sexta-feira, 17 de abril de 2020

(17) FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE




(17)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE.

 Esta formação pode ser referente à época de 1966/1967. Apesar de constar (em cima, à esquerda) na qualidade de responsável, nem todos os que a integram consigo identificar, designadamente, o que está entre o Zé Franco e o Horácio Lima, bem como o miúdo equipado de guarda redes, embora me pareça ser o Chico Agra, muito jovem ainda. Em baixo, apenas os dois últimos, Rogério Dantas e a seguir, Alcindo Pereira.

        1.1.- REGRESSO DO GDCP LANHESES À COMPETIÇÃO DA FNAT NA ÉPOCA DE 1965/66.

                 1.2.-NOMEADO DELEGADO DA EQUIPA PROPOSTO À FNAT.
                             1.3.-REGISTO DE JOGOS DE PREPARAÇÃO A PARTIR DE 28 AGOSTO.

          Mantendo o plano de preparação da equipa recorrendo aos jogos de natureza particular, ou amigáveis numa expressão mais recorrente, o GDCP de Lanheses jogou em casa no dia 28 de agosto contra uma formação designada por Inter Limarense FC, de Ponte de Lima, cuja existência terá sido efémera dado não ser conhecido curriculo que justificasse registo.

          Foram convocados para este jogo: Domingos Passos, M. Carolino, Batista, Veloso, Zé Franco, Fernando Pilo, Araújo, Álvaro Agra, Janota, Artur Vale, Rogério Dantas, António Miguel e Abílio Silva. O resultado terminou com empate de 2-2. Não constam outros dados sobre o jogo.

          Seguiu-se uma partida contra uma equipa recentemente formada na vizinha freguesia de Fontão, concelho de Ponte de Lima, o Real Fontanense, cujo resultado terminou com uma vitória por 5-1 da formação Lanhesense, a qual alinhou da seguinte forma: Domingos, Carolino, Zé Franco, Batista, Veloso, Fernando Pilo, Araújo, Álvaro Agra, Janota, Artur Vale, Alcindo Pereira, António Miguel e Abílio Silva.

           António Rocha, um central de boa estatura física, forte nas bolas pela ar, excelente visão de jogo e muita raça. Deixou marca própria.

            No dia 3 de outubro disputou-se um encontro entre o Lanheses e o Real Jardim, clube de Viana do Castelo; para este confronto o GDCPL escalou os jogadores seguintes: Domingos, Zé Franco, Viga, Artur Vale, Fernando Pilo, Rocha, José Alberto, Álvaro Agra, Alcindo Pereira, Janota, Rogério Dantas, Rogério Agra, Justino Arieiro e José da Rocha. Verificou-se uma saborosa vitória pelo resultado de 2-1 a favor da equipa local, atendendo a que o conjunto da cidade capital do nosso distrito era constituído por jogadores de qualidade e com bastante traquejo.

           Seguiu-se um jogo em Forjães, concelho de Esposende, no dia 17 de outubro, tendo o Lanheses averbado uma derrota pelo resultado de 2-0. Atuaram neste jogo, Domingos, José Rocha, Rogério Dantas, António Rocha, Fernando Pilo, Rogério Agra, Artur Vale, Janota, Álvaro Agra, Viga, Zé Franco, José Alberto, António Miguel e Justino Arieiro.


-PROPOSTA À DIREÇÃO DA FNAT, EM BRAGA, A DESIGNAÇÃO DE UM DELEGADO DO GRUPO DCP DE LANHESES.

-A FNAT OFERECE EQUIPAMENTO NOVO AO GDCPL

            Por ofício de 25 de outubro, a direção da Casa do Povo de Lanheses informa a direção em Braga da FNAT que designou para delegado da equipa REMÍGIO COSTA.
            Nota: nos apontamentos a que recorro coloca-se sob interrogação a designação (treinador?). Ora, o que então me foi solicitado e eu acedi assumir, foi a incumbência de assegurar o escalamento dos jogadores para formar a equipa nos jogos e assegurar a disciplina interna dos atletas, dado que por nesta altura exercia funções fixas em Vila Nova de Gaia, e apenas regressava e Lanheses nos fins-de-semana. Acompanhava a equipa no decorrer dos jogos e dava as indicações que entendia pertinentes baseados nos conhecimentos empíricos adquiridos enquanto jogador amador. 

                       Zé Franco, defesa do flanco esquerdo, sóbrio e seguro.

           Retomando a descrição dos jogos particulares, o GDCPL recebeu em Lanheses no dia 6 de novembro o conjunto de Forjães, em retribuição da visita efetuada que fizera àquela localidade. O jogo não correu bem para a equipa anfitriã que foi goleada pelo resultado de 1-6. Neste jogo fizeram parte da convocatória os seguintes elementos: Domingos, José da Rocha, José Alberto, Janota, José Franco, Álvaro Agra, Fernando Pilo, Rogério Dantas, Artur Vale, António Rocha, António Miguel, Justino Arieiro, Rogério Agra e Viga.

          A 13 de novembro, disputou-se o jogo Lanheses-Leões do Nosso Café (Viana do Castelo), terminado com o resultado de 3-4 a favor dos vianenses. Jogadores convocados: José Rocha, Zé Alberto, Viga, António Rocha, Fernando Pilo, Zé Franco, Artur Vale, António Miguel, Álvaro Agra, Rogério Agra, Justino Arieiro, Janota e Rogério Dantas.

          Manuel Carolino. Não guardo uma imagem bem nítida do seu estilo e forma de jogar, mas aparece muitas vezes na formação das equipas aqui tratadas.

            No dia 21 de novembro o GDCPL recebeu em casa o Real Fontanense, obtendo um triunfo por 3-0. Convocados: José Rocha, Viga, Rogério Dantas, Artur Vale, António Rocha, Justino Arieiro, Álvaro Agra, Rogério Agra, Fernando Pilo, Janota, António Miguel, Horácio Lima e Chico Vale. Como curiosidade, aparecem pela primeira vez na convocatória, Horácio e Chico Vale, ambos naturais da freguesia de Lanheses e que mais tarde fizeram parte das suas vidas nos Estados Unidos e em França, respetivamente.

             Em 27 de novembro o jogo em Lanheses o adversário da equipa local foi a do Desportivo do Carmo, de Viana do Castelo, tendo terminado com 0-1 favorável aos visitantes. Constam da convocatória os nomes: Domingos, José Rocha, José Franco, Fernando Pilo, Rogério Agra, Janota, Justino Arieiro, Carolino, Artur Vale, José Alberto, Viga, Rogério Dantas, António Almeida e António Miguel.


         Fez carreira curta por força da emigração. Jogava em habilidade, com altos e baixos.

           Aquele foi o último jogo particular da temporada do GDCPL, seguindo-se o regresso à competição corporativa organizada pela F.N.A.T., da qual a equipa Lanhesense deixara de fazer parte há cerca de cinco anos, pelas razões já descritas,  participação de que, posteriormente, aqui se dará conta.

(Continua)

Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...