segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O ÁGUA-ARRIBA E A SUA MANUTENÇÃO.



Toda gente aplaude, gosta da festa, elogia. Mas, quando a euforia  acaba e cada um vai à sua vida, há outros que continuam persistentemente a zelar pelos bens que criaram e a assegurar a sua manutenção e funcionalidade, a bem da comunidade.

É o caso da réplica do barco água-arriba "LANHEZES", cuja manutenção e cuidados que requer constituem uma preocupação quase diária, constituindo uma tarefa  absorvente de que voluntariamente se vem encarregando o seu construtor Caninhas.

Com efeito, a embarcação fundeada junto à margem do Lima no sítio da Passagem, requer uma atenção muito assídua, diária se possível, para vigiar a manutenção da estabilidade de condições de navegação e os inevitáveis actos de vandalismo. É indispensável manter a impermeabilidade do casco, havendo que calafetar fendas de dilatação da madeira e proceder à restauração da pintura que facilmente se deteriora. Nesta fase de muita chuva, é forçoso esvaziar a água que se deposita no fundo da embarcação para evitar que ela submirja.

A foto acima divulgada mostra uma fase dos trabalhos de manutenção do água-arriba perto da ponte de Lanheses, de que se encarrega o Manuel João Castro Franco da Rocha, mais conhecido por Caninhas.

(Foto de cortesia de DP)







5 comentários:

  1. pois è o que muita gente ignora o trabalho que isso dà; eu posso dizer porque assito muitas vezes: um amigo

    ResponderEliminar
  2. É a obra que fica da antiga junta!
    A manutenção dos brinquedos de uma minoria, paga por todos.

    Como vimos, pelos XV pontos levantados pelo Sr. Remigio, havia muito para fazer. Preferiram rebentar o dinheiro em remodelação de largos (curioso haver um doutor do PSD vizinho de cada obra), alargamento da rua da igreja (para o publico da procissão) e espectáculos com lotação de oitenta lugares. (que quando são do conhecimento público, estão praticamente esgotados pelos amigos do costume.)

    Anónimo.

    ResponderEliminar
  3. A dor de cotovelo é muito grande anónimo das 00.23...
    Dá para ver tão bem que és daqueles que ainda não fez nada pela freguesia e só está bem a criticar o que os outros fazem...
    Parece que não vês muito bem...
    Põe a mão na consciência e assume-te com o teu nome e aparece nos locais para debater os problemas...
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Pedro,

    eu estou no local certo para debater os problemas.
    É este o único local onde posso apontar os problemas, e continuar a passear-me pela freguesia sem me olharem de lado. (Assim observo melhor).

    O Pedro é que não acrescentou nada ao debate.

    Anónimo.

    ResponderEliminar
  5. continua o mesmo ignorante de sempre. só que agora não assina. quando se lembrar e achar por bem lá põe o nome por baixo. "quem não faça, quem tente nada deixar fazer, quem tenha inveja já existe alguns em Lanheses". por tudo isto é bom que ele fique bem longe porque com estas dores nos cotovelos Lanheses vai aguentando. da silva

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...