desenho da sigla do clube.

                  Os referidos emblemas terão sido criação de Rogério Dantas Rio por altura dos anos 50, uma época em que este lanhesense prematuramente desaparecido do nosso convívio, teve papel preponderante na vida desportiva, cultural e social indígena na qualidade de atleta, dirigente desportivo, encenador e criador teatral e folclore, presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo, tendo deixado um espólio bastante valioso das actividades em que participou. Muitas das fotografias que foram apresentadas na exposição aberta na Casa do Povo, fazem parte do património legado pelo dinâmico e saudoso amigo Rogério Dantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...