quinta-feira, 5 de março de 2020

(10)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE


   Da esquerda: Rogério Agra, Remígio Costa, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas Rio.

(10)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE

         1.1.-Em 1954 o Grupo Desportivo da Casa do Povo (GDCP) de Lanheses participa no XII campeonato corporativo da FNAT, no qual eram concorrentes equipas de Lanhelas, Cerveira e Ganfei. Para além dos resultados dos jogos realizados, que a seguir se referem, não há detalhes sobre os nomes dos jogadores que fizeram parte da equipa. Curiosamente, consta um registo sobre uma suspensão de três jogos atribuída ao atleta do GDCP, António Alves da Costa, por este ter proferido insultos ao árbitro na partida realizada entre o Cerveira e o Lanheses, com a agravante de ser o capitão da equipa.

               Resultados: Lanhelas, 4 – GDCP Lanheses, 0; Cerveira, 4 – Ganfei, 0; GDCPL, 0 – Cerveira, 4; Ganfei, 4 – GDCPL, 2; Cerveira, 3- Lanhelas, 4; Ganfei. 1 – Cerveira, 1; GDCPL, 1 – Lanhelas, 3; Cerveira, 2 – GDCPL, 1; Lanhelas, 5 – Ganfei, 0.
               A classificação geral ficou ordenada como segue: 1.º Lanhelas, 2.º Cerveira, 3.º GDCP de Lanheses, e 4.º Ganfei. 

               Registe-se que o Lanhelas era a equipa dominante dos campeonatos corporativos daquele tempo, não apenas pelo valor desportivo da equipa que era efetivamente notável, mas também pela influência que detinha para além das quatro linhas na estrutura oficial promotora da prova.


 1.2.-A INTENSIFICAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DA EQUIPA DO GDCP LANHESES.

       ~
       No período vazio do campeonato corporativo em que participava a atividade do GDCP de Lanheses era praticada em jogos particulares, dentro e fora do seu espaço. Com o decorrer do tempo os jogadores ganhavam experiência e qualidade individual, os jogos em casa atraiam cada vez mais público que se estendia ao longo da limitação das quatro linhas, e que acompanhava depois em massa a equipa nos confrontos que disputava fora da localidade em cumprimento dos muitos convites que lhe eram endereçados.
        Ficaram na memória coletiva os amigáveis realizados em Lanheses em qua atuaram conjuntos do Porto e um de Lisboa, este designado como Grupo Desportivo “Os Leões de Alvalade”, o qual se realizou em 28 de fevereiro, terminando com um chorudo triunfo da equipa Lanhesense pelo resultado de 5-0!.

     O GDCPLanheses alinhou: Augusto II, Fernando Canivete, Augusto I, A.da Costa, Delmiro Costa, Viga, Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas. Como suplentes estiveram: Firmino e Elias. Marcaram os golos: Janota, Rogério Dantas, Rogério Agra, Fernandinho e Domingos Gomes.

      A 25 de abril de 1954 o GDCPL recebeu o GDJ Operário de Viana do Castelo, em disputa da “Taça Amizade”, a qual viria a conquistar ao derrotar o conjunto vianense por 5-1. A formação Lanhesense foi assim constituída: Artur Vale, Fernando Canivete, Elias, David da Elvira, A. Da Costa, Delmiro Costa, Rogério Agra, Fernandinho, D. Gomes, Janota e Rogério Dantas. Suplentes: Chico da Rua e Benjamim Vale. Fizeram o resultado os seguintes jogadores: Janota (2), Rogério Agra, Fernandinho e Delmiro Costa.

      Não constam, dos dados de que disponho, referências a todos os treinadores da equipa e dos respetivos capitães. Contudo, em 2 de maio, numa reunião ocorrida na Casa do Povo, foi acordado ser o cargo de treinador desempenhado pelo atleta Janota, tendo como adjunto Rogério Dantas Rio, continuando ambos a fazer parte da equipa como jogadores. No cargo de presidente do Clube, continuaria Francisco Dias de Carvalho.

     Mantendo a organização e a participação em torneios e jogos de caráter particular, o GDCPL defrontou e venceu pelo resultado de 3-0 o Atlético Clube de Ermesinde, sendo a formação da equipa a seguinte: Artur Vale, Fernando Canivete, Augusto, Alves da Costa, David da Elvira, Delmiro Costa, Rogério Agra, Fernandinho, Gomes, Janota e Rogério Dantas. Os golos foram apontados por Janota e Delmiro Costa.

    Em 16 de maio a equipa júnior do Sport Clube Vianense veio jogar a Lanheses sendo o resultado um empate a dois golos. (Nota: esta referência é duvidosa para mim, porquanto, se este jogo é o que eu recordo e, se a memória não me ilude, o resultado foi de 2-4 a favor do SCV (juniores), tendo o mesmo decorrido depois de o GDCP Lanheses ter jogado no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, donde saiu com uma derrota por 2-1, como se verá num dos episódios seguintes aqui relatados; joguei em ambas as partidas, em Viana em todo o tempo de jogo, tendo mesmo marcado o golo da vitória ao guarda-redes meu amigo Lambranca, sendo substituído no decorrer da segunda parte na partida ocorrida em Lanheses insatisfeito comigo próprio pelo fraco desempenho que tive, o qual, numa altercação tida depois com o implacável Janota, mo atirou à cara dizendo ter sido “o pior jogador do Vianense”. Penso que, desta vez, não exagerou...Quanto à ordem do local da realização dos jogos, e dado o tempo já decorrido, admito poder confundir a prioridade do local onde os mesmos decorreram)


                  Simulação em treino: Remígio Costa (junto ao poste) g.r. NN e R. Agra.

                                                    Entrada em campo festejada.

(Continua)
Remígio Costa 



                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário

SANTO ANTÃO/SANTO ANTÃO ABADE

                            A partir de amanhã dia 1 de maio restam dez dias para o inicio da festa em honra de Santo Antão ou Santo Antão A...