quarta-feira, 22 de abril de 2020

(18)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE


(18)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE



        Em cima a contar da esquerda: Francisco Dias de Carvalho, presidente da Casa do Povo de Lanheses, Artur Vale, gr., Zé Franco, Manuel Carolino, Justino Arieiro, Viga, Fernando Pilo e Frutuoso, gr..
Em baixo, pela mesma ordem: Zé Alberto, Álvaro AXgra, Rogério Agra, Janota, Rogério Dantas e Zé Azevedo.

           1.1.- GDCP LANHESES É CAMPEÃO, PELA PRIMEIRA VEZ, DO CAMPEONATO CORPORATIVO REGIONAL DA F.N.A.T..
                  
                    1.2.- A ÉPOCA VITORIOSA DE 1965/66

                    A época de 1965/66 fica assinalada pelo regresso do Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses (GDCPL) à competição corporativa organizada pela FNAT, e pela conquista do primeiro título de campeão regional desta prova. Também pela primeira vez a Direção do GDCPL criou um regulamento interno estabelecendo diretrizes sobre o comportamento dos elementos que fazem parte do plantel principal.

 Francisco Dias de Carvalho, presidente da Casa do Povo de Lanheses.

                 1.3.-EQUIPAS INSCRITAS.
                 Inscreveram-se na prova oficial, os seis Clubes seguintes: GDCPLanheses, CD dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, GDCP de Freixo, GDCP de Lanhelas (Caminha), GD da Cedemi, (marca de uma fábrica de boinas), de Viana do Castelo, e GDCP de Santa Marta de Portuzelo.

                 1.4.-OS JOGOS
                 No jogo de abertura do campeonato coube ao GDCPL defrontar no seu parque desportivo uma das equipas considerada das mais fortes da competição, a dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Para a partida, foram convocados os seguintes jogadores: Zé Alberto, Zé Franco, Artur Vale, José da Rocha, Viga, Fernando Pilo, Justino Arieiro, Almeida, Rogério Dantas, Azevedo, Janota, e os irmãos Álvaro e Rogério Agra. O regresso à competição da equipa de Lanheses não podia ser mais auspicioso, ao bater o seu valoroso adversário pelo resultado de 3-1. Pormenor negativo foi a expulsão de Azevedo por tentativa de agressão a um adversário, que mereceu uma punição de dois jogos de suspensão.

               Na segunda jornada o GDCPL deslocou-se a Santa Marta de Portuzelo tendo obtido uma estrondosa vitória pelo resultado de 0-8!. Alinharam neste jogo os seguintes atletas: Artur Vale, Frutuoso, Manuel Carolino, Zé Franco, Zé Alberto, Viga, Fernando Pilo, Álvaro Agra, Janota, Almeida, Justino Arieiro e Rogério Dantas.

               Na terceira ronda o GDCPL foi defrontar a S. Julião de Freixo a equipa local, conseguindo manter a invencibilidade ao obter um precioso triunfo por 0-2. Alinharam: Rogério Dantas, Álvaro Agra, Rogério Agra, Manuel Carolino, Almeida, Justino Arieiro, Frutuoso, Artur Vale, Fernando Pilo, Viga, Zé Alberto e Zé Franco.

               Defesas, médios e guarda-redes



        Na quarta jornada o GDCPL voltou a jogar em casa, agora 
para defrontar uma das mais poderosas formações da prova, a equipa da CEDEMI, jogo que fica também assinalado pela inauguração de novos balneários. Fazem parte da convocatória os seguintes jogadores: Frutuoso, gr., Artur Vale, Rogério Agra, Fernando Pilo, Justino Arieiro, Zé Alberto, Zé Franco, Viga, Janota, Álvaro Agra, Almeida, Azevedo e Rogério Dantas. O resultado terminou com um empate de 1-1, sendo os primeiros pontos perdidos na prova pela equipa Lanhesense.


                  Em 16 de janeiro chegou o momento da maior espectativa para a equipa e adeptos do GDCPLanheses, com a realização do clássico confronto Lanhelas- Lanheses, a realizar no espaço sempre difícil da equipa da freguesia da margem direita do rio Minho. Para esta partida foram convocados as seguintes atletas: Artur Vale, gr., Viga, Rogério Dantas, Fernando Pilo, Justino Arieiro, Almeida, Rogério Agra, Janota, Zé Azevedo, Zé Franco, Zé Alberto e Frutuoso, g.r. suplente. Numa partida emocionante e renhida a vitória pendeu para os visitantes pelo resultado de 0-1, triunfo que veio reforçar a esperança dos Lanhesenses na conquista inédita da prova.

                 Na partida seguinte que deu início à segunda volta do campeonato, o GDCPL deslocou-se a Viana do Castelo para defrontar a equipa dos Estaleiros Navais, tendo conseguido nova vitória sobre os vianenses, agora por 1-2. A equipa jogou com, Artur Vale, Viga, Rogério Dantas, Zé Franco, Fernando Pilo, Justino Arieiro, Zé Azevedo, Almeida, Janota, Rogério Agra, Álvaro Agra, Zé Alberto, Carolo, Frutuoso e Horácio.


                           Dianteiros

                A jornada seguinte ocorreu em Lanheses, com a equipa local a receber e vencer o Santa Marta de Portuzelo, pelo resultado de 6-1. Jogaram: Artur Vale, Frutuoso, Zé Alberto, Viga, Zé Franco, Álvaro Agra, Fernando Pilo, Justino Arieiro, Zé Azevedo, Almeida, Janota e Rogério Agra. 

                Na oitava ronda da prova, o GDCPL, venceu o GDC Povo de S. Julião de Freixo, por 4-1. Jogaram: Frutuoso, Artur Vale, Viga, Zé Franco, Zé Alberto, Manuel Carolino, Justino Arieiro, Fernando Pilo, Álvaro Agra, Almeida, Rogério Agra, Janota, Zé Azevedo e Rogério Dantas.

                A 26 de janeiro o GDCP Lanheses foi a Viana do Castelo defrontar o GD CEDEMI, que, caso obtivesse uma vitória, sagrar-se-ia campeão da prova. Contudo, o triunfo foi obtido pela forte equipa da Cedemi pelo resultado de 2-1, ficando gorada a ansiada festa dos adeptos para comemorar o título. Ainda assim, o GDCPL apresentou um protesto com a alegação de que a equipa de Viana teria alinhado com um atleta indevidamente inscrito. Não há registo da decisão atribuída ao protesto.


                                      Frutuoso, gr.

               A última jornada da prova decorreu a 5 de março no espaço desportivo da equipa da CPLanheses, com a receção ao grande rival GD Casa do Povo de Lanhelas. O encontro terminou com um triunfo pelo resultado de 3-2 favorável aos donos da casa, que, finalmente, puderam festejar a conquista do primeiro título oficial da sua história. Jogaram: Frutuoso, gr., Artur Vale, Viga, Zé Alberto, Justino Arieiro, Fernando Pilo, Rogério Agra, Álvaro Agra, Batista, Manuel Carolino e Rogério Dantas.
               
               1.5.- GDCP DE LANHESES SAGRA-SE CAMPEÃO PELA PIMEIRA VEZ.
               Como se esperaria a conquista do campeonato que pôs fim à hegemonia que parecia inabalável da equipa do concelho de Caminha, o GDCP de Lanhelas, um triunfo inédito e categórico como como o que os Lanhesenses alcançaram com mérito absoluto, motivou uma tremenda manifestação de alegria por parte dos adeptos e envolveu grande parte da população, com foguetório, caravana de automóveis e bandeiras que só terminou altas horas da madrugada.


                                  Zé Alberto Rebouço.

 


(Continua)                    
A seguir:

           Torneiro quadrangular organizado pelo GDCPLanheses participação da equipa na fase nacional do campeonato corporativo de FNAT.

Remígio Costa
                

2 comentários:

  1. Pelos vistos não viste ainda as restantes publicações que fiquei de te enviar. ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos não viste ainda as restantes publicações que fiquei de te enviar. ABRAÇO

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...