domingo, 17 de janeiro de 2010

"UM DIA PELA VIDA" ARRANCOU EM VIANA DO CASTELO

            A CAMPANHA CONTRA O CANCRO a desenvolver no distrito de Viana do Castelo arrancou, ontem, numa sessão que decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão-IPVC, no final de um colóquio médico ali realizado, consignado ao tema "VAMOS FALAR DE CANCRO".
        Foi, perante um público maioritariamente constituído por mulheres mas em que participou um grande número de homens, num anfiteatro completamente lotado, que decorreu a exposição dos temas do colóquio a cargo dos médicos especialistas convidados.
            A drª. ANA PAULA BARROS, da Extensão de Saúde de Castelo de Neiva, abordou o tema do "CANCRO DA MAMA", dissertando sobre o rastreio, diagnóstico precoce e tratamento da doença, salientando a imperiosidade em manter o alerta constante sobre os sinais e alterações das zonas sensíveis da mama, designadamente.           
            O prof. Doutor MÁRIO DINIS RIBEIRO, assistente hospitalar do serviço de gastrenterologia do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto, E.P.E., tratou, sob o tema "DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DO CANCRO GÁSTRICO", as diversas causas da deterioração dos tecidos onde a doença se desenvolve, sublinhando a importância dos cuidados a ter com a alimentação, a qual deve privilegiar o consumo de legumes e fruta.
             Para encerrar estes temas, subiu ao estrado o Prof. Doutor RUI MEDEIROS, chefe do grupo de oncologia molecular - CI do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto, E.P.E.. apresentou o seu trabalho designado como "HPV E CANCRO DO COLO DO ÚTERO". De forma muito expressiva e bastante acessível, aquele investigador dos virús causadores desta doença, desenvolveu um magnífico esclarecimento de extrema utilidade para a prevenção e cura, nos casos em que isso for previsível, e, também ele, valorizou a exigência da prática de iniciativas, como a tomada de vacina adequada, para a detecção atempada da doença, logo a partir da adolescência das mulheres.
             Seguiu-se a apresentação, por parte da coordenadora do projecto do norte UM DIA PELA VIDA, Conceição Clavel, do lançamento da campanha em Viana do Castelo, traçando os objectivos e acções a desenvolver pela comissão constituída a nível local, cujos componentes, chamados individualmente ao palco por Maria José Alpuim, figura bem conhecida na cidade, se propõe organizar, incentivar e promover a angariação de fundos para, até ao dia 8 de Maio próximo, fechar com outras iniciativas levadas a cabo no norte do país, esta grandiosa campanha. Integram a citada comissão duas conhecidas personalidades de Lanheses: a drª MARIA DE FÁTIMA AGRA e a profª  OLÍVIA VALE MOREIRA.
             O presidente da Câmara de Viana do Castelo, engº José Maria Costa, convidado a usar da palavra, quis reiterar ali mesmo o seu apoio à iniciativa e nomeou in loco, a vereadora municipal, drª Margarida, ali presente, coordenadora da causa.
             A sessão foi iniciada e concluída com a intervenção musical a cargo da drª MARGARIDA SOFIA ROCHA, actual responsável pelo Grupo Coral da Paróquia, a qual, acompanhada à viola por um colega, interpretou com manifesto agrado do numeroso público presente, dois temas musicais de Mafalda Veiga.
             Um grupo da Escola do Teatro José Pedro, de Viana do Castelo, esteve presente com grupo que tocou dois temas com gaita de foles.

1 comentário:

  1. Exmo. Senhor:
    Venho requerer que altere o conteúdo da notícia sobre a intervenção "HPV e Cancro do Colo do Útero" do Prof. Doutor Rui Medeiros no colóquio do UM DIA PELA VIDA de Viana do Castelo.
    Explico que, o que não é somente característico da mulher são os herpes HPV-Human Papiloma Virus. Estes vírus do papiloma humano são transmitidos à mulheres pelos homens. Obviamente que o cancro do Colo do Útero só se desenvolve na mulher, por questões anatómicas.

    Cumprimentos,
    Vera Lopes
    Liga Portuguesa Contra o Cancro
    Núcleo Regional do Norte

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...