sábado, 3 de junho de 2017

SUAS MAJESTADES EL-REI D. MANUEL I E A RAÍNHA SUA ESPOSA RECEBIDOS EM APOTEOSE NO EVENTO RENASCENTISTA , EM LANHESES (Viana do Castelo)

   




         Foi num clima de verdadeira apoteose que decorreu a receção a El-Rei D. Manuel I e à sua terceira consorte (as duas primeiras terão morrido de parto) Rainha D.ª Leonor, na sua real chegada ontem à tarde à "sala de visitas" da freguesia de Lanheses, concelho de Viana do Castelo, onde decorre  o I Evento Renascentista promovido pelo Agrupamento de Escolas de Arga e Lima. Suas majestades chegaram discretamente ao Largo Capitão Gaspar de Castro, sem guarda especial nem séquito da sua Corte, à boleia numa caleche puxada por um único mas nobre e elegante cavalo conduzida pelo sempre prestável e disponível sr. Arezes, súbdito considerado mui afeto aos reais visitantes.

      Expectante e disponível para receber com pompa e entusiasmo os coroados visitantes, uma pequena multidão concentrava-se na parte oriental do Largo, onde se destacavam muitos figurantes vestidos à época e grupos de jovens estudantes de escolas pertencentes ao Agrupamento. Apeados, foram recebidos pelos dignitários do povo em exercício e por responsáveis pela organização do evento, seguindo depois, plebeia e democraticamente a pé sob um pálio de púrpura bordado a ouro, rompendo entre aplausos e "viva el-Rei" da massa compacta da multidão extasiada que os seguia ou apinhava as varandas com lindas colchas expostas, até à sede do Agrupamento onde decorre o arraial.

      Foram animadores na concentração o grupo de Gaitas Galegas de S. Tiago de Cardielos e o Grupo de Jogo de Pau de Abadim.

     O I Evento prossegue o desenvolvimento do seu vasto programa até à noite de hoje.

                                          A ESPERA










































   
  











                                            À CHEGADA






















































Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário