sábado, 5 de junho de 2010

AS ALMINHAS DE LANHESES (VII)

       
                                                Esta caminhada descomprometida que promovemos pelos locais da freguesia onde ainda perduram os nichos, ou o que deles permanece, mais conhecidos por alminhas na tradição popular, termina no Lugar de Campelo onde se encontra a única das que aqui divulgámos ainda  objecto de atenção dos devotos e muito bem preservada.
        As alminhas a que nos referimos estão localizadas numa pequena habitação onde ainda há poucos anos existia uma padaria da propriedade dos Firminos, da família Dantas de Brito, a qual terá sido a primeira edificada no local por um tal Miguel da Igreja, oriundo da vizinha freguesia de Vila Mou e, presentemente, na posse das irmãs Maria de Lourdes e Alice Gonçalves Dantas de Brito, sucessoras na árvore genealógica daquela bem conhecida família lanhesense.

        Como acima se refere, as referidas irmãs têm a seu cargo o zelo e manutenção das alminhas, que, por se encontrarem junto à berma da estrada nacional 202 são fáceis de referenciar pelos muitos passantes no local que lhe continuam a dispensar a maior veneração.
        A imagem interior representa Nossa Senhora do Carmo vendo-se ainda figuras em atitude de prece, em bom estado de conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...