domingo, 24 de agosto de 2014

A FESTA DOS BOMBOS.

    


   Às doze horas deste sábado 23 de Agosto teve lugar na na Praça da República a tradicional  "Revista dos Gigantones" que concentra no local mais característico de Viana do Castelo, várias fanfarras que desfilam em círculo na Praça ao som simultâneos de dezenas de bombos, enquanto as enormes figuras dos gigantones e os pequenos cabeçudos evoluem em movimentos grotescos no centro do espaço onde se aglomeram alguns milhares de pessoas a assistirem ao desfile.

       O barulho é ensurdecedor durante mais de meia que dura a espetacular exibição ininterrupta das fanfarras que, em determinados momentos a ao longo do percurso que repetem três vezes, param para uma exibição própria. 



       Antes do desfile, na Praça de visita incontornável para quem visita Viana do Castelo,   num coreto junto ao monumento de Caramurú e Catarina Ipaguaçú, vai animando o ambiente com composições de música popular que alguns pares mais afoitos aproveitam para uns passos de dança. À sua volta e nos lados laterais da Praça, engrossa à medida que se aproxima a hora prevista para o inicio da "Revista" como o número de espetadores que também se apinham nas escadas do chafariz e nas varandas dos prédios ao redor, com o Taurino Viana Clube a ficar "à cunha" quando a "festa dos bombos" principia.

       Nas sacadas do edifício dos antigos Paços do Concelho, algumas figuras da administração camarária, designadamente o presidente José Maria Costa acompanhado da artista plástica Joana Vasconcelos, que é a presidente da Comissão de Honra deste ano das Festas  d'Agonia deste ano, a vereadora da Cultura e, Francisco Sampaio, o "pai" do Turismo da região norte e principal figura da organização da Romaria mais famosa de Portugal há vários anos.

       A Romaria da Senhora d'Agonia termina amanhã, domingo, dia 24, realizando-se pelas 16:39h a Procissão Solene da Senhora d'Agonia. Depois das 21:30 decorrerão concertos musicais na Praça a República e no Jardim Marginal onde se concentram as últimas atividades da Festa com exibição de vários Ranchos Folclóricos, para, pelas 00:00 principiar a sessão de fogo de artifício no estuário do Lima concluída com  a espetacular cascata de luz que formada na ponte Eiffel.
      
                                  ANTES DO DESFILE, NA PRAÇA DA REPÚBLICA
                     INÍCIO DA RUA MANUEL ESPREGUEIRA.

                                                  PRAÇA DA REPÚBLICA







                                A CHEGADA À PRAÇA DOS GIGANTONES.











                                    AS FANFARRAS PREPARAM-SE PARA O DESFILE.




O PÚBLICO ALINHA JUNTO AOS PRÉDIOS PROCURANDO A SOMBRA.
OUTROS, ENFRENTAM O SOL





UMA VISTA PELO ROTEIRO.

NO ANTIGO PAÇOS DO CONCELHO ENTIDADES AGUARDAM O COMEÇO.
                              
                               PRONTOS. PRINCIPIA O DESFILE.








































                                 DRONE



































JOANA VASCONCELOS, ATENTA.





                             
                                 ESPIÃO DE OLHO ABERTO.










JOSÉ MARIA COSTA E A PRESIDENTE DE HONRA 2014.





                    A "JOANINHA" DÁ UMA ESPREITADELA A IMITAR A MÃE.



                               A TERMINAR,


                               VISTA A PARTIR DO INÍCIO DA RUA DA BANDEIRA.





                                                                    FIM, ATÉ AO ANO.

Fotos e texto:
Remígio Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário