segunda-feira, 17 de abril de 2017

PÁSCOA EM LANHESES

   

    Está a decorrer nesta segunda feira dia 17 de abril, o segundo dia da visita pascal na paróquia de Santa Eulália de Lanheses (Viana do Castelo), hoje na metade a sul da freguesia depois de ontem ter visitado as casas mais próximas da serra d'Arga, a norte, cumprindo a tradição de muitos anos. Nesta visita, participa Monsenhor José Fernandes Caldas, de Melgaço, o qual tem vindo nos últimos anos a substituir alternadamente o pároco residente da paróquia de Santa Eulália de Lanheses, padre Daniel da Silva Rodrigues, o qual, anda em visita à paróquia de São Paio de Meixedo, que também tem a seu cargo. 

    Cumprida que está, a ocidente, a primeira metade da visita de hoje, em breve irá começará a parte restante a oriente, designadamente, os lugares de Outeiro, Romão, Agra, Seara e Feira, onde deverá terminar cerca das 09.30 horas na Casa do Povo, seguindo daqui em procissão para a Igreja paroquial onde ocorrerá a Benção final.

    Com o estado do tempo a dar um bom contributo para a participação dos habitantes, é de crer que a animação nos referidos lugares seja elevada não obstante o reduzido número de casas que facultam a entrada ao Compasso. Umas mais do que outras, dependendo da qualidade da oferta e do número de amigos e familiares dos visitados, nenhuma delas fica vazia na visita pascal.


    Por irrecusável convite do amigo Fernando Cunha e da esposa Olívia, estive esta manhã na Forcada, onde pela primeira vez nesta Páscoa, beijei a bela e valiosa Cruz da nossa freguesia. Sala do antigo café bem preenchida, mesas fartamente abastecidas com iguarias e bebidas várias. Os excelentes Fernando e a esposa Olíva desdobravam-se no atendimento e serviam os variados acepipes por eles confecionados e os presentes não se faziam rogados. Ontem, fui pela estrada da Corredoura até ao lugar de Monte; contudo, sem surpresa e à hora em que por lá andei, não descortinei indício por insignificante que fosse de ser Domingo de Páscoa. Saudade...
   
    Ó tempora! O mores! (Cícero) 








Fotos: doLethes
Remígio Costa  

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...