sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA FREGUESIA DE LANHESES"

  

                        A Junta de Freguesia está a preparar a celebração do Dia da Freguesia de Lanheses, criado no ano transacto, a qual vai decorrer no próximo domingo, dia 29, tendo preparado para celebrar condignamente a efeméride algumas cerimónias públicas alusivas à data.

         As iniciativas previstas compreendem a colocação de uma coroa de flores no túmulo dos Ricaldes existente no interior da Capela-Mor da Igreja Paroquial, a hora ainda não determinada mas que deverá ser antes ou no fim  da missa dominical das 11 horas, devendo estar presente um representante da família da Casa do Paço dos Condes de Almada, a que pertenceu.

         Pelas 17 horas haverá lugar na
sede da Junta de Freguesia uma sessão pública para a qual foi convidado o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, com vista à apresentação de um livro idealizado e compilado pela Junta de Freguesia  com o título "Lanheses a preto e branco", composto por fotografias a preto e branco, antigas, e, de textos a elas alusivos de que se encarregaram diferentes autores,  estando a apresentação a cargo de Benjamim Moreira, doutorado em Linguística - Filologia Portuguesa e actual Director da Escola Secundária de Santa Maior Maior, em Viana do Castelo.
  



35 comentários:

  1. E,no meu ver, um pouco assustadora a atitude da junta de freguesia de Lanheses, em relacao as comoracoes de que? Fundacao da freguesia? Nao.
    Comemorar a elevacao a Vila? Tambem nao. Esta rendicao a "nobreza" sem fundamente politico... ou sera mesmo com um fundamente magalomino da parte da junta da freguesia.Marcar de novo:-A nobreza,o clero e o Povo.
    A historia de Lanheses, foi feito pelo Povo humilde e trabalhdor, que muitas das vezes trabalhou por um "malga" de caldo de Sol a Sol para todos esses antepassados para que agora a freguesia se sinta humilhada por tal distincao. E um exagero fazer carregar tanto a nos como a todos esses "hirois" um passado cheio de fome , miseria e exploracao.

    ResponderEliminar
  2. Enfim! Não percebem nada! Não quer conhecer e saber a história da sua freguesia também não quer saber nem conhecer a sua história. É inútil tentar explicar alguma coisa! Nem a metralhadora lá vai! Infelizmente destes a história não reza! " o povo humilde , os nobres, o trabalhador, os comerciantes, os industriais, o futebol, as associações... isto é a história , isto é Lanheses"! São poucos a pensar desta forma tão mesquinha e com tanta pequenez. José Eudardo

    ResponderEliminar
  3. Tem razao, e assim composta a nossa Terra! E, como o Senhor dis e muito bem, e de facto de louvar todo o povo humilde (Com uma coroa de flores) o trabalhdor (Com uma coroa de flaores) os comeciantes (Com uma coroa de flores) os Homens do comercio, da industria,das associacoes (Com uma coroa de flares)! Assim nao so se ex[licaria "alguma coisa" como tambem se poderia lembrar (Com ramos de flores) todos aqueles que lutaram para que nos, hoje, o sr, e todos nos possamos ter este Lanheses como foi um Jose Pereira Agra,Francisco Dias de Carvalho, Capitao Castro,Pe.Manuel (Que trouce o ensino secundario para Lanheses. e que nnessa altura alguns dos doutores de hoje andavam a estender estrume na veiga por que os pais nao tinham dinheiro para os mandar estudar para Viana) ,Domingos Da Rocha Santos que deu de comer a muito gente no tempda segunda guerra, Domingos das Teresas, O "Aviador" todos eles grandes industriais ( Nunca meu caro amigo foi preciso andar de metralhador em ponho!) A e para todos estes nao sao precisos COROAS de flores, porque sao de sangue bem vemelho. Bem Vermelho! Estes tentam esquece-los para se valorizarem a ekes proprios Quanto as consideracoes no ultimo comentario, continue a dizer e afirmar. E um envento da junta para proveito proprio.

    ResponderEliminar
  4. O Ex.mo Senhor Jose Eduardo eu fico a pensar que "ingnorantemente" o senhor esta-se a meter em ceara alheia...(com todo o respeito pelo seu desabafo!)

    ResponderEliminar
  5. Nao entendo, Sr. Jose Eduardo onde e que o Sr.e que se justifica para dizer" Enfim! Nao percebem nada!" Eu por sorte ou pr acaso tenho a historia de Lanheses escrita pelo Inspector Gabriel Goncalves em minha casa-O Senhor tem? Tambem por sorto tenho a coleccao de todos os jornais que em tempos circularam em Lanheses. tais como. O Noticias deLanheses. A Vaz de Lanhees e o boletim Paroquial do tempo do Saudoso Pe. Alberto, 0 srm tem?por isso o senhor, penso eu que foi infeliz no seu comentario ( Embora com o direito de o fazer) E deixe-me terminar com este ditado antigo-"Coitado de quem nas ouve, que nas diz desabafa!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este è mesmo da qinta culuna dor de cotovelo por haver pessoas a fazer algumas coisas na terra

      Eliminar
  6. Ex.mo J.Eduardo fique so com mais esta ,por favor. A nobresa nao faz parte da domocracia. nem da nossa nem de nehuma democracia no Munda, claro que eles adoptaram-se a democracia para se manterem com os previlegios e continuarem a manter a distincao entre o Ser Humano! Se por acaso o sr, e de sangue "azul" eu ca fico a respeitalo mas, so como meu semelhante. Entendidos?

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber qual a razao de tal comemoraçao ( desde o ano passado ) e por que motivo foi escolhido o dia 29 de abril???
    agradeço a quem me puder responder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 1793 a 29 de Abril, a então Rainha de Portugal, D.ª Maria, outorgava foral a esta aldeia elevando-a a vila e sede concelhia englobando as freguesias de Fontão, Vila Mou e Meixedo; tendo, após esse facto protocolar, passado a ser nomeada como Vila Nova de Lanhezes (na antiga toponímia). Completam-se, portanto, 219 anos desde essa data histórica para a nossa aldeia e, no meu entender, justifica-se que se comemore! Para progredirmos com sucesso no futuro e acompanhando o desenvolvimento dos tempos modernos, não podemos nunca desvalorizar o passado nem tão pouco ignorá-lo. E estas novas gerações, nas quais me incluo mas não me revejo, tendem a esquecer todo um valioso património físico e cultural que as gerações anteriores nos legaram!

      Mais tarde, mas ainda em pleno período Monárquico, Mouzinho da Silveira e a sua reforma administrativa e local do território nacional, desclassificaram de novo, Lanheses, passando-a de vila concelhia para o patamar de aldeia, tal como se manteve até aos dias de hoje.

      Cps

      Sérgio Moreira

      Eliminar
  8. Já por mais e uma vez escrevi, e mantenho, que o anonimato é, por regra, a arma dos cobardes. Já desafiei- e volto a fazê-lo- estas eminências pardas que tudo sabem, que tudo fazem (?)e que tudo criticam, a dar a cara para que o povo Lanhesense, que parece quererem defender, e apresentem um projecto de governação da freguesia credível, tornando Lanheses (ainda) mais atractiva ao nível económico, cultural, desportivo, etc. Contudo, continuo a verificar que, sob a capa cobarde do anonimato, apenas sabem dizer mal. Nisso, são campeões do "bota-abaixismo". Mas, como alguém escreveu antes de mim, também não passam duns pobres ignorantes. Não vivem no século XXI. Não conseguiram libertar-se do peso da ignorância, passados que são já cerca de 40 anos do 25 de Abril e, face ao que escrevem, de mais de um século de regime republicano. Não aparecem nos eventos culturais, nas reuniões, nas assembleias.Não conhecem a história de Lanheses. Mas, para "tapar olhos", lançam alguns nomes (seriam estes os que queriam escrever ou nem sequer os conhecem?, a quem Lanheses deve tributo, e outro(s)que entorpeceram a freguesia, metendo-os, erradamente, todos no mesmo "saco". Por mim, o trigo deve ser separado do joio. Finalmente: os eventos realizados pela Junta são para os Lanhesenses, mercê do trabalho, da dedicação e da competência do Executivo que, em boa hora, tomou conta dos destinos de LANHESES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sr josè alberto boa malha de qualquer maneira nao è preçiso ser muito intelegente para ver que numca houve nimguem a fazer amdar lanhezes para a frente como as pessoas que estao atualmente hà frente da freguesia de botas a baixo està o mundo cheio boa comtinuaçao david pereira

      Eliminar
  9. Ex.mo Senhor Alberto Amorim ja por mais que um vez foi-lhe e explicado que o anonimato e um direito que existe para ser usado, e como por vezes ja o autor deste blog referriu, com respeito pelo seu semelhante.Eu nao me referiu, como o sr.,a pessoas mas a actos, a pensamentos que nao coicidem com os meus, e, fique sabendo vou manter este previlegio que tenho ate que o autor deste blog decida em contrario. Por no meu ver,nao aceitar esta ,
    "Coisa" penso, e se calhar o sr. tambem, que a minha intencao e tirar o valor ao trabalho desenvolvido ate agora, pela degssima junta. Nao eu nao sou assim tao radical. Por tudo que li no seu comentario. o sr. confunde adversario como inimigo (Sempre foi assim).Eu nao tenho inimigos tenho sim honrados adversarios meu caro senhor.Os nomes que foram lancados sao todos nomes que a mim, como lanhesens me merecem o maximo respeito, talvez a si nao, talvez e so o senor saiba,(paciencia).Para separar o tirgo do joio nao sei bem em que peneira,francamente o senhor iria ficar...Bom o senhor tambem esteve na junta, caro senhor e..tapetou o largo da feira a basalto que agora esta no lugar do monte! Verdade ou mentira? Deixou construir vacarias junto ao cemiterio! Verdade ou mentira? Mandou prender presidente da camera com a ansia do poder.Verdade ou mentira? Pr tudo isto eu penso que o senhor nao e o homem indicado para vir para aqui fallar de um modo tao arrongante, e quechar-se que lhe tapam os olhos. Nao sera que e o senhor que nos quer tapar os olhos a nos? Nao esta de acordo com os nomes que sitei,por que nao e verdade? Que interesse tem o senhor em ficar tao ofendido? E, para finalizar a junta a esta junta tenho que ficar so recnhecido pelo todo traballho.Que sou contra essa, na minha otica,"fantuchada"eu sou. Por a nobreza nao tem lugar em democracia. Nao estenda o seu comentario para fora das fronteiras do seu dominio.

    ResponderEliminar
  10. Mas o sr amorim o sr.tambem foi presidente da Junta de Lanheses, e o que foi que fez? Pode me contar? O deixou a freguesia no tal atrazo que fala? O sr.a falar assim da impersao que o sr. foi um hiroi na nossa terra! Eu deixou-nos num explendor as portas do seculo XXI como o sr.altivamente se apregoua comtra tudo e contra todos que nao afine pela sua vitola!!! Ora,ora (perdoa-me se estou a faltar a caridade)mas ate a caridade tem limites.

    ResponderEliminar
  11. Mas afinal que e que este sr. esta a defender e a quem e que ele esta a insultar. Nao percebo o que ele anda a aqui a lutar! Nao me digam que quer voltar a ser presidente da junta da freguesia

    ResponderEliminar
  12. Mas sr nao e que e fiscal das financas?

    ResponderEliminar
  13. Na minha opinião, e não me querendo em arvorar em advogado de defesa dos membros que compõe o executivo da Junta-de-Freguesia da nossa aldeia, que se diga, nem disso precisam, porque sabem muito bem defender-se, quanto mais não seja com o empenhado trabalho que têm realizado em prol da freguesia (prova mais que dada); concordo no entanto, com o apontamento dos anónimos, embora que escritos de forma abrutalhada e rude, acerca da chamada "Nobreza"; que muitas vezes deu com uma mão, mas (e há sempre um mas), outras tantas retirou com a outra!

    Considero despropositada a critica ao executivo da Junta e posso afirmar que o mesmo fará a devida homeagem ao povo anónimo e trabalhador, que fez da freguesia com o seu suor e com o seu trabalho o que hoje ela é: dinâmica, progressista, culta, ordenada e muito verde; com o lançamento de um fantástico e apelativo livro a "Preto e Branco" de todo um prodígioso manancial histórico com ilustrações desse mesmo povo e classe trabalhadora, lanhesenses anónimos como todos nós! Haverá melhor homenagem a quem trabalha? Poderá haver com certeza, mas que esta forma de o homenagear também é soberba, lá isso é!

    As portas da Junta estão por certo abertas a todos os conterrâneos e lanhesenses que queiram participar de mais uma iniciativa por parte da edilidade, portanto, não participará da homenagem e nem tão pouco a saberá entender, quem tão somente não compareça! E aparecendo, como eu irei aparecer, então aí, se não gostar de todo, poderei criticar, caso contrário não tenho a meu favor o ónus da critica, por nem sequer saber o que estou a criticar! Missas não frequento; bajular a dita "nobreza", muitíssimo menos, mas, que participarei com muito prazer das actividades que homenagearão o trabalho e todo um povo laborioso como o lanhesense, isso o farei por certo!

    Bem hajam todos e, VIVA LANHESES!

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  14. Os comentários do “anónimo”, que deixou de o ser, pelo menos para mim, demonstram à saciedade o caracter (a falta dele) do seu autor. Algo a que já nos habituou. Algo que, felizmente, os Lanhesenses bem conhecem. Não passam de “terrorismo verbal” digno de um sucessor do famigerado Bin Laden que, felizmente, os Americanos silenciaram. Armado em conhecedor da história da freguesia; autoproclamado “democrata” de canudo, pela escrita sem nexo depressa se chega a ele. E não é preciso ser inteligente, nem sequer ter cursado uma qualquer universidade desconhecida onde o doutoramento foi, certamente, comprado. Ataca tudo e todos. No que me diz respeito, não posso deixar de lhe dar troco. A que propósito chama à colação a minha qualidade de Inspector de Finanças, actividade que exerci com dignidade inatacável e a que ascendi por mérito próprio em concursos nacionais? Fui Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, com toda a honra, para servir os Lanhesenses que, no segundo mandato, me conferiram uma vitória esmagadora, e isto no tempo das vacas magras. Não fiz muito, reconheço, e por isso me penalizo. Mas onde é que andava o anónimo (que deixou de o ser) quando se possibilitou a todos um caminho que não existia para poder passar uma ambulância, ou se lhes colocou a iluminação, que só havia na estrada nacional? Quem defendia e quem obteve, no Gabinete do Ministro da Educação da altura (Dr. Roberto Carneiro) o compromisso para a construção da escola Secundária contra os interesses instalados à volta da vergonha que era o externato?
    Finalmente: como fala em adversários, se não tem coragem de dar a cara? Por mim pode ficar descansado: não tem estatura suficiente para que alguma vez o considere meu inimigo, sequer meu adversário.

    ResponderEliminar
  15. Nao ha duvida que o dr.Ezaquiel e os seus directos colaboradores, principalmente o Sr. Helio Franco (A alma do sucesso) tem feito um bom trabalho, contudo eu nao sou obrigado a concordar com tudo. Todos nao erramos aqui ou ou "acula".O que e estranho e que seja todos estes elugios so ,como quere o sr amorim, atribuidos a junta sem lembrar que tudo o que foi feito ATE AGORA, teve o apoia da Camera SOCIALISTA! E, aquim sim querem-nos tapar ps OLHOS, com todas estas "Paragonas!"

    ResponderEliminar
  16. Ponto de ordem aos comentadores deste blogue.

    Lembro a todos que, quaisquer comentários, devem restringir-se, EXCLUSIVAMENTE, aos assuntos aqui tratados, devendo os que o queiram fazer abster-se de referências do foro pessoal ou familiar ou a ocorrências que não se relacionem com os temas aqui abordados.

    É normal e democrático que se discutam ideias e pontos de vista alternativos, sem complexos de superioridade ou constrangimentos irrelevantes.

    O autor.

    ResponderEliminar
  17. Para cintinuar, sr. Amorim afinal o sr nao responde as minhas "acusacoes" que eu tanto estava a espera, porque ainda ha mais...claro que eu sei que o senhor nao tem respeito nenhum seja por quem quer que seja..mas quanto a mim a opiniao de V,cia nem me aquece nem me arrefece,francamente! Tenho que informar que, inflimente, nao tenho curso superior nehum. Poderia ter tirado o curso na escola de mosarrete em Viana mas os meus pais sempre foram pobres e nunca tive tio nenhum que andasse comigo pela mao.O senhor acusa-me de "torrorista" aqui so demonstra a sua fraqueza...os seus rabos de palha..A minha intencao nao seria entrar nestes ataques pessoais, mas o sr, e perito nestas andancas, pois bem iremos ate ao fim. Seja bemvindo eu estou ca dentro das minhas possibildades para lhe responder "a letra"

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado ao Sr.Sérgio Moreira que me esclareceu sobre a comemoraçao do dia da freguesia.
    Acrescento so um pequeno comentario: nao me parece ter sido uma escolha muito apropriada, pois Lanheses ja nao é VILA NOVA de LANHESES!!!!Parece uma escolha um tanto ou quanto pretenciosa (a meu ver,claro).
    Quanto aos outros comentarios, e sobretudo as criticas, continuem a criticar, pois a critica é necessaria para haver progresso!
    Mais uma vez "bem haja" sr.Sergio. também consulto o seu blogue. Obrigado pelas imagens que nos da de Lanheses.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigado pela sua intervencao, com logica,sensatez e o bom senso que sempre o caractizou atraves da sua vida. Um forte abraco Sr. Remigio Costa.

    ResponderEliminar
  20. LLOOOLLL DEUS ME VALHA SE PERCEBO ALGUMA COISA DESTES HOMENS DE LANHSES. DEVEME ESTAR COM BICHAS SÓ PODE. ORA FALAM BEM, ORAM FALAM MAL, HAJA QUEM OS ENTENDA.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro anonimo de 12.51PM nao e este o caso aqui sr. comentador. Temos e devemos aplaudir as boas obras, as boas ideias e as boas accoes, venham elas de adversarios ou de inimigos ,isso, entendo eu ,e tenatr ser justo sem distincao de posicao social de credo ou de cor.
    Eu, creio que ,a minha liverdade de expresar a minha opiniao, nao seguenifica que nao tenha que aceitar outras opinioes em forma de vassalagem, a nao ser que me provem que eu estou errado. Aceito que nao sou tao letrado como os srs. comentadores,mas penso que, tambem sei ser "rude" se necessario.Resumindo para responder a sua preocupacao:-Critico como Lanhesesens o que eu (repare)entender ser ou estar mal e (repare) apoio o que merece ser apoiado.Tudo numa troca de respeito por respeito, sem ser necessario ter o que inflismente nao tenho um portugues irodito.!!!

    ResponderEliminar
  22. Ao perceber e saber quem é este anónimo emigrante(fora de Lanheses)retiro tudo o que disse não porque não quero entrar na polémica e discutir com seriedade todas as questões! com todos os intervenientes!mas ao saber e perceber quem era o meu interlocutor(americano) anómimo recuso-me a conversar com este senhor! não tem estatuto moral e intelectual, não tem categoria, não tem educação, para dar opinião seja do que for e muito menos falar da freguesia de Lanheses que muito estimo!com pessoas sem estatuto, com pessoas que aquilo que as move são os interesses pessoais( dar um dedo de um porco para logo de seguida receber uma quantidade de porcos)recuso-me a falar com esse senhor. Lanhesenses abram os olhos este só aparece e só fala porque tem algum interesse que o move e está a preparar terreno!recuso-me falar com este senhor!josé oliveira

    ResponderEliminar
  23. Afinal este anónimo é o americano advogado? o tal da licenciatura? Por isso ele fala também do pdr. Barreiras. Ccom toda a franqueza não diz nada de jeito é uma no prego outra na ferradura. no mesmo texto é contradição em cima de contradições. Realmente é uma vergonha!Pensa que tem tudo que sabe tudo! Mas dá para perceber que nada percebe e nada sabe!A camara é socialista e não era nas juntas anteriores e alguma vez se fez aquilo que se está a fazer! Não quero com isto dizer mal das anteriores juntas. Mas uma coisa é certa a camara era e é socialista! E nada foi feito daquilo que tão bem estar a ser executado.A nobreza não faz parte da história de Lanheses!talvez faça parte da história de lanheses a exploração que se fazia no estrangeiro quando um português emigrante pretendia um visto para poder se legalizar!Dar algum crédito! Merece algum diálogo! Nenhum! Nada!José Eduardo

    ResponderEliminar
  24. Ao Sr José Alberto Amorim :
    Ja mais do que uma vez li os seus comentarios neste blogue e impressionou -me a sua linguagem!!! Para quem ocupou cargos como o Senhor, (desculpe que lho diga) essa linguagem de "vomitos" "terrorismo" "Bin Laden" e nao sei que mais... fica-lhe muito mal.
    Ou sera ela representativa de certos Senhores que nos governam e levaram o pais ao estado em que se encontra???
    Assinatura: MAIS UM ANONIMO, neste blogue cujo autor merece todo o meu respeito e simpatia.

    ResponderEliminar
  25. Como nota de entrada, espero que o autor do blogue me permita uma breve nota na linha do reparo que fez sobre os comentários que aqui vêm sendo lançados: que não seriam aceites os que fugissem ao tema tratado e aqueles que visassem ataques pessoais e familiares. É com espanto que ao consultar um blogue que muito apreciamos veja, depois desse reparo, considerações que nada têm a ver com o tema em discussão, mas sim com a minha pessoa, com a governação, socialista, da Câmara de Viana e com a (des)governação social-democrata do País. Não tendo mandato partidário, nem sendo militante de qualquer partido, não posso deixar passar em branco a tentativa de “lavagem” de uns (PS) nem a acusação a outros (PSD). Se é verdade que a Câmara Municipal de Viana, socialista, apoia Lanheses –o que permitiu aos actuais autarcas da nossa freguesia ter feito aquilo que só os “cegos” não querem ver -, também é verdade que, como alguém já escreveu, em mandatos anteriores, com Camara socialista, os apoios existiram e a obra………bom, cada um compare e julgue, mas com seriedade. Já no que respeita ao actual estado do País, ora governado pela coligação PSD/CDS, parece que anda meio mundo esquecido de quem o deixou neste estado. E se não concordamos com as medidas tomadas, todas ou parte delas –pessoalmente, considero algumas desajustadas, e sinto na pele isso -, o certo é que a margem de manobra não parece ser muita (não sou eu que o digo: são os entendidos em economia e macro-economia). A finalizar e em resposta a “mais um anónimo” (o mesmo de sempre, estou certo): a linguagem que utilizo, sendo dura, tem rosto, não se esconde atrás de “anonimatos”, não se “arma em vítima”. Também não representa ninguém, nem tem pretensões de o fazer. Há muito que me deixei de “paninhos quentes”.
    E porque decorreu, já, o dia da freguesia de LANHESES, a que neste blogue muito justamente o sr.Remigio Costa dá eco, também me quero associar, aqui, num voto de louvor/parabéns pelo brilhantismo da cerimónia, de que o lançamento do livro “Lanheses a preto e branco” foi o expoente máximo.

    ResponderEliminar
  26. José Alberto:

    Reconheço a pertinência do seu reparo relativamente à permissão de alguns comentários aqui inseridos, por isso, alertei para a contenção dos seus autores no que respeita a assuntos fora do âmbito e conteúdos do blogue, advertência que reitero, sob pena de eliminar aqueles que me pareçam lesivos do direito à imagem própria da cidadania de cada um. Esclareço-o de que já o fiz concretamente em relação a este post e estou determinado a manter, no futuro, o mesmo critério.

    Espero compreenda o incómodo que representa fazer de censor e de conter o impulso imediato de rejeição de alguém que se expressa de acordo com os seus conhecimentos, cultura e...educação.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  27. sou vermelho por ser benfiquista! cor partidária não tenho! não sou de esquerda nem de direita! já balanciei na esquerda e na direita democrática porque sou moderado!prefiro estar atento e ser objectivo e coerente nas decisões que tomo!! atribuir o esforço, capacidade,o dinamismo e a qualidade desta junta à camara é deveras muitoooooo...patético! atribuir a crise deste país ao actual governo só de um lunático/fanático por um determinado partido, neste caso PS!....josé oliveira

    ResponderEliminar
  28. este blogue tem me dado comheçimemto de quaze tudo que se passa na nossa terra mas hacho que està a haver muitos piques è pena nao adianta nada guerrinhas inuteis pois fiquem todos os comentadores sabemdo que a vida sao dois dias e um jà passou comprimentos força lanhezes e obrigado sr remigio david pereira

    ResponderEliminar
  29. Sr José Amorim,
    Sou aquele que assinou "mais um anonimo" e que o sr comentou "o mesmo de sempre,estou certo", queria dizer-lhe que o sr esta errado. E a primeira vez que lhe dirijo um comentario porque acho a sua linguagem muito baixa e até mesmo reles.
    HA OUTRAS MANEIRAS DE NOS EXPRIMIRMOS... sem ir buscar o "terrorismo" "Bin laden" etc.... SO QUERIA ESCLARECER ISTO.

    ResponderEliminar
  30. eu não tenho duvidas! é ele mesmo! o de longe! agora começa a vitizar-se!um anónimo lanhesense que muito aprecia o progresso e o muito que está a fazer-se em Lanheses.

    ResponderEliminar
  31. Como os homens sao!!! Criaram uma imagem, desvendaram um anonimo e chamaram-lhe o que ha de pior que se podera chamar a um ser Human. Faz-me lembrar o Cervantes e as suas "figuras" tambem imaginaveis! Assim, aqui vai D.Quixote de La Mancha montado no seu cavalo e atraz, todos os Sancho Pancas montades nos seus burros para combater um inimigo, que no final nao era senao um moinho de vento...

    ResponderEliminar
  32. Viva meus Senhores Anónimos e não Anónimos
    Gostaria de os cumprimentar a todos bem, porque "amo" todos vocês, Lanhesences que se prezem, infelizmente alguns apenas meus conhecidos pessoalmente, mas, tal não me é possível pois algumas das palavras aqui escritas nos comentários ferem-me pelo seu teor, maldade e ignorância. Aos mesmos também não os vou rebater neste sítio pois o nível do seu discurso é tão baixo e não me merece a pena, sequer. A outros os saúdo e, de entre eles alguns houver que não me conhecem bem, além de querer aprender convosco, discutirei com prazer o que penso da "Nobreza", mais daquilo que acho que a minha família fez ao longo da história pelos seus vizinhos, que os tentou sempre atender como se de sua própria família se tratasse, e de expor o que ela gostaria tanto de fazer em prol da freguesia, mas, que tem sempre cautela porque há muita injustiça e desconfiança contra ela na actualidade, nesta pseudo-democracia vigente, mas que começa mesmo muito antes, desde que os Almadas perderam ao lutar contra o liberalismo, no poder até aos dias de hoje, e tem tido cada vez maior dificuldades, de exercer e sobreviver nesta vida com a desejada honestidade com que foi educada, como todos vocês portugueses que o são, etc.
    Venho então aqui sim, no seguimento deste artigo, aproveitar para dar um estreito abraço de congratulação ao excelente trabalho desenvolvido pela actual Junta de Freguesia de Lanheses, ao autor deste blogue, mais um aos muitos e estreitos amigos que temos desta nossa querida Santa Eulália de Lanheses, aqui e lá fora no estrangeiro, onde não escapam certos antigos presidentes da junta. Bem-haja.
    Assinado por: Dom Lourenço de Almada, um lanhesence de berço e coração, e igualmente com muita honra representante do título de nobreza Conde de Almada e Avranches

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...