domingo, 17 de janeiro de 2016

VERA, A LUTADORA.





ARQUITETA DE FORMAÇÃO, LUTADORA POR OPÇÃO.


            Conheço a Vera há muito pouco tempo e o relacionamento entre nós resulta do facto de ela atender ao balcão, aos domingos, numa das pastelarias onde cavaqueio e consulto os jornais do dia, manhã cedo. Simpatizei com ela ao primeiro olhar: sorridente, maneirinha no tamanho, delicadeza no trato, leveza e graciosidade de movimentos à imagem de uma avoila saltitante na relva de um canteiro de jardim.  

- É arquiteta, diz-me um amigo sentado a meu lado depois de retirar dos lábios a chávena do café, na continuidade de uma elogiosa referência que antes lhe tinha feito agradado pelo modo simpático e diligente como ela atendia os clientes que chegavam.

Estava concentrado na leitura do JN pelo que decorreu algum tempo antes de ter noção do que ouvira. – Arquiteta? Brincas, Luís,  –Não, é verdade, retorquiu. - Queres ver? Vera, vem cá, por favor.

A moça (é ainda bastante jovem) veio até junto de nós, solícita e de sorriso aberto, pronta a atender-nos. - És, ou não, formada em arquitetura? Aqui o meu amigo parece surpreendido que seja verdade.

A Vera confirmou, de modo desafetado e tom de voz controlado.  Concluiu, vai já a caminho de dez anos, na Universidade do Porto, o curso superior de arquitetura. Desde então tem arduamente procurado exercer atividade compatível como as habilitações académicas que adquiriu, sem sucesso. A crise que deflagrou a partir de 2008 no Mundo teve impacto de calamidade trágica para a juventude portuguesa, sobretudo para os jovens universitários recém-licenciados.

Quis saber mais, porque senti estar em presença de uma vencedora inata,  alguém que tem uma história de vida que merece ser conhecida e relevada. A Vera, de início, pareceu algo desconfortável, tímida mesmo; não sabia o suficiente a meu respeito para partilhar dados pessoais, mas, perante a minha insistência e pelo que da minha postura social já pôde avaliar, foi-se abrindo. É natural de e vive na Correlhã, uma progressiva freguesia perto da vila de Ponte de Lima, da margem esquerda do rio Lima, onde completou o nível secundário de estudos. Tem duas irmãs e todas vivem com a mãe, viúva de alguns anos. Enquanto folga da árdua busca a desbravar o caminho que gostaria fosse o da vida para o qual afincadamente se preparou, junta-se às irmãs e à mãe na criação de animais domésticos e de aves de capoeira e na exploração de uma pequena horta familiar cavando, semeando, plantando e colhendo produtos que vai depois vender com elas na feira quinzenal de Ponte de Lima.

Depois do êxito da Universidade não era aquele o rumo certo que esperava a sua vida tomasse. Porém, não desistiu de encarar a realidade do momento e foi para a luta disposta a transpor as barreiras que se opusessem à concretização do seu primeiro objetivo por maiores e imprevistas que elas fossem.

Decorrido todo um tempo de incertezas e também de algumas frustrações pelo caminho parece, finalmente, abrir-se para a Vera uma janela de oportunidade com a perspetiva de vir a confirmar-se a promessa recente de trabalho que lhe oferecem na área do enoturismo, que a enche de esperança de vir a cumprir o maior dos seus sonhos: exercer atividade afim do curso para que se preparou. Não adiantou pormenores nem pedi que o fizesse. Pensei para mim que a aplicação, a abnegação, a fidelidade aos afetos e princípios de solidariedade familiar e a crença em si própria a levariam a encontrar o caminho certo para a realização pessoal que soube conquistar. Avaliei isso desde que a vi pela primeira vez. A Vera merece-o e vai consegui-lo. É uma vencedora.


Remígio Costa.



3 comentários:

  1. Amigo :

    Pelo que dizes a Vera é um exemplo a seguir por muito boa gente !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Voces nao vivem neste planeta. a VERA nao e um exemplo . A Vera e mais uma de tantos neste pais que voces construirao.tantos elogios porque nao tem conhecimento do pais onde vivem.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo 01:50

    Não, não vivo. Sou de Marte e estou cá de passagem. Pelo que parece o amigo tem feito muito pelo nosso (seu?) pais...

    ResponderEliminar

VAGA NO CENTRO DE SAÚDE (PREENCHIMENTO DE)

                 Segundo notícia publicada no semanário vianense "A Aurora do Lima" na edição de ontem, 28.03.2024, pelo Conselho ...