domingo, 2 de julho de 2017

PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES/2017, EM LANHESES (Viana do Castelo)

(Usar o "rato" para ampliar)
 


SINOPSE.



                                                                                                              PROGRAMA
                      A  Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades é uma festa religiosa que decorre anualmente no quarto domingo de julho, em função do calendário canónico da celebração do Corpo de Deus. É uma manifestação de caráter intrinsecamente católico-cristão, com uma vertente pagã comum à generalidade destas manifestações de atração popular, que remonta a alguns séculos atrás permanecendo profundamente arreigada na convicção religiosa da grande maioria da comunidade lanhesense.

                    Da composição do Programa dos festejos previstos para ao dias nobres da Romaria relevam a imponente procissão que se realiza no domingo, dia 23, pelas 15:00 horas, seguindo um itinerário que passa pelo centro cívico da freguesia, o Largo Capitão Gaspar de Castro, percorrendo uma distância de ida e volta de cerca de 2,5 km em cerca de 01:30 horas, com um extenso séquito de andores, estandartes, confrarias, figurantes e fiéis acompanhantes, que se distende por cerca de metade  do seu percurso.

                  No sábado, dia 22, são recebidas por um grupo de Mordomas concentradas no adro da Igreja, pelo pároco residente e pela Confraria organizadora do evento, as Bandas de música de prestígio consolidado, a Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, e a Banda Velha de Fermentelos, que darão os respetivos concertos nos coretos amovíveis do recinto da festa no decorrer da noite até às 01:00 horas da manhã seguinte.

                  Pelas 23:55, e antes da despedida das bandas de música, haverá a feérica sessão da queima do fogo de artifício  e preso, tão do agrado do público festeiro.

                  No domingo, 23, o dia maior da celebração, além da impressionante  procissão acima mencionada, realizar se à a Missa Solene na Igreja paroquial, pelas 10:30 horas, com eventual transmissão direta por internet, e, pelas 18:30 horas, ocorrerá o Desfile de Mordomas vestidas com os típicos trajes regionais minhotos, seguindo-se o famoso leilão dos Tabuleiros generosamente compostos com produtos caseiros prontos a consumir.

                  Pelas 18:00 horas decorrerá a cerimónia de despedida da Fanfarra, que suscita o interesse de muitos apreciadores.

                  Do calendário religioso relevam, mais, além da celebração de Missas no decorrer da semana da festa, com destaque especial da Solene a realizar pelas 10:30 horas do dia 16 de julho, seguida de procissão até à capela de São Frutuoso no Lugar do Outeiro, as novenas e os sermões em preito ao Senhor das Necessidades marcados para a semana do período festivo.

                 No domínio da composição do calendário de festejos lúdicos e de divertimento, o programa geral contempla momentos musicais a cargo da banda “Novo Ritmo”, dia 20, pelas 22:00 horas, no 2º arraial, a 21, pelas 22:00 com a participação da orquestra “Função Pública”,  e no 4º arraial ainda pelas 22:00 horas do último dia de festa do grupo “Norwest”, sendo que o 3º será preenchido com as clássicas Bandas de Música acima divulgadas. No arraial, abertos até ao encerramento obrigatório, funcionarão  as comuns barracas e tendas destes eventos que servem comida e bebidas para os consumidores.

                Reiterando o costume que vem sendo consolidado de há alguns anos a esta parte, a Comissão das Festas promove no dia 6 de Agosto, no adro perto da Capela com uma das fachadas figurativa religiosa mais ricas do património português, um Convívio aberto à comunidade em geral, no decorrer do qual se procederá ao sorteio de rifas para atribuição dos prémios correspondentes.

                 A Festa do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, em Lanheses, Viana do Castelo, faz a diferença entre as congéneres do Alto Minho. Comprove-o, participando.



Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...