domingo, 4 de julho de 2010

CAMINHAR NA ESPUMA DAS ONDAS DO MAR.

      "GAIVOTAS" em terra (sem tempestade no mar).

   Foi em Castelo do Neiva (Viana do Castelo) que se realizou a Caminhada de Verão, incluída no programa "Vencer a Idade Com Saúde" da Câmara Municipal do concelho, de parceria com a Turma da referida freguesia.

Preparando a partida.

         A acção decorreu ontem, sábado, com início às l6H40, com um grupo de mais de seis dezenas de participantes de diferentes idades, a partir do largo do campo de jogos local, tendo como coordenador principal o professor de educação física João Viana, cuja chegada ao local da partida aconteceu 1h15 minutos após ter sido iniciada.
  Aí vão os primeiros.

         O percurso constituiu um aprazível passeio à beira mar na sua quase totalidade, com o fundo musical do suave bramido das ondas a enrolarem-se na areia da extensa praia a beijar os nossos pés e a carícia da brisa refrescante a inundar os pulmões. Os barcos, descansavam na areia, da faina da noite anterior e, no famoso mercado de peixe fresco da lota tradicional ao ar livre de de Castelo de Neiva, já se calaram as vozes típicas das leiloeiras.
 Esta, deve ter sido das boas....

         Do programa constava uma visita ao museu temático existente no moderno Centro Cívico, que a delegação de Lanheses aproveitou para conhecer. É um repositório duma actividade típica da zona marítima de Neiva, relacionada com a apanha do sargaço, onde estão representados os principais artefactos e típico vestuário dos sargaceiros, que vale a pena visitar e conhecer.
 O "2X2" compacto e híbrido ultra-pesado adaptado à areia da praia.
O sargaço e a copa protectora.

         A próxima acção a cumprir faz parte da celebração do Dia Mundial da Conservação da Natureza, vai realizar-se na vila de Darque (Viana do Castelo) no dia 31 de Julho corrente, pelas 16h00, sendo a concentração feita como habitualmente junto da Pousada da Juventude (à antiga Praça de Touros).

Embaixada do Dragão, em Castelo do Neiva.
         

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...