quinta-feira, 19 de março de 2020

(12)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE


(12)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE 



 Esta é a formação mais utilizada no campeonato da FNAT de 1955. Em pé, da esquerda: Lambranca, gr, Elias, Alves da Costa (Pote), Viga, Chico da Rua, Manuel do Augusto e Delmiro Costa. Em baixo, na mesma ordem: Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas.

 Em pé, da esquerda: Francisco vale, Lambranca, Remígio Costa, Artur Vale, Zé da Campela, Ramiro, João Castro (Latoeira) António Araújo (Melro), massagista. De joelhos: Chico da Rua, Janota, Domingos Casimiro, Rogério Dantas e Adriano Lagoela.
      

              1.1.- ATIVIDADE DO GDCPL NO ANO DE 1955

                 1-2-INÍCIO COM ESTREIA DE BALNEÁRIO E EQUIPAMENTO.
                        1.3.- Participação no campeonato da FNAT

                 Em 1955 a atividade do Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses teve início no dia 1 de janeiro e no campo dos Cutarelos com um jogo em que foi convidado o Grupo Desportivo de Freixo. Este encontro tinha a particularidade de celebrar a inauguração de novos balneários, bem como estrear um equipamento oficial baseado nas cores da bandeira da Casa do Povo, amarelo e preto.

                 Com efeito, as novas camisolas eram desenhadas em triângulos pretos com o vértice a convergir no centro, entremeados de outros de cor amarela, com o distintivo do Clube no peito do lado esquerdo sobre o coração. Os calções eram pretos e as meias listadas horizontalmente com as cores referidas.

                 Atente-se que as cores usadas copiam as da Bandeira oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

                 Pessoalmente, foi o equipamento que mais gostei de vestir enquanto atleta do GDCPL, satisfação partilhada por outros companheiros e pelos adeptos, sendo frequente ainda ouvir elogios no presente ao contemplar-se a fotografia daquela fase do Clube.

                Quanto aos novos balneários situados no canto nascente/sul do retângulo de jogo, eram formados por uma pequena construção com escassos metros quadrados dividida em dois espaços para ser utilizada pelas equipas da casa e visitante, dispondo de chuveiros e WC.

               A ficha do jogo regista uma vitória por 2-1 da equipa da Casa do Povo de Lanheses, com os dois golos da autoria de Rogério Agra, tendo a equipa alinhado: Augusto II (Lambranca), g.r., Elias, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Delmiro, Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas. Na segunda parte Fernandinho foi substituído por Chico da Rua.

                        1.3.- Participação no campeonato da FNAT

                                 Para participar no XIII campeonato corporativo da FNAT, inscreveram-se cinco equipas, a saber: Centro de Recreio Popular de Cerveira, Casa do Povo de Lanhelas, Centro de Recreio Popular de Ganfei (Valença), Centro de Recreio Popular de Viana do Castelo e Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses.

                                A competição teve início a 23 de janeiro realizando-se nesse dia o encontro entre o GDCP Lanheses e o CRP de Cerveira, que decorreu em Lanheses, tendo terminado com o resultado de 4-2 favorável da casa. Nesta partida de estreia alinharam: Lambranca, gr, Elias, Augusto I, Rogério Dantas, Viga, Delmiro Costa, Chico, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Agra. Os golos fora apontados por Rogério Agra (2), Janota, (1) e Delmiro Costa (1).

                               Na jornada seguinte o GDCP de Lanheses deslocou-se a Lanhelas (Caminha), tendo perdido com a equipa local por 1-0. Formaram a equipa de Lanheses, Lambranca, gr, Elias, Alves da Costa, Viga, Delmiro Costa, Chico, Rogério Agra, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas.

Domingos Gomes, avançado centro, com remate de estilo "de moinho" celebrizado por Artur Jorge, antigo jogador e selecionador nacional
 

                               Na 3.ª jornada o GDCP Lanheses defrontou em casa o CRP de Ganfei, tendo obtido a vitória pelo resultado de 2-1, com o avançado Janota a apontar ambos os golos. Jogaram pelos locais, Lambranca, gr. Elias, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Rogério Dantas, Chico, Janota, Domingos Gomes, Fernandinho e Rogério Agra, sendo Chico da Rua suplente não utilizado.


                               Na 4.ª jornada o GDCP Lanheses foi jogar no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, contra o CRP da mesma cidade, tendo sido derrotado por 1-0, com a equipa formada pelos seguintes elementos: Lambranca, gr, Elias, Augusto I, Rogério Dantas, Viga, Alves da Costa, Rogério Agra, Domingos Gomes, Delmiro Costa, Janota e Arlindo.

                               No dia 13 de março decorreu a 5.ª jornada tendo o GDCPL jogado em Vila Nova de Cerveira, o resultado foi favorável aos Cerveirenses que venceram por 1-0. Jogaram pelo Lanheses; Lambranca, gr, Elias, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Rogério Dantas, Delmiro Costa, Rogério Agra, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas.

Delmiro Costa, médio "todo o terreno" com fôlego extraordinário


                             Na 6.ª jornada o GDCP Lanheses defrontou em casa a formação de Lanhelas, obtendo um triunfo por 4-2, com golos apontados por Rogério Dantas, Janota, Domingos Gomes e Rogério Agra. Iniciaram a partida: Lambranca,gr, Elias, Augusto I, Rogério Dantas, Viga, Delmiro Costa, Chico, Janota, Domingos Gomes, Fernandinho e Rogério Agra.

                          Na 7.ª jornada o GDCPL recebeu e empatou a 1-1 o Centro de Recreio Popular de Viana do Castelo, com o golo dos locais a ser apontado por Elias. Alinharam: Lambranca, gr., Ramiro, Augusto I, Rogério Dantas, Viga, Delmiro Costa, Chico, Janota, Domingos Gomes, Elias e Rogério Agra.

                         A 8.ª e última jornada decorreu em Ganfei (Valença), tendo alinhado: Lambranca, gr, Ramiro, Augusto I, Rogério Dantas, Viga, Delmiro Costa, Chico, Janota, Elias, Domingos Gomes e Rogério Agra. O resultado foi favorável à equipa de Lanheses que venceu por 2-4, com golos de Elias, Janota, Rogério Dantas e Viga; suplente n/utilizado: Firmino.

                         O vencedor deste campeonato foi o GD de Lanhelas, tendo o GDCP de Lanheses sido desclassificado em razão de incidentes (não especificados nos apontamentos de que disponho) verificados na partida realizada em casa contra o CRP de Viana do Castelo. Tenho vaga ideia sobre este caso mas não recordo os pormenores.
                         A classificação homologada pela F.N.A.T., foi assim ordenada:

                          1.º Casa do Povo de Lanhelas
                          2.º GRP Viana do Castelo
                          3.º CRP Cerveira
                          4.º GRP de Ganfei


Remígio Costa, não fiz parte da equipa no campeonato tendo regressado a GDCP em Outubro. Este, o equipamento de que mais gostei de envergar.

(Continua)
                        1.3.- Participação no campeonato da FNAT
                         A SEGUIR (Conclusão do ano de 1955)
                         Sistema tático da equipa
                          Outros.                 
Remígio Costa                       

Sem comentários:

Enviar um comentário

"AS MAIAS ou OS MAIOS" E AS GIESTAS NO COMEÇO DE MAIO

                               É um costume popular que ainda resiste à progressiva e inexorável extinção, sobretudo nos meios rurais onde a...