Praça da República com vista para Santa Luzia
Com previsão favorável de ausência de chuva e acentuada subida da temperatura ambiente para os próximos dias abriu ontem, quinta feira dia 16 e terminará no próximo domingo, a IX Feira Medieval de Viana do Castelo, a qual se desenvolve em algumas ruas e praças do perímetro do antigo burgo de Viana entre a Praça da República e a rua Grande (antiga rua da Piedade), a ocidente, estendendo-se a parte do Jardim Público cerca do Café Girassol, a sul.
De acordo com dados inseridos na edição da passada quinta feira do jornal "A Aurora do Lima" haverá cerca de duzentos intervenientes comerciais no evento, oferecendo aos visitantes variadas opções de escolha que vão desde os produtos manufaturados de artesanato, tasquinhas, alimentação, divertimentos, bebidas, produtos da lavoura, rendas e bordados, em ambiente de festa e personagens usando vestuário condizente com os costumes de há séculos passados.
A tarde deste segundo dia trouxe muito público de visita è feira em boa parte turistas estrangeiros, sobretudo ingleses, franceses e espanhóis, que circulava ou ocupava as esplanadas espalhadas por todo o circuito medieval. Alguns grupos de crianças conduzidos pelos respetivos monitores (um deles com cerca de cinquenta jovens era oriundo de Lanheses) alegravam os locais por onde passavam visivelmente animados e contentes, enquanto no Jardim se entretinham com jogos e atividade desportiva. Ainda segundo a fonte acima citada estão previstas ações destinadas a crianças na Casa dos Nichos (dia 17 às 10:00 e 14:00 horas) Oficina de Papel (dias 17, 18 e 19, das 10:00 às 24:00 horas, na Rua Mateus Barbosa) e Oficina do Livro "Saticontos" (Praça da República, das 10 às 24 horas). Em todo o espaço histórico podem ser visitados o Museu do Traje e a Exposição de discos dos Beatles, a Sé Catedral, A Igreja da Misericórdia e o edifício junto do Hospital Velho, entre outros locais salientes do valioso património vianense.
ESPAÇOS DA FEIRA MEDIEVAL
Centro
SÉ DE VIANA DO CASTELO
Crianças do ATL de Lanheses e monitores
IDEM
Rua Gago Coutinho.
Rua Grande (vista para ocidente)
Praça da Erva.
Idem
Idem, com vista para a Rua do Poço
Rua do Poço
Rua Grande, vista para nascente.
Rua Sacadura Cabral, vista para o estuário do Lima.
Capela das Malheiras, exemplar do barroco em Viana do Castelo
Antiga Câmara Municipal de Viana
Passeio das Mordomas (ex-Cândido dos Reis)
Esplanada na Praça da República.
Passeio das Mordomas (Junto ao Edifício do Hospital Velho)
Rua da Bandeira (Início)
Jardim Público
Idem, com vista para Santa Luzia
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário