sexta-feira, 23 de junho de 2017

FESTA NATURAL É O SÃO JOÃO NO LUGAR DO SOBRAL (Lanheses)


              Há festejos onde a tradição "ainda é o que era" ou sofreu ligeiros ajustes para se adaptar às realidades da vida atual. A celebração da festinha a São João que hoje começa e se prolonga até amanhã, no aconchegado recinto onde se ergue a capelinha do popular festejado, no Lugar do Sobral, da freguesia de Lanheses, concelho de Viana do Castelo, conserva e repete a autenticidade dos folguedos tradicionais e a adesão incondicional dos lanhesenses e de numerosos forasteiros. 

         Porque: mantém a dignidade da figura bíblica de São João com a realização na capelinha da missa (excecionalmente) anual, faz o desfile das típicas marchas  sanjoaninas, hoje; amanhã, ocorre um passeio de bicicleta sem restrição de idade quanto a inscrição e tamanho de barriga, e um jantar convívio sem limite de lotação nem mediação da altura nem do peso de quem participar. A animação do arraial está entregue, desta vez, ao grupo musical Kadência3. Trêêêsssss....

        Não, esquecia-me lá de referir a tasquinha das sardinhas, das febrinhas e das lourinhas fresquinhas cervejinhas! Não há São João com graça que se faça à toa sem sardinhas, tinto e broa! Nem arraial sem iluminações, balões, bailes e foliões, sejam Marias, Jaquins... ou Sabastiões.

                   Chegou ao Sobral a festa
                   ao popular São João
                   Quem não quiser gozar esta
                   Outra melhor não verão.

       A organização do evento é da Junta da Freguesia de Lanheses e tem o patrocínio de outras instituições locais.

       (Ver o programa detalhado acima divulgado)
                  

          

Sem comentários:

Enviar um comentário