quinta-feira, 23 de abril de 2020

(19)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE



(19)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE

       1.1.-TORNEIO QUADRANGULAR NOS FESTEJOS DA CONQUISTA DO TÍTULO DE CAMPEÃO.

                 Rogério Agra cumprimentando a equipa de arbitragem nos II Jogos Desportivos do Trabalho.

                  Para comemorar a conquista do primeiro título de campeão distrital de futebol corporativo organizado pela F.N.A.T, o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses (GDCPL) promoveu a realização no seu espaço desportivo um torneio quadrangular com a participação das seguintes equipas: CP de Santa Marta de Portuzelo, CD Real Jardim e CD Leitaria do Carmo, estes dois últimos de Viana do Castelo, e o clube anfitrião. Estavam em jogo a conquista de duas taças, uma para o vencedor com o nome de Taça Saches (uma marca de motorizadas de fabrico nacional muito em voga à época), e outra para a 3.ª equipa classificada com o nome do presidente da Casa do Povo de Lanheses, Francisco Dias de Carvalho.

                  Na primeira partida o GDCPL defrontou e venceu o Real Jardim pelo resultado de 2-0, ficando deste modo apurado para disputar a final, enquanto a Leitaria do Carmo bateu por 3-1 a equipa de Santa Marta de Portuzelo ganhando o direito de enfrentar o GDCPL. 

                  No jogo para atribuição do troféu respeitante ao 3.º classificado o Real Jardim venceu o Santa Marta pelo resultado de 2-0, recebendo assim o troféu Francisco Dias de Carvalho; na partida para apuramento do vencedor do torneio, o GDCP Lanheses venceu o Leitaria do Carmo por 1-0, conquistando a Taça Sachs.

                  Integrados na equipa campeã do torneio quadrangular participaram os seguintes atletas: Artur Vale, Zé Franco, Fernando Pilo, Viga, Justino Arieiro, Álvaro Agra, Rogério Agra, António Rocha, Janota, Zé Azevedo e Rogério Dantas.

                  1.2.-CAMPEÃO GDCPLANHESES PARTICIPA NA 2.ª FASE DO CAMPEONATO NACIONAL CORPORATIVO (ZONA NORTE).
                    Na qualidade de campeão distrital o GDCP Lanheses ficou automaticamente apurado para a 2.ª fase da zona norte do campeonato nacional corporativo de FNAT.

                    Num jogo a eliminar, o GDCP Lanheses teve por adversário o campeão do distrito de Vila Real, o GDCP de Favaios, com a partida a ser jogada no campo neutro de União Sport Clube de Paredes, no dia 17 de abril. Constituíram o grupo de jogadores convocados os seguintes atletas: Frutuoso, Artur Vale, Zé Franco, Viga, Justino Arieiro, Fernando Pilo, Álvaro Agra, Janota, Rogério Agra, Zé Azevedo, Zé Alberto, Manuel Carolino e Rogério Dantas.

                    Numa partida renhida e disputada com muita alma, o GDCP de Lanheses venceu a equipa transmontana pelo resultado de 4-3, ficando apurado para a segunda eliminatória onde iria defrontar a fortíssima equipa do C.A.T.M AMBAR, da cidade Invicta, no dia 24 de abril. Como era esperado a equipa da grande empresa do Porto mostrou ser claramente superior, e sem surpresa infringiu ao DDCPL uma pesada derrota por 5-1. Para além do valor da equipa adversária que jogava no seu próprio ambiente e mais folgada, a rapaziada de Lanheses sem apoio de adeptos e nada habituada a concentrações demoradas, não surpreendeu que alguns dos seus atletas acusassem desgaste anímico que os diminuiu num confronto em que seria necessário estar numa forma compatível com o valor da equipa adversária. Jogaram: Artur Vale, Zé Franco, Viga, Zé Alberto, Justino Arieiro, Fernando Pilo, Manuel Carolino, Zé Azevedo, Rogério Agra, Rogério Dantas, Álvaro Agra e Janota.

          Rogério Dantas  receber uma medalha em jogo da disputa de uma Taça


                    1.-3.- ATIVIDADE MANTIDA COM JOGOS PARTICULARES.
                               1.-4.- SANGUE NOVO RENOVA PLANTEL.
                      Finda a época oficial de 1965/1966, marcada pelo sucesso desportivo da equipa jamais obtido, a equipa do GDCP de Lanheses manteve a atividade desportiva através da realização de jogos de carater amigável. E não faltavam convites vindos de diferentes clubes e localidades dada o crescente prestígio de que a equipa passou a gozar.

                      Satisfazendo alguns daqueles convites o GDCPL deslocou-se a Forjães do concelho de Esposende no dia 7 de maio, sofrendo uma derrota por 5-1, tendo alinhado com os seguintes elementos: Artur Vale, Zé Alberto, Zé Franco, Viga, Fernando Pilo, Álvaro Agra, Rogério Agra, Manuel Carolino, Rogério Dantas, Janota e Garcia.

                     Entretanto, ao plantel do GDCPL chegaram novos jogadores que na reserva aguardavam uma oportunidade de integrar a primeira formação do clube, a maior parte jovens com naturalidade na freguesia. 

                     O plantel sofria frequentes alterações por razões já neste trabalho apontadas, quer porque se atravessava uma onde de muita emigração principalmente para França, serem escassos os que mantinham permanência fixada em Lanheses e nas redondezas quer por força da integração no exército quer pela necessidade de procurar trabalho nos locais de maior desenvolvimento habitacional, designadamente em Lisboa, ou porque enveredavam por carreira académica, além de que já poucos se adaptavam á vida rural na agricultura.    

                      Foi já com um plantel preenchido com algumas “caras novas” que o GDCPL foi jogar a Santa Marta de Portuzelo, para o qual foram convocados, Cunha, Artur Vale, Viga, Rogério Dantas, Rogério Pereira, Fernando Pilo, Casimiro Vale, Rocha, Rogério Agra, Janota, António José Agra (Tone Zé) e Rogério Fiúza. Os nomes dos novos atletas são os que estão preenchidos a negrito. Não consta o resultado deste jogo, referindo-se apenas que a partida teria decorrido numa ínsua formada no leito do rio Lima, onde apenas seria possível jogar na maré baixa uma vez que o local ficava coberto na subida da maré. Por essa altura, o clube de Santa Marta ainda não dispunha de instalações como agora possui. 

              Álvaro Agra e Zé Franco, entre duas lavradeiras minhotas, mostram a Taça Sachs e de 3º classificado, Francisco Dias de Carvalho.

                     1.-5.- FNAT CONVIDA O GDCP DE LANHESES PARA REPRESENTAR O DISTRITO NOS II JOGOS DESPORTIVOS DO TRABALHO.
                      O Grupo Desportivo da Casa do Povo foi oficialmente convidado pelo órgão que tutelava o futebol corporativo nacional, a FNAT, para representar o distrito de Viana do Castelo nos II JOGOS DESPORTIVOS DO TRABALHO, o qual se realizava na cidade do Porto com a participação de instituições desportivas de todo o país e em diversas modalidades. 

                       O jogo da estreia do GDCP de Lanheses ocorreu em 17 de outubro, tendo por adversário o GDCP de Urra, do distrito de Portalegre, e decorreu no campo do Ferroviários de Campanhã, no Porto. O resultado foi uma vitória da equipa de Lanheses pelo resultado de 2-0, com dois golos da autoria de Alcindo Pereira, resultado que garantiu a passagem à segunda eliminatória. Alinharam: Matos, Artur Vale, Pompeu, Zé Franco, António Rocha, Viga, Alcindo Pereira, Fernando Pilo, Rogério Agra, Janota e Rogério Dantas.
                      
                       No segundo jogo da competição, o GDCP de Lanheses repetindo a anterior constituição da equipa, teve como adversário o GD da Casa do Povo de Portimão, do Algarve, terminando o confronto com o resultado de 1-2 favorável à formação algarvia, cessando a participação na prova da equipa lanhesense.

                        1.-6.- NOVO EQUIPAMENTO E SUBSÍDIO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVOS BALNEÁRIOS PEDIDOS À DIREÇÃO DA F.N.A.T..
                        Com data de novembro de 1966, a Direção da Casa do Povo de Lanheses submeteu através de ofícios dois ofícios remetidos à Delegação da FNAT, em Viana do Castelo, um pedido de novos equipamentos justificando que a equipa apenas dispunha de um e que, “devido à sobrecarga de jogos necessitava de ter outro para ter como suplente”, (sic),  bem como uma subvenção com vista à construção de balneários compatíveis com as necessidades e o crescimento do Clube.

                         A época terminou em 13 de novembro, com a realização antes do início de nova edição da prova do campeonato, de um jogo-treino, sendo a equipa convidada o Santa Marta de Portuzelo, cujo resultado não ficou registado, e alinhado pelo Lanheses os seguintes atletas: Paula, Zé Franco, Artur Vale, António Rocha, Rogério Dantas, Viga, Janota, Casimiro Vale, Azevedo, N.N., Fernando Pilo e Rogério Agra.

                      A seguir: XXV Campeonato distrital da época de 1988/67.

(Continua)

Remígio Costa

3 comentários:

  1. Acho que uma das duas minhotas na fotografia e a minha tia casada com Antonio Mendes Afonso e a outra e a sua irma conhecida por Tana. e bom recordar bom tempos.
    fernanda australia

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que e tempo de "parar" com os hirois,e tempo de perguntar porque e que no tempo destes fenoneos o CENTRO de saude de Lanheses esta fechado! E perguntar a onde esta o pessoal que ali trabalhava.Tem la telefones de urgência mas ninguém atende! Estão em casa a receber o ordenada? Estão de baixa? One estao os doentes habituais que eram assistidos "que" todos os dias? Ja não ha doentes? Para que serve um Centro de Saude.Santa Marta esta aberto,Geraz esta aberto e o de Lanheses esta fechado. E de ter medo! de espantar!

    ResponderEliminar
  3. Comentário de 27 abril 11:27

    Pessoalmente, compreendo e questiono-me sobre o encerramento (?) do Centro de Saúde de Lanheses, quando os que refere no seu comentário, ainda com certeza condicionados, continuam a atender utentes. Não tenho resposta para isso, e a possibilidade de a obter, é igual à de qualquer cidadão. A situação constitui um atentado à saúde dos inscritos no Centro, principalmente para os que têm menos apoio familiar e meios a que recorrer para atender aos seus problemas imediatos de saúde. Não lhe recomendo que procure informações em serviços ou instituições sociais em Lanheses. Pode ficar ainda mais desiludido. Existem porque existem. Pode tentar a Junta de Freguesia, a Obra Social, a Casa do Povo, o carteiro,o padeiro, a GNR e esperar que lhe chegue tão depressa a resposta quanto a demora na remoção das estátuas fora da porta da Capela do Senhor do Cruzeiro...

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...