sábado, 5 de junho de 2010
AS ALMINHAS DE LANHESES (VII)
Esta caminhada descomprometida que promovemos pelos locais da freguesia onde ainda perduram os nichos, ou o que deles permanece, mais conhecidos por alminhas na tradição popular, termina no Lugar de Campelo onde se encontra a única das que aqui divulgámos ainda objecto de atenção dos devotos e muito bem preservada.
As alminhas a que nos referimos estão localizadas numa pequena habitação onde ainda há poucos anos existia uma padaria da propriedade dos Firminos, da família Dantas de Brito, a qual terá sido a primeira edificada no local por um tal Miguel da Igreja, oriundo da vizinha freguesia de Vila Mou e, presentemente, na posse das irmãs Maria de Lourdes e Alice Gonçalves Dantas de Brito, sucessoras na árvore genealógica daquela bem conhecida família lanhesense.
Como acima se refere, as referidas irmãs têm a seu cargo o zelo e manutenção das alminhas, que, por se encontrarem junto à berma da estrada nacional 202 são fáceis de referenciar pelos muitos passantes no local que lhe continuam a dispensar a maior veneração.
A imagem interior representa Nossa Senhora do Carmo vendo-se ainda figuras em atitude de prece, em bom estado de conservação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO
ILUMINAÇÃO DE NATAL Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário