sábado, 5 de maio de 2012

FESTA DE SANTO ANTÃO ABADE.





                 Era assim que em criança chamávamos à festa: Santo Antão Abade. Quarenta dias depois da Páscoa -da Páscoa à Ascenção quarenta dias vão- sempre a uma quinta-feira na capelinha do Alto de Santo Antão onde se venera o santo que nasceu em Comã,  Itália, herdeiro de uma fortuna que distribuiu pelos pobres para se dedicar à difusão da vida monástica e à pregação da palavra de Deus, gente vinda de todo o lado conduzindo os seus animais domésticos alindados com fitas multicolores, flores e verdes, fartos, escovados e luzidios, conduzidos à soga por moças chieirentas  vestidas com os trajes tradicionais do Minho ou pelos lavradores seus donos, rodavam à volta do pequenino templo para se concentrarem no espaço envolvente para receber a benção especial dos animais e pedir a protecção do orago.

               A cerimónia do içar da bandeira deveria ter ocorrido na passada quinta-feira ao som do estalejar dos foguetes, mas, no respeito pelo luto de uma família local, o acto formal vai decorrer no próximo domingo, pelas 12 horas. Depois, entre os dias 17 a 20 deste mês, com o programa que consta do cartaz aqui inserido terá lugar a simpática festividade, que um grupo pequeno de jovens bairristas tem vindo a organizar numa atitude que merece de todos o maior apoio e colaboração, bem merecendo que alguém se disponha a garantir no futuro a continuação desta tradição popular e religiosa com muito significado na nossa freguesia. Afinal, até o seu custo se compatibiliza com a crise que vivemos no país...

3 comentários:

  1. A festa da nossa terra, meu caro amigo Remigio, la estavamos sempre quando criancas, aos tremocos da "Tia Rita" e comer um chupa-chupa!
    Cabrito ja nao digo, nao havia dinheiro que sobrasse... era isto..e umas voltas a ver as "mocas' sempre alegres.Bom..aproveita e come por mim uma "pecinha" na "Tia Clara"...de cabrito.
    Para ti um abraco do amigo-Horacio

    ResponderEliminar
  2. pois é, tenho que vir outra vez para o sarapatel. david pereira

    ResponderEliminar
  3. ok. entendido!estou a perceber!bem haja por ter aparecido!só não percebe quem for cego!josé oliveira

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...