terça-feira, 28 de junho de 2016

SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, A GRANDE CELEBRAÇÃO RELIGIOSA DE LANHESES (Viana do Castelo)

            
            É (de longe) a verdadeira e mais sentida celebração religiosa da freguesia de Lanheses (Viana do Castelo) e, com justificada relevância entre as que ocorrem no distrito, a romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades,  cuja imagem à escala normal de Cristo Ressuscitado sobraçando a Cruz numa figuração pouco comum, está na Capela com aquele nome com uma fachada figurativa religiosa de grande riqueza e originalidade, localizada no adro da Igreja paroquial.

            A tradição destas festividades perdem-se na bruma dos tempos estando enraizada na vocação católica cristã da freguesia mas também amplamente difundida em crentes de outras paragens. A adoração pelo Senhor do Cruzeiro tem enorme dimensão entre a diáspora lanhesense bem manifesta nas abundantes evocações que assiduamente se constatam e no apoio que os ausentes nas várias partes do mundo lhe dedicam, ao ponto de aqui se deslocarem expressamente de longas distâncias na data em que a festa ocorre.

            O ponto alto dos diferentes atos religiosos que a celebração contém é, incontestavelmente, a grandiosa procissão levada a efeito no dia principal do evento, cujo figurativo e rigor do desfile atingem a perfeição. Ao longo do itinerário que vem sendo seguido mais modernamente, o qual passa pelo centro cívico num percurso estimado a rondar dois mil metros, há sempre um considerável cordão de pessoas a assistirem à solenidade com a concentração e interioridade espiritual notável.

           Como é comum nestas manifestações populares os seus promotores procuram preencher os programas com variadas ofertas de diversão e índole cultural, como é o caso da escolha de bandas de música clássicas procurando contratar as mais famosas que atraem numerosos forasteiros. Para os mais jovens são os conjuntos musicais que constam do cartaz os quais prolongam a noite dos fogos de artifício com que todas as festas são animadas. Também não há arraial sem barracas de comes e bebes e parque de diversões para crianças e adultos.

          As ofertas constam do programa abaixo inserido que convido a ler e  ponderado para uma adesão a este grande evento da freguesia de Lanheses.

            
(Com um clic alarga o tamanho para mais fácil leitura)



Remígio Costa



1 comentário:

  1. As nossas saudosas festinhas tão queridas, para quem emigra é uma alegria viver estas maravilhosas festas.
    Um grande obrigado ao S. Remigio Costa por este site, que todos os dias consulto e que nos dà noticias do nosso lar.

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...