domingo, 24 de julho de 2011

JOSÉ ESTEVES, "À LA MINUTA"

                                       JOSÉ ESTEVES: uma vida de resistência!

              JOSÉ ESTEVES, o fotógrafo "à la minuta" que há mais de sessenta anos vem exercendo a sua actividade de fotógrafo por feiras e romarias, usando sempre a sua velhinha caixa de fole e o balde onde "nascem" dos negativos por ela obtidos as fotografias "à la minuta", vai estar mais uma vez no adro onde decorrem as festividades do Senhor do Cruzeiro.  Há pouco, mantive com ele um curto diálogo enquanto iniciava, sozinho, lenta e metodicamente, o levantamento da sua característica barraca onde, como habitualmente, não faltará o castiço cenário que serve de fundo às ternurentas e inconfundíveis fotos da sua autoria.



           A título de sugestão e em homenagem ao Zé Esteves, que é já uma das mais típicas e curiosas figuras de Lanheses desde há mais de meio século esta parte, porque não "tirar o retrato", em família ou individualmente, no "atelier" ambulante deste nosso estimado conterrâneo? Há muitas e bonitas formas de mostrar solidariedade e reconhecimento...




                                                                         Agora solitário, o Zé não desiste, mesmo assim!

2 comentários:

  1. Congratulo-me com a homenagem merecida que este espaço fez ao "retratista".

    ResponderEliminar
  2. Tenho um enorme respeito, carinho e admiração por este Senhor! Justíssima homenagem que este blogue lhe fez. Parabéns!

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar