quarta-feira, 11 de março de 2020

(11)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE



Equipa formada por jogadores mais referenciados nesta crónica. Da esquerda, em pé: Lambranca, Elias, Alves Costa (Pote), Viga, Chico da Rua, Ramiro Vale, Delmiro Costa, Manuel Augusto (Augusto I). Em baixo, na ordem acima: Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas.

(11)FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE

        1.1- A INTENSA PARTICIPAÇÃO DO GDCP DE LANHESES EM JOGOS PARTICULARES.
                Reportada ao ano de 1954, a participação do GDCP de Lanheses em jogos de natureza particular era cada vez mais assídua, estimulada pelo crescente entusiasmo dos adeptos, decorrendo tanto em Lanheses como em localidades diversas em retribuição de visitas dos adversários ao Campo de Lanheses, permitindo a consolidação do futebol praticado pela equipa e bem assim o apuramento das qualidades inatas individuais dos seus componentes, donde resultava o interesse crescente de outros clubes em convidar a equipa de Lanheses para realizar torneios e encontros particulares.

                Naquele tempo, não abundavam treinadores credenciados designadamente no futebol amador. Já antes referi o nome de Salvador Domench, o “treinador filigrana”, o único que recordo com competência para o exercício do cargo, desconhecendo contudo se o espanhol possuía credencial própria o desempenhar. De resto, o responsável pelos treinos era escolhido por convite dirigido a um antigo jogador da equipa de Lanheses com experiência, esperando-se dele fosse capaz de controlar disciplinarmente os jogadores e escalá-los para a composição da equipa nos jogos a realizar. Na prática, a preparação dos jogadores consistia em executar remates à baliza por parte dos praticantes que mais cedo chegavam ao treino, que decorria no topo norte do campo, seguida de uma espécie de “peladinha” em que os jogadores atacantes enfrentavam a defesa que se desenvolvia ocupando metade do pelado.
                
               1.-2.-CAPITÃO DA EQUIPA

Um trio de grande destaque nos anos cinquenta/sessenta: à esquerda, Rogério Dantas, Rogério Agra, ao centro e Janota.

                Entretanto, em reunião de 19 de maio, realizou-se entre os jogadores do plantel uma eleição para o cargo de capitão da equipa, a qual deu como eleito Rogério Dantas Rio, com 5 votos, Rogério Agra com 3, Janota 2 e Domingos Gomes 1. 

               1.3.-JOGOS PARTICULARES E DISPUTA DE TAÇAS
                      Em 23 de maio decorreu em Lanheses a disputa de uma taça com o nome de “Alberto Nunes”, a qual terá sido oferecida à Associação Académica Portuense (AAP) por um dos seus associados. O ofertante terá ficado muito sensibilizado pela forma cavalheiresca como o GDCPL recebeu o Clube e a comitiva portuense na deslocação anterior, pelo que fez questão de que o episódio merecia ser repetido.

                     É conhecido o resultado da partida que terminou com um empate a um golo, mas não há registo da equipa a quem e como foi Taça concedida, admitindo eu, porém, que ela faz parte do espólio histórico do GDCPL.

                    A equipa do GDCPL foi assim constituída: Artur Vale, gr, Fernando Canivete, M. Augusto, A, Costa, Delmiro Costa, Viga, Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas, tendo como suplentes, Firmino, Chico da Rua e Elias. O golo foi apontado por Fernandinho.

               A 11 de julho o GDCPL deslocou-se a Darque, tendo o desafio terminado com uma derrota por 2-1; alinharam: Augusto II, Fernando Canivete, Augusto I, Alves da Costa, Delmiro Costa, Artur Vale, Chico da Rua, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas. O golo do Lanheses resultou de auto golo de um adversário. 

              Em 5 de setembro o GD Casa do Povo recebeu o Limarense (Ponte de Lima) estando em jogo a disputa da Taça Francisco Dias de Carvalho. A partida terminou com a vitória da equipa limiana pelo resultado de 1-2, tendo alinhado pela equipa local os seguintes elementos: Augusto II, Fernando Canivete, Augusto I, Alves da Costa, M. Elvira (Viga?), Artur Vale, Rogério Agra, Alfredo (Janota?) Domingos Gomes, Fernandinho e Rogério Dantas. Suplentes: Chico da Rua e Elias. O golo dos locais foi apontado por Domingos Gomes.

             A 12 de setembro o GD Casa do Povo foi aos Cais Novo (Darque-Viana do Castelo) defrontar um grupo local. Nesta partida alinharam: Lambranca, gr, Elias, Augusto, Alves da Costa, Viga, Rogério Dantas, Chico da Rua, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Benjamim. O jogo terminou com o resultado de 5-3 favorável aos visitados, tendo sido os golos dos Lanhesenses apontados por Domingos Gomes (2) e Rogério Dantas.

            No dia 17 de setembro o clube Associação Académica do Porto voltou a Lanheses para decidir o vencedor da Taça “Alberto Nunes” uma vez que o jogo disputado a 23 de maio anterior terminara com um empate a um golo, como acima está referenciado. Neste confronto, o resultado foi favorável ao GDCP de Lanheses por 3-1, confirmando-se assim a posse definitiva do troféu. Na partida alinharam pelo Lanheses: Augusto II, Fernando Canivete, Augusto I, Alves da Costa, Pesqueira, Alcindo, Rogério Agra, Janota, Domingos Gomes, Tomás e Rogério Dantas. Os golos foram apontados por Janota, Alcindo e Rogério Agra.

            Se o parágrafo anterior tiver sido lido com atenção, notar se à inclusão na equipa de novos elementos, designadamente, Pesqueira, Alcindo e Tomás. Os primeiro e o último são originários de Ponte de Lima e o Alcindo, aqui citado pela primeira vez, é Lanhesense (ligado por consanguinidade à família dos Meia Noite) e havia de fazer uma excelente carreira não apenas na equipa da terra como no Sport Clube Vianense, distinguindo-se pela habilidade natural no tratamento da bola e especialmente pela excelente perceção e leitura da jogo, não obstante a aparente fragilidade física que aparentava. Aparecerá, mais à frente, em futuras crónicas.

            Outro aspeto a referenciar respeita às alterações das entradas e saídas de jogadores na formação da equipa. Tem a ver sobretudo com a indisponibilidade pontual dos ditos titulares e com o aproveitamento dos mais novos como prémio da participação nos treinos.

Manuel dos Prazeres Lima (Viga) um defesa central com um estilo muito próprio, de antes quebrar que torcer. Papel relevante na defesa.




          No dia 26 de setembro a equipa do Cais Novo (Darque-Viana do Castelo) veio a Lanheses retribuir a visita da partida que o GDCPL tinha ido realizar ao Cais Novo. A equipa da margem esquerda da foz do rio Lima voltou a desfeitear a equipa de Lanheses, agora pelo resultado de 0-2; a constituição da equipa local foi a seguinte: Augusto II, Fenando Canivete, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Arlindo, Rogério Agra, Fernandinho, Janota, Firmino e Rogério Dantas. Na 2.ª parte jogaram ainda, Chico da Rua e Elias.

       A deslocação ao Estádio Dr. José de Matos para enfrentar os juniores do Sport Clube Vianense ocorreu no dia 10 de outubro. Como antes aqui ficou registado, o resultado terminou em 2-1 favorável aos juniores do SC Vianense, tendo sido o golo do triunfo apontado por mim quando o resultado estava empatado a uma bola. Ao Janota coube marcar o “golo de honra”. Pela equipa do GDCPL jogaram: Lambranca (Augusto II?), Fernando Canivete, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Elias, Rogério Agra, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas. Era treinador dos juniores do SC Vianense, o professor de educação física, José Aires.

        Até ao fim do ano de 1954, o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Lanheses (GDCPL) realizou mais os seguintes jogos:

        Em 24 de outubro, recebeu o GD de Prado, tendo-se verificado um empate (3-3), com golos apontados por Domingos Gomes (2) e Janota.    
  
        Visita a Prado (Braga) a 31 de outubro, tendo o Lanheses vencido por 0-2, com golos de Tomás e Janota;


        Em 28 de novembro o GDCPL foi jogar a Vila Verde (Braga) sendo o resultado favorável aos vilaverdenses que venceram por 2-1, sendo o golo de honra apontado por Domingos Gomes. Esta partida não pôde ser concluída devido às condições atmosféricas desfavoráveis. 

        A 12 de dezembro o GD de Lanheses deslocou-se à Ponte da Barca para enfrentar o Barca Atlético Clube. O resultado terminou com a vitória do conjunto lanhesense por 0-1, com um golo de Janota. Nesta partida, alinharam: Augusto II (Lambranca?), Elias, Augusto I, Alves da Costa, Viga, Ramiro, Chico, Fernandinho, Domingos Gomes, Janota e Rogério Dantas. Ramiro saiu aos 7’ de jogo, entrando Beijinha para extremo esquerdo recuando Rogério Dantas para a posição de defesa do mesmo lado.

       Registe-se que o GDCPL realizou no decorrer do ano de 1954 mais alguns jogos particulares tendo como adversários “Os Melros Negros”, Viana do Castelo, Desportivo de Bertiandos, Estrelas Meadelenses, e Estrelas de S. Crispim, do Porto, não ficando porém registos respeitantes a estes encontros.

                            A seguir: atividade do GDCPL a partir do ano de 1955


                       Dois ofícios para o arquivo do GDC Povo de Lanheses
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

SANTO ANTÃO/SANTO ANTÃO ABADE

                            A partir de amanhã dia 1 de maio restam dez dias para o inicio da festa em honra de Santo Antão ou Santo Antão A...