terça-feira, 28 de abril de 2020

(20)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE


(20)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE

Equipa do GDCPL vencedora do campeonato distrital corporativo da F.N.A.T., em 1966/1977, no jogo da festa da conquista. Inclui atletas que não participaram em qualquer jogo da prova.


       1.-1-GDCP DE LANHESES BI-CAMPEÃO DISTRITAL DA FNAT.



                Na época de 1966/1967, o GDCP de Lanheses vence pela segunda vez consecutiva o campeonato distrital corporativo organizado pela FNAT. 


                O XXV Campeonato teve início no dia 20 de novembro de 1966, com a participação de seis equipas: GD de Cerveira, CP de Santa Marta de Portuzelo, Casa do Povo de Lanhelas, GD CEDEMI, de Viana do Castelo, GD Estaleiros Navais, de Viana do Castelo e GDCP de Lanheses.


                Na primeira jornada o GDCP de Lanheses deslocou-se a Vila Nova de Cerveira, obtendo um empate a um golo. Não houve registo deste jogo, sendo desconhecida a formação da equipa.


                A segunda jornada decorreu em Lanheses a 27 de novembro, sendo visitante o GDCP de Santa Marta de Portuzelo, cujo resultado foi favorável à equipa de casa que venceu por 2-0. Para esta partida foram convocados: Batista, Viga, Rogério Dantas, Fernando Pilo, Paula, Zé Brandão, Artur Vale, Zé Franco, Álvaro Agra, Azevedo, Janota e Zé Rocha.


                No dia quatro de dezembro teve lugar o clássico GDCP de Lanhelas – GDCP Lanheses, partida que terminou com um empate a dois golos. Fizeram parte da convocatória: Casimiro Vale, Zé Azevedo, N.N., Fernando Pilo, Janota, Rogério Agra, Álvaro Agra, Artur Vale, Viga, Zé Brandão, Zé Franco, Paula e Rogério Dantas.


                Na quarta jornada o GDCP de Lanheses voltou a jogar fora de casa, deslocando-se a Viana do Castelo para jogar contra o CEDEMI, tendo feito parte da convocatória os seguintes atletas: Paula, Artur Vale, Batista, Zé Franco, Viga, Justino Arieiro, Casimiro Vale, Zé Brandão, Rogério Agra, Janota, Zé Azevedo, Rogério Dantas, Fernando Pilo e Horácio. O jogo terminou com o resultado favorável ao GDCP de Lanheses por 2-5.


                A quinta jornada decorreu com o jogo contra o GD Estaleiros Navais, tendo alinhado o Lanheses com a seguinte formação: Frutuoso, Batista, Viga, Zé Franco, Justino Arieiro, Artur Vale, Álvaro Agra, Janota, Rogério Agra, Fernando Pilo e Rogério Dantas, sendo suplente Zé Brandão. Não foi registado o desfecho da partida, presumindo-se ter a vitória pertencido ao Lanheses pelas razões que, oportunamente, serão aqui referidas.


                 No dia 6 de janeiro de 1967, o Lanheses recebeu no Campo dos Cutarelos o GD de Cerveira, para a qual foram convocados, Frutuoso, Fernando Pilo, Viga, Tino, Artur Vale, Batista, Justino Arieiro, Rogério Dantas, Rogério Agra, Horácio, Zé Brandão e Janota. Também neste jogo não se conhecem outros dados.


                Segue-se a deslocação a Santa Marta de Portuzelo, jogo do qual não há detalhes sobre a sua realização. Contudo, poderá inferir-se que nestas últimas três partidas a vitória pertenceu ao GDCP de Lanheses, atendendo ao facto desta equipa liderar a classificação à sétima jornada, com apenas dois pontos negativos os mesmos que teria se tivesse vencido todos os anteriores jogos. 


                 

                Porque:

                A pontuação era, então, atribuída da forma seguinte: O (zero) ponto por vitória, 1 (um) ponto negativo por empate e 2 (dois) pontos negativos por derrota, o que não deixa de me surpreender já que não recordo a prática desta contagem.


                  
            Rogério Agra e alguns colegas campeões da F.N.A.T de 1966/1967. Da esquerda: Artur vale, gr., Álvaro Agra, António Rocha, Rogério Agra, Janota, Viga, Rogério Dantas e Zé Franco.

              Segue-se a oitava jornada com novo clássico com a visita a Lanheses do GDC do Povo de Lanhelas. A partida terminou com um volumoso resultado de 5-1 favorável à equipa da casa, não havendo registos sobre o desenrolar da partida.


                  Das duas jornadas finais do campeonato sabe-se apenas que a equipa da CEDEMI não compareceu ao jogo contra do GDCPL, e o da última jornada onde se defrontaram o Lanheses e os Estaleiros Navais não se encontram dados registados.



                  Deste modo, o GDCP de Lanheses venceu, pela segunda vez, o Campeonato Distrital corporativo da 1.ª divisão organizado pela F.N.A.T..




Rogério Dantas, Rogério Agra e Janota, três jogadores fundamentais na conquista dos trítulos


                  1.-2.-PARTICIPAÇÃO DO GDCPL NO APURAMENTO PARA O CAMPEONATO CORPORATIVO. 


                    1.3.-ROGÉRIO DANTAS RIO CESSA AS FUNÇÕES DIRETIVAS QUE DETINHA NO G.D.C.P. DE LANHESES.


                           Como campeão distrital, o GDCP de Lanheses adquiriu o direito de participar, pela segunda vez consecutiva, na eliminatória do apuramento para a fase nacional da prova organizada pela FNAT. 


                            Tendo ficado isento de jogar a primeira ronda, na seguinte coube por sorteio ao GDCP de Lanheses a “fava”, isto é, teria que defrontar a fortíssima equipa da C.A.T.M. AMBAR, do Porto, o mesmo adversário que na época anterior havia vencido a eliminatória. O desiderato ficou resolvido no dia 14 de maio, em Vila do Conde, no antigo campo pelado do Rio Ave F.C., com o previsível afastamento da prova da equipa do concelho de Viana do Castelo.


                           Não há referências escritas sobre aquele jogo. No entanto, julgo tratar-se de uma partida na qual participei como responsável pelo escalonamento dos jogadores na formação da equipa Lanhesense, a qual não correspondeu ao que pretendido quer em relação à exibição que foi desastrada no primeiro período, e terminou com uma derrota por 7-1, com seis zero ao intervalo. Recordo que um dos elementos da defesa que habitualmente jogava com a camisola n.º 4, e lhe foi distribuída outra com número diferente, cujo nome omito pela consideração que me merece, não aceitou de bom grado a alteração tendo estado completamente alheado do jogo no decorrer do primeiro tempo, abrindo um “buraco” no bloco defensivo facilmente aproveitado pelos adversários. Foi ainda relevante o facto de não ter contado com um dos atletas fundamentais na estrutura da equipa, o qual se recusou a jogar porque lhe foi negada uma quantia monetária que exigiu para alinhar.


                               Álvaro Agra, campeão, mostra a taça.


                         Esta foi a última época na Direção do Departamento de Futebol do GDCP de Lanheses, de ROGÉRIO DANTAS RIO. No exercício das funções que lhe cometiam teve trabalho preponderante na organização e estruturação do futebol amador da freguesia, obtendo êxito no ressurgimento da popular modalidade em Lanheses, depois de um interregno de cerca de seis anos, premiado com os dois primeiros títulos oficiais conquistados pelo Grupo Desportivo da Casa do Povo. Como componente da equipa teve ação muito relevante cotando-se como um dos seus mais influentes elementos nos triunfos alcançados.

                       
                         A seguir:


                              - Eleição de nova direção do Departamento de Futebol do GDCPL para o biénio de 1967/1968 e 1968/1969.

                              - Época de 1967/1968 – Participação no XXVI Campeonato distrital corporativo.



(Continua)



Remígio Costa

                              



                   

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...