Drª Ana Maria Craveiro Malheiro Pereira da Castro
Licª em História (UC)
Professora jubilada do ensino secundário com exercício docente em vários estabelecimentos de ensino, designadamente no Externato liceal e Escola EB 2,3/S, em Lanheses, onde concluiu a carreira.
Tem residência nesta freguesia na Quinta de S. Filipe a qual pertenceu ao seu pai Capitão Gaspar M. Pereira de Castro, emérita figura da freguesia de Lanheses (Viana do Castelo).
»«»«»«»«»«»«»«»«»«.
Vou relembrar alguns aspectos de Lanheses do meu tempo de menina. Hoje tenho 84 anos...
Recordo com saudades as cantigas que se ouviam de manhãzinha e ao fim da tarde quando os grupos iam e vinham dos trabalhos agrícolas.
Por exemplo, as lavradas: à frente dos bois quase sempre uma mulher e ao arado um homem. Os outros, de enxada na mão, endireitavam a terra.
Nos prados cá de casa eram mais ou menos quinze pessoas. Ao lado dos bois, a comer os bichinhos da terra, várias lavandiscas. Havia sempre um garrafão de vinho (coberto de palhinha) para animar as hostes e dar forças para aqueles trabalhos, que eram pesados.
A agricultura era completamente diferente naquela época. Era uma vida simples, havia com certeza mais miséria, mas havia também uma alegria sã que hoje não notamos.
Oh, Lanheses doutras eras
Oh, Lanheses do passado
Que não havia tractores
Se lavrava com o arado.
(O texto não segue as regras do Acordo Ortográfico)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
VILA HISTÓRICA DE LANHESES!
VILA HISTÓRICA DE LANHESES – 1 Lanheses já foi Vila, Por decreto Real, Da Rainha D.Maria I Que reinava em Portugal. ...

-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Que bom é "rever" a Drª Ana Maria, de quem tive o privilégio de ser aluno. Lembro-me muitas vezes desse tempo e da forma paciente e carinhosa como ensinava. Posso afirmar que ainda hoje retiro proveito dos seus ensinamentos, numa altura em que não fui tão bom aluno como a Drª Ana Maria era professora. Bem haja professora!
ResponderEliminarFui aluno da Ana Maria do terceiro a quinto ano.Fantastica Senhora! Um dia durante uma aula de historia, ela convidou-me a abandonar a aula porque
ResponderEliminarme deu um ataque de riso (Talvez ela se lembre foi Cardial Saraiva) dizendo-me quando parasse
de rir para voltar! Mas eu nao voltei! Quando acabou a aula ela, muito simpatica disse:-Entao nao
voltaste? Resposta:-Ainda continuo a rir!…e fomos para a aula de geoagrafia! Sempre me encostou a " esquerda na politica"
e nunca me perduou! Foi sem duvida uma grande senhora que me marcou na minha vida e a custo consegui formar-me.Desejo-lhe muitos anos de vida e com saude,Um beijo de respeito e muito obrigado.
Carlos Castro
ResponderEliminare Anónimo de 26 de Janeiro O1:53
Dei conhecimento escrito dos comentários à drª Ana Maria, a qual ficou agradada com as considerações formuladas a seu respeito. Contudo, não conseguiu identificar o episódio relatado no comentário anónimo.
Remígio Costa
Mas identifica o aluno! Pois tambem era de Lanheses.Um Abraco doutora.
ResponderEliminarAnónimo 28.01. 17:43
ResponderEliminarA DRª Ana Maria não tem a certeza de quem se trata pelo que não quis adiantar um nome.
RC.
Muito cedo me encontrarei com e so com a Dr. e lhe relavelarei quem foi e
ResponderEliminarquem sou. E tudo acaba aqui.