terça-feira, 21 de abril de 2020

A "IRMÃ" MAIS VELHA DA CAPELA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADE, DE LANHESES.




              A capela do Senhor do Bonfim, localizada rente à estrada nacional n.º 13, no lugar de Troviscoso, em Carreço, concelho de Viana do Castelo, é o modelo original da Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades que se ergue no adro da Igreja Paroquial da freguesia de Lanheses, do mesmo concelho; em cada um dos lados destes antigos templos, à esquerda do original e à direita na reprodução, erguem-se os cruzeiros em pedra lavrada datados dos meados do século XVIII e 1825, respetivamente, sendo que a data referente ao da Capela em Lanheses é reportada à da deslocalização do local onde antes se encontrava "dentro e debaixo da abóbada da Capela", de acordo com a descrição constante de "Subsídios para uma monografia", coligida pelo ilustre Professor Gabriel Gonçalves.


          Os monumentos terão sido edificados em 1741, o da freguesia de Carreço, da autoria do mestre João Pires Lavrador, e em 1756 estavam concluídas as obras sequenciais da estrutura atual, o de Lanheses.

          A capela e o cruzeiro do Senhor do Bonfim, ocupam um espaço relativamente reduzido estando cercados por um muro cuja altura permite uma visão total do conjunto. Um portão em grade, encerrado, não permite acesso livre ao interior.

         Não consta que alguma vez a fachada e a figuração original exterior mantida ao longo de séculos tivesse sofrido qualquer alteração aleatória, tendo sido respeitada a traça original pensada pelo seu criador.

         Estando junto a uma via rodoviária de trânsito normalmente muito intenso, que liga pelo litoral Viana do Castelo à fronteira em Valença, mesmo que seja muita elevada a multidão de pessoas que por ali passa, raros serão aqueles que se apercebem (não têm sequer tempo bastante para o fazer) da raridade e da riqueza criativa que possui a fachada principal do pequeno templo. Nem espaço suficiente há por perto onde seja permitido estacionar.

         Nesse particular, a Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, de Lanheses, está situada no enquadramento do amplo adro da Igreja Paroquial, sendo muito fácil o acesso ao local, além de que anualmente é celebrada no quarto domingo de julho uma grandiosa festa religiosa cristã em honra do Senhor Crucificado, a qual atrai um imenso número de devotos quer da freguesia como de forasteiros.


          
        


         









Fotos: doLethes
Remígio Costa 

1 comentário:

  1. E, as estátuas sempre ficam em frente da Capela do Sr. das Necessidades?

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...