quarta-feira, 16 de abril de 2014

CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS, EM LANHESES.



                       À entrada da Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, o padre Daniel Silva Rodrigues, depois da benção das palmas, com os actual e futuro Mordomos da Cruz.


             A celebração do DOMINGO DE RAMOS em Lanheses decorreu de acordo com a dignidade e solenidade próprias do acto pascal e em conformidade com a tradição religiosa desta freguesia.


              As cerimónias foram presididas pelo pároco residente da paróquia de Lanheses e de S. Paio, de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, sendo mordomo da Cruz João Quintas, do lugar da Granja.

             Na Capela de fachada religiosa figurativa extremamente rica e de rara beleza, com origem no ano de 1522 e construída na sua arquitectura actual em 1759, dotada de uma fachada figurativa religiosa das mais criativas do nosso país de grande beleza no estilo Rocaille rococo (renascentista?) decorreu a benção das palmas, no que se seguiu a procissão até à Igreja onde seria celebrada a Missa da Paixão com o ritual próprio do DIA DE RAMOS.


            Cumprindo um costume iniciado há cerca de dez anos, a família Mordomo da Cruz em exercício, Maria das Dores e João Quintas, ofereceu a todos os presentes nos actos um pequeno ramo alusivo à Páscoa.

                   A procissão, entre a Capela e a Igreja.
          

             O mordomo da Cruz indigitado para o ano de 2015 é António Francisco Rocha de Castro, do Lugar da Taboneira, o qual participou nos actos acima descritos.

                          A. Francisco Castro e João Quintas.


          Agradeço ao estimado amigo Amaro Rocha, as excelentes fotografias que disponibilizou e me permitem ilustrar aqui no doLethes este dia de grande relevância para os cristãos e vão enriquecer o acervo religioso da nossa freguesia.



                                             FELIZ PÁSCOA

                    




1 comentário:

  1. Parece-me que hà confusão na identificação dos mordomos!...

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...