domingo, 8 de junho de 2014

SÃO JOÃO ESTÁ A CHEGAR PRA FESTA CONTINUAR.

                                                                      SÃO JOÃO.




              Santo Antão já lá vai e quem está para chegar é o São João. Do Lugar de Santo Antão, lá no alto, descemos até ao da Forcada, logo à entrada, cá em baixo. Mudou o Santo mas não a devoção que continua a ser grande mas noutro sentido. O festejado, cuidava do gado; o que se vai festejar ajuda as raparigas a casar. Pelo menos é o que consta e, se assim não for, é porque as raparigas actualmente já não precisam de ir à fonte porque a água chega pelo cano à torneira da casa.

Não há ninguém que não saiba como decorrem estas festas populares. Música e iluminações, ornamentações nas cruzes, luz com algumas sombras, tasquinhas e sardinhas e marchas sanjoaninas com novas e velhinhas. Todas engraçadinhas, porque bem vestidinhas e melhor ensaiadinhas para desfilarem bem alinhadinhas e certinhas. E, palmas, muitas palminhas que elas ficam contentinhas.

Mas há sempre mais, nestes típicos arraiais. Há missa na capelinha de São João, no recinto da festa, às 20:00 do dia 20. Um passeio de bicicleta e concertinas e cantares ao desafio.

Tudo somado, o resultado já tem destino: para a Obra Social, inteirinho. O Santinho pelos milagres que fizer, os velhinhos o que o povo der, a cada um segundo o que merecer.

Por isso, só te cabe comparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...