sexta-feira, 30 de julho de 2010

VIRADO AO N.

          A VOLATILIDADE DAS CONVICÇÕES POPULARES.

          Pedro Passos Coelho, tendo ganho as eleições para a presidência do PPD/PSD, adquiriu o estatuto de líder do maior partido da oposição passando, mercê disso, a concitar sobre a sua figura as luzes dos holofotes das câmaras e microfones de tvs  e dos gravadores e máquinas fotográficas dos jornalistas, sedentos de proporcionarem às audiências dos media que representam a imagem e discurso do jovem político candidato ao lugar de primeiro ministro.

          Seja num congresso ou numa inusitada visita a um bairro social degradado, um pequeno gesto ou um banal comentário saído de uma "figura pública", depois passados numa panóplia de noticiários escritos e falados até à exaustão, contribuem decisivamente para a construção de uma popularidade que influencia inevitavelmente as sondagens que forem feitas sobre essa figura, independentemente das qualidades ou propósitos interessantes de que for possuidor que justificasse a opção do voto do inquirido.

        Passos Coelho, há escasso tempo atrás, merecia a confiança e o apoio de 47.7%  dos auscultados para, hoje, ficarmos a saber que 10,4% já não acreditavam nele. A volatilidade das convicções populares...

        Há uma semana atrás televisões e jornais serviam em doses de "pague dez euros e coma até rebentar", o "incrível" acontecimento de um pároco deslocado, por determinação do seu superior a quem deve obediência, de uma aldeia onde exercia há alguns anos para outra. Uma multidão de "fiéis", presumivelmente apoiantes do pastor deslocado e, não duvido, muito católicos, apostólicos e romanos, manifestavam a sua reprovação pela decisão bispal de punhos fechados no ar, olhos esbugalhados e furibundos esgares, quiçá misturados de impropérios (não audíveis) e invasão de instalações a obrigar a intervenção policial que, não fosse a presença das forças da ordem, parecia termos regressado ao PREC (Plano Revolucionário em Curso) do pós 25 de Abril...

       Na último domingo, foram divulgadas imagens no interior da igreja onde se celebrava a MISSA, com os presentes a exibirem a boca fechada com adesivo de cor preta.

       Não duvido que TODOS os presentes se afirmam CATÓLICOS, APOSTÓLICOS, ROMANOS, PRATICANTES...


      Nós e as nossas "firmes" convicções.



       

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...