sexta-feira, 27 de abril de 2012

JÁ HÁ FILHOTES NO NINHO DAS CEGONHAS-BRANCAS!

   Nova ninhada foi saudada por uma "esquadrilha" da espécie que sobrevoou o ninho.

                         Há indícios de terem nascido já os filhotes do casal de cegonhas-brancas do lugar da Feira. Tendo vindo a observar o que se vai passando no ninho construído no cima da chaminé do edifício da antiga Casa do Povo, pude verificar que os dois progenitores pousavam na borda do ninho e, com os seus longos bicos, procediam à limpeza do local onde têm as crias. Entretanto, um grupo de quatro aves da mesma espécie sobrevoou a baixa altura o local em círculos curtos como que querendo conhecer os novos companheiros da mesma espécie, reagindo o casal com o estridente som que emitem batendo os seus bicos ponteagudos e executando movimentos semelhantes a vénias abrindo, ao mesmo tempo, as suas longas asas como se estivessem a anunciar o feliz acontecimento.

                   Infelizmente, só pude registar o curioso ritual através da imagem de telemóvel, mas, apesar da pouca qualidade da fotografia (onde ficou registada uma das quatro aves que referi), não resisti a divulgá-la para referência futura.

2 comentários:

  1. Sem ofenca o Sr. quere dizer NINHO

    ResponderEliminar
  2. Anónimo.

    Concerteza. Foi um pequeno percalço de digitação de tecla que corrigi de imediato.
    Obrigado.
    RC/.

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...