segunda-feira, 7 de junho de 2010

VIRADO AO N


Habitações trogloditas.
CappadocciaChimneys2.jpg


FAZER FÉRIAS CÁ DENTRO.

          O meu plano de férias para este ano há muito que estava traçado. E a decisão de romper com os destinos turísticos preferidos de muitos portugueses, também.
         Adeus praias e hotéis de Cuba, Tailândia, Fortaleza, Bora-Bora, Tunísia, Seicheles, safaris no Quénia, Tanzânia ou Gorongoza, camelos e pirâmides do Egipto, roteiros bíblicos da Terra Santa, maravilhas do mundo no México, Perú ou Índia, e outros tantos lugares paradisíacos por essas sedutoras e longínquas terras espalhados, amplamente recomendados pelas agências especializadas e  bronzeados excursionistas que por aqueles paraísos se deixaram seduzir.
          Para este ano o meu projecto incluía uma passagem por Viena. Sim, isso mesmo, Viena de Áustria, a cidade das valsas imortais, do lendário Danúbio. E, porquê, esta opção? Eu digo: foi naquela cidade austríaca que o Futebol Clube do Porto foi campeão europeu pela primeira vez e, ainda que se diga que não se deve regressar a um lugar onde se foi muito feliz ali gostaria de voltar, mas, ainda mais motivado porque, num cemitério local, se encontra sepultado Bella Gutman o qual, após ter obtido para o clube de que era treinador, o Benfica, idêntico troféu (facto ocorrido há tanto tempo que são muito poucos os benfiquistas que dele guardam memória...)  foi despedido logo a seguir sem compaixão e pinga de reconhecimento para não lhe aumentar os vencimentos.
          Desagradado, o excelente técnico húngaro, lançou um anátema sobre o emblema da águia que devia excluir o clube lisboeta de vitória idêntica nos próximos 100 (!!!) anos (!!!). Como, aquele clube é um dos concorrentes à Liga dos Campeões na época que se avizinha, tinha intenção de colocar no seu mausoléu uma coroa de flores não vá ele, seja lá onde estiver, esquecer-se de que ainda faltam cumprir muitos anos até que a excomunhão perca a validade...
         Tive, contudo, de alterar o destino face ao patriótico e sentido apelo do Presidente de "todos os portugueses" . Estava mesmo entusiasmado com a perspectiva de voar até à Turquia e conhecer Capadócia e embebecer-me na contemplação dos templos cavados na rocha dócil, ainda mais do que ele ficou quando, cândidamente deleitado, descreveu a cena de felicidade da vaquinha com os tubos da ordenha enfiados nos tetinhos e permitir a dádiva do seu leitinho, ou, melhor poder compreender o êxtase experimentado pela Drª Maria, sua esposa, subjugada perante a beleza das maravilhas de Capadócia, quando o acompanhava na visita oficial ao país que já foi encruzilhada do mundo.
         Como o momento não está para extravagâncias, vou esquecer as maravilhas e o exotismo das construções recentemente visitadas pela comitiva presidencial  e seguir o seu conselho de governante poupadinho e precavido: vou inscrever-me numa das muitas excursões organizadas pela senhora Lúcia, peço à Maria ( Vale, não Cavaco...) para fazer um bom farnel e vamos os dois até Balazar, Póvoa de Varzim, de autocarro de luxo (acho que tem retrete e ar condicionado) fazer uma visita à santinha Alexandrina!
        Só a "massa" que se poupa, nê!
       

         

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...