domingo, 9 de maio de 2010

AS ALMINHAS DE LANHESES (IV)

       
  Estava certo de que no lugar da Devesa existia uma alminha. Porém, quando pretendi obter uma confirmação in loco, não o consegui mesmo depois de ter sido orientado quanto ao local onde actualmente se encontra. Só depois de ter contactado  um morador do Largo da Devesa é que pude obter a comprovação e a imagem deste nicho.
           Uma das características principais destes locais de culto de fé popular é a de que, por regra, elas se encontram cerca de vias de passagem ao nível dos olhos das passantes, o que não acontece com esta. Com efeito, o pequeno nicho está localizado na fachada norte de uma moradia que foi de Joaquim da Pedra e, actualmente, pertencente a um dos seus herdeiros, o filho Paulo Lima. Em resultado das obras que foram realizadas no prédio pelo proprietário, o ícon terá sido deslocalizado do seu local original para a esquina do alçado norte da casa a uma altura mais elevada, do que resulta não ser imediatamente visto dadas as suas reduzidas dimensões e se poder confundir com um pequeno postigo.
            O painel apresenta uma imagem de Cristo na cruz e, aos Seus pés, em letras desenhadas a preto a oração: "LEMBRAI-VOS DAS ALMAS".
           

        

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...