sexta-feira, 9 de julho de 2010

ABERTURA DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E BIBLIOTECA

   
Abriu, hoje, na sede da Junta de Freguesia de Lanheses, instalada no lindo edifício da antiga escola primária, uma exposição de fotografias versando aspectos e figuras da vida social, cultural, desportiva e costumes da freguesia do primeiro quartel do século XX. Nas paredes da sala que se destina ainda ao funcionamento de uma biblioteca aberta ao público em geral, foram expostas algumas dezenas de fotos testemunhando actos públicos relacionados com visitas de entidades governamentais, inaugurações de melhoramentos, actividades artesanais e etnográficas, desporto, exploração de minério, olaria e manifestações religiosas.

          O acto, que suscitou o interesse de um assinalável número de visitantes desta e doutras localidades, foi apresentado numa cerimónia quase informal pela leitura de um texto a cargo de uma jovem estudante local, Ana Catarina Rocha, onde foi destacada a natureza e relevância das fotografias expostas e o seu significado histórico como repositório das memórias de gerações que contribuíram para o desenvolvimento da freguesia.


         O presidente da Junta, professor Ezequiel Vale, produziu a seguir uma breve alocução para realçar os objectivos e o processo dinâmico do evento reiterando o seu empenho em prosseguir com o projecto de valorização do acervo cultural de Lanheses e a valorização e engrandecimento do Núcleo Museológico criado em 2008.
 Ana Catarina Rocha, lendo o texto sobre a exposição.

 Ana Catarina, Ezequiel Vale, Maria José Guerreiro, Fátima Agra e Manuel Paraíso.
    
         A Câmara Municipal fez-se representar pela vereadora da cultura, drª Maria José Guerreiro que, no uso da palavra, fez questão de manifestar o seu agrado pela iniciativa, tendo dirigido aos seus mentores palavras elogiosas e incentivadoras.


         Entre o numeroso público presente estiveram algumas figuras públicas da área política e docente, designadamente o presidente da Comissão Concelhia do PSD dr. Eduardo Teixeira, o engº Paulo Vale, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo dr. Hermenegildo Costa e o Director do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, dr. Agostinho de Sousa Gomes.

 
Artur Gomes e Eduardo Teixeira.

 A prospecção, compilação e tratamento histórico das fotografias cedidas pelos familiares dos antepassados a que respeitavam esteve e cargo da drª Fátima Agra, prof. Filipe Rocha, engº Jone Costa e dr. Manuel Paraíso, com a colaboração estreita do próprio presidente da junta, prof. Ezequiel Vale.
        A exposição pode ser visitada nos dias e no período de funcionamento dos serviços administrativos de forma gratuita e sem necessidade de marcação prévia.

2 comentários:

  1. Tanto parolo junto!
    Não há trabalho em Lanheses?

    ResponderEliminar
  2. Escrevo apenas para felicita-lo pelo excelente blog que administra que prima pela qualidade da informação e pela "rapidez" que as noticias aqui aparecem.
    Foi por muitas vezes a fonte de informação sobre do que na minha terra se passava enquanto estive fora dela.
    Um muito obrigado pelo seu trabalho e que continue por muito tempo!
    Cumprimentos,
    Gabriel Pereira

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...