terça-feira, 29 de setembro de 2015

A ANTÁRTIDA REVELADA NA PRIMEIRA PESSOA PELO CIENTISTA BIÓLOGO CAETANO XAVIER.

 Foto de Biblioteca Arga E Lima.

VIAGENS DE SONHO À
ANTÁRTIDA 

Foto de Jorge Almeida.

"A Antártida, é o mais meridional dos continentes e um dos maiores, com uma superfície de catorze milhões de quilómetros quadrados. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártida. A sua formação deu-se pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos."

         Será este o fascinante mundo dos gigantescos glaciares do polo sul, dos pinguins, albatrozes e demais espécies polares, de que nos irá falar o cientista biólogo marinho, JOSÉ CARLOS CAETANO XAVIER, o qual estará no dia 6, terça feira,  do próximo mês de Outubro, pelas 21 horas, no auditório da Escola Secundária de Lanheses, Viana do Castelo, do Agrupamento Escolar de Arga e Lima, a convite da Biblioteca Escolar.

          É uma oportunidade que não deverá tão cedo voltar a acontecer nesta freguesia, de ouvir relatar na primeira pessoa as aventuras da exploração daquele fantástico continente um laureado cientista português formado em Cambridge (UK) e que há anos se vem dedicando ao estudo daquela zona do globo terrestre, recolhendo informação significativa na campo das ciências biológicas e comportamental das espécies autóctones.

           A sessão é aberta à comunidade em geral sendo recomendável proceder à reserva antecipada de comparência dada a limitação de lugares e o interesse que esta inédita iniciativa está a suscitar.
 

2 comentários:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...