sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FESTA NO MILHEIRAL 2012.



Em Lanheses
Festa no Milheiral, a 2 de Setembro

No Parque Verde de Lanheses, realiza-se no próximo dia 2 de Setembro, a partir das 12h00, a II Edição da Festa no Milheiral. Um evento cultural, de convívio entre várias gerações.

Para além do tradicional piquenicão, que se realiza ao longo da festa com mesas bem compostas de petiscos e bebidas, do programa constam exibições musicais, teatro ao ar livre, gaitas galegas, concertinas, demonstrações desportivas, dança, ateliês. Surgirão exibições espontâneas de populares, com marchas, cantares e outros divertimentos. Para as crianças, haverá atividades de expressão plástica, jogos, dramatizações, teatro de marionetas, brincadeiras nos insufláveis e outras diversões que preencherão uma tarde inesquecível. Para os mais adultos, também haverá feirinhas cuja receita, com a venda de produtos agrícolas, reverterá totalmente para o Centro Paroquial e Social de Riba Lima, em construção. Noutras tendas, serão exibidos alguns trabalhos artísticos e realizadas performances.

Com confirmação garantida, em exibição, no seu máximo esplendor, estará o grupo de Gaitas de Santiago de Cardielos, fundado em 2007, e que já se afirmou internacionalmente. As gaitas galegas, originárias do noroeste da Espanha, têm experimentado uma crescente popularidade a partir dos anos 70.

Este ano, novidade serão as demonstrações desportivas. Primeiro, futeboladas dos velhos tempos, um convívio apimentado pela competição entre veteranos em representação das suas freguesias. Ao longo do dia, em futebol de 5, Lanheses e as freguesias circunvizinhas disputam o “caneco”. Ao meio da tarde, o Karaté Kyokushin, criado pelo mestre japonês Oyama, demonstrará a sua eficácia na procura da potência absoluta dos seus golpes. Em Portugal, representada pelo Sensei Luís Pinto, a maior escola do mundo de Karaté pratica-se em Lanheses. Finalmente, o lanhesense Gaspar Araújo, agora com 30 anos de idade, e que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) na modalidade de salto em comprimento, tentará repetir a sua melhor marca oficial de 8,10 metros!?

Na animação musical, a amadeusEscola de Música apresenta-se nesta Festa com o som tradicional da Classe de Concertinas numa abordagem inovadora e também com a irreverência intemporal do Rock and’Roll através dos alunos do Combo Amadeus.  Está também confirmada a presença de Ana Ferreira, primeiro com uma atuação num ambiente mais íntimo, num dos pequenos palcos e, mais para o fim da festa, numa atuação mais abrangente, no grande palco do Milheiral.

A Academia JADANÇA, escola sediada no distrito de Viana do Castelo, que contempla principalmente as Danças na vertente social, numa primeira intervenção exibirá e animará os espectadores com Danças Latinas e Clássicas. Mais tarde, noutro cenário, provocará o baile para os mais desinibidos.

O evento não deixará de contar com atuações do grupo de teatro Unhas do Diabo, sediado em Ponte de Lima e que apresenta Minho em Festa, um espetáculo onde são representadas as diferentes festas e tradições minhotas, num cenário tradicional, tendo como fio condutor o diálogo entre duas personagens. A peça desenrola-se de forma bastante divertida e com algumas surpresas para o público que, com certeza, se envolverá nesta festa de rua!

Ao início e no final da tarde, o som das concertinas, as cantigas ao desafio, a música gravada apresentada por DJ e outras vozes ainda por confirmar surpreenderão e animarão as gentes num ambiente ao gosto de cada um.

 (Texto seguiu as regras do Acordo Ortográfico em vigor)

3 comentários:

  1. é sem dúvida destas iniciativas e deste trabalho que lanheses cresce e merece.há certos comentadores que não merecem o respeito da beleza e da importancia deste blog.não dem ter respeito dos lanhesenses.felizmente que certos comentários não devem ser de gentes de lanheses. é gente que não está na freguesia ou que está mas não são lanhesenses. deve ser alguma vassoura arrastadora!josé manuel

    ResponderEliminar
  2. tem razão! não se deve dar importância a quem não merece!todos temos direito à nossa opinião a favor ou em sentido contrário. deve existir educação e respeito pela opinião de todos. o senhor que tem estado a comentar nos trabalhos anteriores e que devido ao seu mau estar consigo consigo próprio não deve tratar mal os lanhesens ou dar um má imagem de Lanheses com a sua má educação e malcriadez. quer se goste ou não! este blog é para todos um espaço de informação e actualização da nossa freguesia. quer se goste ou não! é um espaço informativo que só engrandece e enobrece lanheses. não deve o tal senhor estar a querer transmitir uma imagem grosseira e de agressividadde a qual não existe em lanheses!esta terra é de gente educada, nobre no trato e o caminho da grosseirice já lá vai. estamos no tempo de unir esforços, caminhar no mesmo sentido, para engrandecer Lanheses! discordar sim! mas com elevação, educação e no sentido positivo para melhorar! peço ao sr. Remigio que risque esta gente do blog.Lanheses merece! Lanheses está no bom caminho! josé Rocha

    ResponderEliminar
  3. assim dà prazer ler comemtarios; lanhezes è mesmo assim com erros ou sem david pereira

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...