quinta-feira, 17 de junho de 2010

MORTE SÚBITA DE DESPORTISTA

      
           RICARDO LARANJO DANTAS (PILO), era um jovem de apenas 29 anos com uma grande paixão pela prática de futebol. Praticava-o, presentemente, na equipa de Bertiandos, depois de ter passado pelos escalões de formação do Limianos e Lanheses, tendo-lhe sido detectado neste último clube um problema cardíaco que desaconselhava a prática daquele desporto. Ontem, no decorrer do treino habitual da equipa que representava, terá sido acometido por uma paragem cardíaca tendo resultado infrutíferas as tentativas para evitar o sua morte.
          O Ricardo Dantas não tinha residência nesta localidade mas toda a sua família tem aqui as suas raízes. O seu pai, Armando Lima Dantas (o Armando Pilo), já falecido, foi durante vários anos atleta do União Desportiva de Lanheses e o seu tio, Fernando Lima Dantas, é o bem conhecido Fernando Pilo, cujas qualidades demonstradas ao serviço do mesmo clube o levaram até ao Limianos, que representou durante várias épocas como jogador de grande valia e muito popular na vila de Ponte de Lima.
          O seu funeral realiza-se, hoje, sexta-feira, pelas 18h00, saindo o féretro do salão Paroquial de Santa Comba (Ponde Lima) para o cemitério da mesma freguesia.

5 comentários:

  1. Só para rectificar.
    Não sei quem inventou essa historia do escalões de formação, dos Limianos e Lanheses, pois o mesmo (Pilo), na classe de formação não praticava futebol mas sim "HOQUEI" em Patins na ADL.
    Depois, o mesmo não praticavam futebol em clube algum, nem o incidente se deu em treino algum. Deu-se sim num jogo entre amigos, sem qualquer competitividade alguma.

    No decorrer dum jogo que não era habitual, o mesmo (faleceu), por razões desconhecidas pois, a única coisa que pode provar o que realmente originou tal CASO, seria uma autopsia ao próprio que acabou por não ser feita.

    Isto sim, é a verdade. Não que as pessoas ouvem ou gostam de ouvir para depois contar o que melhor "se enquadra".

    ResponderEliminar
  2. Após ter tido conhecimento da morte do jovem Pilo, procurei junto duma familiar colher informação sobre o infausto acontecimento, mas sem grande sucesso. Posteriormente, através de notícias que saíram na imprensa, verifiquei algumas imprecisões e incorrecções em relação ao que escrevi no meu post, mas que não tive oportunidade de as esclarecer atempadamente, junto da família, onde todos me conhecem e com que mantenho relações de muita amizade.
    Por isso, tomo como credíveis, por plausíveis e de boa fonte a informação do comentário de wildcat, sem prejuízo de rejeitar veementemente o conceito formulado no último parágrafo do mesmo, que de modo algum se ajusta à natureza das pessoas em que parece pretender incluir-me, por ser de todo contrário ao meu carácter e formação cívica.

    ResponderEliminar
  3. Eu tinha que postar, não para acusar o autor do blog, mas para as pessoas que lêem saberem a verdade, é não o que se anda por ai a dizer. É que logo a seguir ao dia do acontecido, já se ouvia as maior barbaridades acerca do assunto. Eu como um familiar próximo do mesmo e um dos presentes no campo de futebol no dia, acho absurdo alguns comentários que se fazem no dia a dia, assim como uma falta de respeito pelo mesmo.

    Fica aqui um agradecimento meu, ao autor do blog por ter sido compreensível.

    ResponderEliminar
  4. Esclarecer a verdade dos fatos é um ato de responsabilidade social. Estou fazendo uma pesquisa sobre morte súbita de atletas - mesmo atletas de fim de semana. Há um fato de que a prática do esporte faz bem e há um fato de que muitos perecem na prática de esporte. Uma média de noventa óbitos por ano no esporte profissional - não sei se nos EUA ou se no mundo. De todo modo, é muita morte que podemos evitar com um simples eletrocardiograma.

    ResponderEliminar
  5. Informativo HRC - Ceilândia-DF

    Tanto quanto sei "vox populi" este desportista sucumbiu quando jogava futebol com amigos, por não ter sido possível a reanimação feita localmente. Ao que parece, a este atleta já havia sido detectado, em idade júnior, um problema que não aconselhava a prática de competição desportiva.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...