quarta-feira, 14 de julho de 2010

CEGONHA BRANCA FERIDA!

 Parece tratar-se do Farmacêutico, a ave ferida.

      
           Cerca das 16h40 de hoje fui informado de que uma cegonha estava em dificuldade, por ter caído ao chão em consequência de choque numa oliveira, num quintal a escassos metros onde está o ninho, estando incapaz de retomar o voo.

           Dirigi-me ao local e constatei que a ave apresentava a asa esquerda descaída e, no peito do mesmo lado, sinais de ferimento.

           Foram de imediato contactados os serviços regionais do Parque Regional Peneda-Gerês, em Esposende, a fim de me esclarecerem do procedimento a adoptar, o que foi obtido pela voz de um funcionário.

           Entretanto, por sugestão do presidente da Junta de Freguesia, prof. Ezequiel Vale, que fora informado do assunto, desloquei-me a Ponte de Lima e, numa clínica veterinária a ave foi submetida a exame radiológico, não revelando a chapa qualquer fractura. Foi-lhe aplicado um antibiótico para prevenir infecção das lesões que apresentava.

           Cumprindo o aconselhamento dos serviços do Parque Regional, acolhi a ave ferida no meu domicílio para, no caso de reunir condições para isso, amanhã a deixar em liberdade.

           Não pude esclarecer se se trata de um dos progenitores ou de um dos filhotes (os quais já fazem pequenos voos nas imediações do ninho), sendo certo que, até há hora deste post só duas cegonhas se avistam no ninho.
Aqui, a asa ferida não parece muito atingida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...