sábado, 28 de junho de 2014

JOSÉ ESTEVES, O RETRATISTA, NO CADERNO PUBLICITÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES DE 2014, DE LANHESES (Viana do Castelo)

       
                    Caderno de publicidade da festa do Senhor do cruzeiro e das necessidades

             A Comissão das Festas do Senhor do cruzeiro e das necessidades que decorrerão de 24 a 27 do próximo mês de Julho de 2014, em Lanheses, Viana do Castelo, começou já a distribuir o caderno publicitário das festividades, o qual, e no seguimento dos modelos anteriores contém, intercalados na publicidade necessária, alguns textos relativos à tradicional e mais relevante manifestação religiosa desta freguesia do concelho de Viana do Castelo, localizada na margem direita do rio Lima e a cerca de três léguas da sede do distrito mais a norte de Portugal.

            As peças que constam da pequena brochura começam com a "Mensagem do Pároco de Lanheses", padre Daniel da Silva Rodrigues, o qual, além da paróquia desta freguesia assegura a de São Paio, de Meixedo, à pág. 19.

           Segue-se, na pág. 21, a "Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo", assinada pelo atual presidente José Maria Costa.

           Na pág. 23, é Filipe Rocha, que preside à Junta da Freguesia desde o ano transato em que sucedeu a Ezequiel Vale, com a "Mensagem do Presidente da Junta da Freguesia de Lanheses".

           Num trabalho da minha autoria que elaborei a solicitação da Comissão de Festas evoco a figura de José Esteves, o Retratista, falecido no final do ano passado, um figura típica da nossa comunidade e de presença continuada no recinto onde decorre a festa no decurso de muitos anos. Entre as páginas 29 e 32, ilustrada com fotografias do Zé Esteves inéditas e por mim colhidas em momentos e locais avulsos, dou conta de algumas facetas da personalidade e modo de vida pública deste  nosso conterrâneo, num esforço de identificar a sua personalidade sui generis e em preito de homenagem à sua arte e comportamento social.

          Além das especificidades acima divulgadas o caderno inclui o PROGRAMA completo do relevante evento e insere igualmente referências às bandas de música de S. Martinho da Gandra e Banda Musical de Pevidém que irão atuar nos dias principais da festividade.



            O início da peça respeitante a José Esteves, o Retratista, inserido no caderno


Texto e fotos: Remígio Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...