terça-feira, 8 de maio de 2012

"POVO QUE LAVAS NO RIO..."


"O estado da EDP

A EDP beneficia de favores políticos sem limite por parte de políticos sem vergonha.
Por:Paulo Morais, Professor Universitário


O poder da EDP em Portugal atingiu uma dimensão perigosa. Enquanto consumidores de electricidade, estamos hoje indefesos perante um domínio absoluto e arbitrário.
Na factura de electricidade, a par dos seus consumos, as famílias são coagidas a financiar as empresas de energias renováveis, os gastos perdulários em painéis solares ou os investimentos em antenas de energia eólica. Ao onerar as contas de energia com taxas e mais taxas, em benefício próprio ou em proveito do lóbi da energia, a EDP está a exercer um poder tributário, privilégio dos estados.
A sua fúria despesista, a expensas do povo, não pára. A nova e malfadada barragem do rio Tua irá gerar lucros milionários para a EDP porque tem uma rentabilidade garantida pelo Estado, pela via do défice tarifário que todos pagamos.

Acresce que a EDP arroga-se estar à margem da lei. Bem recentemente lançou uma campanha publicitária utilizando ilegalmente crianças, visando a venda de serviços que não têm relação directa com a sua faixa etária. O que é interdito, nos termos da lei da publicidade. A EDP emprega trabalho infantil, lesa a dignidade das crianças, mas fica impune. O que só é possível porque dispõe de uma enorme influência sobre o poder político. Eduardo Catroga, em nome do PSD, advogava a redução das rendas pagas à empresa, para logo a seguir defender, enquanto presidente da eléctrica, a manutenção do seu pagamento. A ministra Assunção Cristas e o deputado Mesquita Nunes estão ligados ao escritório de advogados que assessora a sociedade nos seus maiores processos, enquanto tutelam e fiscalizam negócios em que o estado tem favorecido descaradamente a empresa. O deputado Pedro Pinto é consultor de empresas intimamente dependentes da EDP. E muitos mais.
Há muitos políticos de duas caras. Duas caras… e muitas coroas. Por outro lado, todos quantos se opõem ao poder da eléctrica, como o ex-secretário de estado Henrique Gomes, que pretendia reduzir-lhe as rendas em 165 milhões, são convidados a "demitirem-se".
Como a EDP beneficia de favores políticos sem limite por parte de políticos sem vergonha, estamos"

(in Correio da Manhã online)

5 comentários:

  1. Amigo Remigio so temos governos para policiar, e porteger o capital, ai aqui e pot todo o Mundo, no entanto a luta esta a ser rinhida, esperemos que a razao impere, e que o Homem passa a ser o principal portegido, eu creio que com a Franca alguma viragem podera acontecer. Um Abraco

    ResponderEliminar
  2. não poupes!não trabalhes! a frança vai proteger-te e ajudar-te ou vai proteger ou ajudar os países!por esta demagogia e fantasia foi que nós chegamos aonde chegamos!José Eduardo

    ResponderEliminar
  3. Amigo Remig a questao, nao esta nos governos, o poder esta e esteve sempre sujeito a corrupcao interna, seja ele de que ideologia for, para isso foi criado nas democracias pluralistas e no sistema presidencialista o balanco de poder. Aqui esta em causa o ser Humano, o que e que merece ter o ser Humano enquanto passa pela Terra que e o lugar de todos. A France estave na direita e esta mal..a Englaterra esta na direita e esta mal os Estados Unidos esta na direita e esta mal a Espanha esta na direita e esta como Portugal esta mal tambem!
    O dinheiro existe, quem no tem? Merecem ter ? Enquanto os doentes,os orfaos,os idosos, os reformados, as viuvas os deficientes mentais e os endefesos simplesmente vegetam? Eu, penso que ja nao da mais para ver qual sera melhor governo para nos deixar ter uma vida normal e decente...Para mim venha a esquerda, a direita o centro uma ditadura, nao me vou incomodar com amigos ou comentadores...Uma coisa e certa a pobreza esta aumentar,precisam os governantes de fazer alguma coisa antes que o exercito venha para a rua.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Remigio, quando tu dizes,e bem,que so carregaram os nessecitados com impostos, e lentamente a destruir a classe media, que e o pilar de uma democracia saudavel, nao estou aqui a defender o meu partido, todos tiveram culpa ao long deste percurso pos a revulocao!
    Nao quero ser confundido com o partidarismo, e pronto a criticar o meu partido. Isto e que eu gostaria de dar a saber aos comentadores do teu blog.
    Para ti um Abraco-Horacio

    ResponderEliminar
  5. pois enfim! voltou! agora já tem nome outras vezes não! na mesma mensagem umas com outras sem nome!e sempre a pregar moralidades| tem juizo todos te conhecem! nada sabes e pensas que sabes muito|tu sabes lá alguma coisa de direita ou de esquerda ou tivestes ou tens algum partido!José oliveira

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...